1 A linguagem é provavelmente a marca mais notória
da cultura. As trocas simbólicas permitem a comunicação,
geram relações sociais, mantêm ou interrompem essas
4 relações, possibilitam o pensamento abstrato e os conceitos.
Sem linguagem, não há acesso à realidade. Sem linguagem,
não há pensamento. Poder referir-se a algo que não se
7 encontra mais aí, nomear, designar é parte essencial do
pensamento humano. A simples manipulação de um
instrumento vem acompanhada de certa intenção, expressa
10 pelo uso de signos linguísticos e não-lingüísticos.
Pensamento é sempre pensamento acerca de alguma coisa e,
por isso mesmo, consiste em linguagem, que não é um mero
13 subproduto do pensamento. É na e pela linguagem que se
pode não somente expressar idéias e conceitos, mas
“significar” como um comportamento a ser compreendido,
16 isto é, como comportamento que provoca relações e reações.
Inês Lacerda Araújo. Do signo ao discurso: uma introdução
à filosofia da linguagem, p. 9 (com adaptações).
Com relação às idéias e às estruturas linguísticas do texto, julgue o(s) item(ns):
Caso se desloque a primeira oração do texto para logo depois de “realidade” (L.5) ou para logo depois de “pensamento” (L.6), iniciando-a com o conectivo Por isso e ajustando-se a pontuação e a maiusculização, a coerência da argumentação e a correção gramatical do texto ficam preservadas.
Certa. |
Errada. |
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