1 Criatividade e inovação já não são encaradas 2 como desafios do futuro, mas como imperativos do 3 presente. A crescente complexidade do cenário 4 mundial, os problemas socioeconômicos a serem 5 resolvidos, o impressionante desenvolvimento da 6 tecnologia, as incertezas do futuro são alguns dos 7 fatores que justificam a valorização crescente da 8 criatividade e da inovação no momento atual. Sem 9 dúvida, a meu ver, a importância da criatividade e de 10 seu desenvolvimento não repousa apenas no que ela 11 significa socialmente, mas também pelo que significa 12 para o bem-estar pessoal e para o desenvolvimento dos 13 indivíduos, dos grupos e das organizações.
Albertina M. Martinez. Criatividade e saúde nos indivíduos e nas organizações.
In: Ângela M. R. Virgolim (Org.). Talento criativo. Ed. UnB, 2007, p. 53 (com adaptações).
Julgue o(s) seguinte(s) item(ns), a respeito do uso das estruturas linguísticas na organização das ideias do texto.
I. A omissão do advérbio “já” (L.1) manteria a coerência entre os argumentos, mas não permitiria inferir que, no passado, “Criatividade e inovação” (L.1) foram consideradas “desafios do futuro” (L.2) .
II. A presença da estrutura verbal “a serem resolvidos” (L.4-5) marca uma situação futura que, se omitida, provocaria alteração nas relações de sentido, mas não tornaria a argumentação incoerente.
III. A retirada da oração “são alguns dos fatores” (L.6-7) tornaria o texto mais formal e não prejudicaria sua argumentação, desde que o verbo “justificam” (L.7) fosse flexionado no singular.
IV. O desenvolvimento das ideias permite também usar o verbo “repousa” (L.10) flexionado no plural, sem prejudicar a correção gramatical do texto.
Estão certo(s) apenas o(s) item(ns):
a)
I e II. |
b)
I e III. |
c)
I e IV. |
d)
II e III. |
e)
III e IV. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.