1 A linguagem é provavelmente a marca mais notória
da cultura. As trocas simbólicas permitem a comunicação,
geram relações sociais, mantêm ou interrompem essas
4 relações, possibilitam o pensamento abstrato e os conceitos.
Sem linguagem, não há acesso à realidade. Sem linguagem,
não há pensamento. Poder referir-se a algo que não se
7 encontra mais aí, nomear, designar é parte essencial do
pensamento humano. A simples manipulação de um
instrumento vem acompanhada de certa intenção, expressa
10 pelo uso de signos linguísticos e não-lingüísticos.
Pensamento é sempre pensamento acerca de alguma coisa e,
por isso mesmo, consiste em linguagem, que não é um mero
13 subproduto do pensamento. É na e pela linguagem que se
pode não somente expressar idéias e conceitos, mas
“significar” como um comportamento a ser compreendido,
16 isto é, como comportamento que provoca relações e reações.
Inês Lacerda Araújo. Do signo ao discurso: uma introdução
à filosofia da linguagem, p. 9 (com adaptações).
Com relação às idéias e às estruturas linguísticas do texto, julgue o(s) item(ns):
Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos marcantes da sociedade contemporânea, julgue o(s) item(ns) seguinte(s):
Ao contrário do previsto com o advento da globalização, ainda não há um idioma que sirva de referência para múltiplas atividades, desde as relativas ao mundo dos negócios até as que envolvam, por exemplo, a música, o cinema e os esportes.
Certa. |
Errada. |
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