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Comentários / TRE - Amapá - Analista Judiciário - Administrativa - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2011 - Prova Objetiva


A cultura – mundo: resposta a uma sociedade desorientada

	1  	As indústrias culturais, e mais especificamente a do
	2  	cinema, criaram uma nova figura, "mágica", absolutamente
	3  	moderna: a estrela. Depressa ela desempenhou
	4  	um papel importante no sucesso de massa que o cinema
	5  	alcançou. E isso continua. Mas o sistema, por muito
	6  	tempo restrito apenas à tela grande, estendeu-se
	7  	progressivamente, com o desenvolvimento das indústrias
	8  	culturais, a outros domínios, ligados primeiro aos setores
	9  	do espetáculo, da televisão, do show business. Mas
	10 	alguns sinais já demonstravam que o sistema estava
	11 	prestes a se espalhar e a invadir todos os domínios:
	12 	imagens como as de Gandhi ou Che Guevara, indo de
	13 	fotos a pôsteres, no mundo inteiro, anunciavam a planetarização
	14 	de um sistema que o capitalismo de hiperconsumo
	15 	hoje vê triunfar.
	16 	O que caracteriza o star-system em uma era hipermoderna
	17 	é, de fato, sua expansão para todos os domínios.
	18 	Em todo o domínio da cultura, na política, na
	19 	religião, na ciência, na arte, na imprensa, na literatura, na
	20 	filosofia, até na cozinha, tem-se uma economia do
	21 	estrelato, um mercado do nome e do renome. A própria
	22 	literatura consagra escritores no mercado internacional,
	23 	os quais negociam seus direitos por intermédio de
	24 	agentes, segundo o sistema que prevalece nas indústrias
	25 	do espetáculo. Todas as áreas da cultura valem-se de
	26 	paradas de sucesso (hit-parades), dos mais vendidos
	27 	(best-sellers), de prêmios e listas dos mais populares,
	28 	assim como de recordes de venda, de frequência e de
	29 	audiência destes últimos.
	30 	A extensão do star-system não se dá sem uma forma
	31 	de banalização ou mesmo de degradação - da figura pura
	32 	da estrela, trazendo consigo uma imagem de eternidade,
	33 	chega-se à vedete do momento, à figura fugidia da
	34 	celebridade do dia; do ícone único e insubstituível, passase
	35 	a uma comunidade internacional de pessoas conhecidas,
	36 	"celebrizadas", das quais revistas especializadas divulgam
	37 	as fotos, contam os segredos, perseguem a intimidade.
	38 	Da glória, própria dos homens ilustres da
	39 	Antiguidade e que era como o horizonte resplandecente
	40 	da grande cultura clássica, passou-se às estrelas - forma
	41 	ainda heroicizada pela sublimação de que eram portadoras
	42 	- , depois, com a rapidez de duas ou três décadas de
	43 	hipermodernidade, às pessoas célebres, às personalidades
	44 	conhecidas, às "pessoas". Deslocamento progressivo
	45 	que não é mais que o sinal de um novo triunfo da formamoda,
	46 	conseguindo tornar efêmeras e consumíveis as
	47 	próprias estrelas da notoriedade.

(Adap. de Gilles Lipovetsky e Jean Serroy. Uma cultura de celebridades: a universalização do estrelato. In A cultura - mundo: resposta a uma sociedade desorientada. Trad: Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p.81 a 83)

Questão:

No texto, os autores:

Resposta errada
a)

tecem elogios às indústrias culturais, assinalando como positivo o desempenho delas na constituição de sociedades modernas.

Resposta errada
b)

advogam o reconhecimento do papel exclusivo do cinema na criação e disseminação da figura da estrela.

Resposta errada
c)

atribuem às estrelas do cinema a massificação dessa arte, em um sistema que permanece unicamente por força da atuação das atrizes de alta categoria.

Resposta errada
d)

condenam a expansão do sistema que equivocadamente se constituiu no passado em torno da figura da estrela, porque ele tornou obrigatória a figura intermediária do agente.

Resposta correta
e)

apontam a hipermodernidade como era que adota, de modo generalizante, práticas que na modernidade mais se associavam às indústrias do espetáculo.

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