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Comentários / TRE - Amapá - Analista Judiciário - Administrativa - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2011 - Prova Objetiva


A cultura – mundo: resposta a uma sociedade desorientada

	1  	As indústrias culturais, e mais especificamente a do
	2  	cinema, criaram uma nova figura, "mágica", absolutamente
	3  	moderna: a estrela. Depressa ela desempenhou
	4  	um papel importante no sucesso de massa que o cinema
	5  	alcançou. E isso continua. Mas o sistema, por muito
	6  	tempo restrito apenas à tela grande, estendeu-se
	7  	progressivamente, com o desenvolvimento das indústrias
	8  	culturais, a outros domínios, ligados primeiro aos setores
	9  	do espetáculo, da televisão, do show business. Mas
	10 	alguns sinais já demonstravam que o sistema estava
	11 	prestes a se espalhar e a invadir todos os domínios:
	12 	imagens como as de Gandhi ou Che Guevara, indo de
	13 	fotos a pôsteres, no mundo inteiro, anunciavam a planetarização
	14 	de um sistema que o capitalismo de hiperconsumo
	15 	hoje vê triunfar.
	16 	O que caracteriza o star-system em uma era hipermoderna
	17 	é, de fato, sua expansão para todos os domínios.
	18 	Em todo o domínio da cultura, na política, na
	19 	religião, na ciência, na arte, na imprensa, na literatura, na
	20 	filosofia, até na cozinha, tem-se uma economia do
	21 	estrelato, um mercado do nome e do renome. A própria
	22 	literatura consagra escritores no mercado internacional,
	23 	os quais negociam seus direitos por intermédio de
	24 	agentes, segundo o sistema que prevalece nas indústrias
	25 	do espetáculo. Todas as áreas da cultura valem-se de
	26 	paradas de sucesso (hit-parades), dos mais vendidos
	27 	(best-sellers), de prêmios e listas dos mais populares,
	28 	assim como de recordes de venda, de frequência e de
	29 	audiência destes últimos.
	30 	A extensão do star-system não se dá sem uma forma
	31 	de banalização ou mesmo de degradação - da figura pura
	32 	da estrela, trazendo consigo uma imagem de eternidade,
	33 	chega-se à vedete do momento, à figura fugidia da
	34 	celebridade do dia; do ícone único e insubstituível, passase
	35 	a uma comunidade internacional de pessoas conhecidas,
	36 	"celebrizadas", das quais revistas especializadas divulgam
	37 	as fotos, contam os segredos, perseguem a intimidade.
	38 	Da glória, própria dos homens ilustres da
	39 	Antiguidade e que era como o horizonte resplandecente
	40 	da grande cultura clássica, passou-se às estrelas - forma
	41 	ainda heroicizada pela sublimação de que eram portadoras
	42 	- , depois, com a rapidez de duas ou três décadas de
	43 	hipermodernidade, às pessoas célebres, às personalidades
	44 	conhecidas, às "pessoas". Deslocamento progressivo
	45 	que não é mais que o sinal de um novo triunfo da formamoda,
	46 	conseguindo tornar efêmeras e consumíveis as
	47 	próprias estrelas da notoriedade.

(Adap. de Gilles Lipovetsky e Jean Serroy. Uma cultura de celebridades: a universalização do estrelato. In A cultura - mundo: resposta a uma sociedade desorientada. Trad: Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p.81 a 83)

Questão:

Mas o sistema, por muito tempo restrito apenas à tela grande, estendeu-se progressivamente, com o desenvolvimento das indústrias culturais, a outros domínios, ligados primeiro aos setores do espetáculo, da televisão, do show business.

Na frase acima, o segmento destacado equivale a:

Resposta errada
a)

por conta de ter ficado muito tempo restrito.

Resposta correta
b)

ainda que tenha ficado muito tempo restrito.

Resposta errada
c)

em vez de ter ficado muito tempo restrito.

Resposta errada
d)

ficando há muito tempo restrito.

Resposta errada
e)

conforme tendo ficado muito tempo restrito.

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