ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Ministério Público da União - Analista MPU - Administrativa - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2007 - Prova Objetiva


O avesso da liberdade

1.     Os mitólogos costumam chamar de imagens de
        mundo certas estruturas simbólicas pelas quais, em todas
        as épocas, as diferentes sociedades humanas fundamentaram,
        tanto coletiva quanto individualmente, a experiência
5.     do existir. Ao longo da história, essas constelações de
        idéias foram geradas quer pelas tradições étnicas, locais,
        de cada povo, quer pelos grandes sistemas religiosos. No
        Ocidente, contudo, desde os últimos três séculos uma
        outra prática de pensamento veio se acrescentar a estes
10.  modos tradicionais na função de elaborar as bases de
        nossas experiências concretas de vida: a ciência. Com
        efeito, a partir da revolução científica do Renascimento as
        ciências naturais passaram a contribuir de modo cada vez
        mais decisivo para a formulação das categorias que a
15.  cultura ocidental empregará para compreender a realidade
        e agir sobre ela.
        Mas os saberes científicos têm uma característica
        inescapável: os enunciados que produzem são necessariamente
        provisórios, estão sempre sujeitos à superação e à
20.  renovação. Outros exercícios do espírito humano, como a
        cogitação filosófica, a inspiração poética ou a exaltação
        mística poderão talvez aspirar a pronunciar verdades
        últimas; as ciências só podem pretender formular verdades
        transitórias, sempre inacabadas. Ernesto Sábato assinala
25.  com precisão que todas as vezes que se pretendeu elevar
        um enunciado científico à condição de dogma, de verdade
        final e cabal, um pouco mais à frente a própria
        continuidade da aplicação do método científico invariavelmente
        acabou por demonstrar que tal dogma não passava
30.  senão... de um equívoco. Não há exemplo melhor deste
        tipo de superstição que o estatuto da noção de raça no
        nazismo.

 

(Luiz Alberto Oliveira. “Valores deslizantes: esboço de um ensaio
sobre técnica e poder”, In O avesso da liberdade. Adauto
Novaes (Org). São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 191)

Questão:

No parágrafo 2:

Resposta correta
a)

a conjunção Mas (linha 17) foi empregada não para eliminar o que foi dito anteriormente, e, sim, para introduzir uma contrapartida do objeto, fruto de distinta perspectiva de análise.

Resposta errada
b)

constrói-se uma relativização das conquistas da ciência, sustentada na crítica de que ela se vale de procedimentos pouco objetivos na busca da verdade.

Resposta errada
c)

constata-se o caráter incontrolável das experiências científicas, implicitamente atribuído às condições de descontinuidade em que se realizam.

Resposta errada
d)

a expressão necessariamente provisórios (linhas 18 e 19) compõe uma advertência, dirigida a filósofos, poetas e místicos, que desconsideram a objetividade na produção do saber.

Resposta errada
e)

incentiva-se a luta do ser para a constante superação de suas fragilidades pessoais, advindas de sua humana condição e permanente sujeição ao erro.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.