1 Para Calvino, a rapidez a ser valorizada em nosso 2 tempo não poderia ser exclusivamente aquele tipo de 3 velocidade inspirada por Mercúrio, o deus de pés alados, leve 4 e desenvolto. Por meio de Mercúrio se estabelecem as relações 5 entre os deuses e os homens, entre leis universais e casos 6 particulares, entre a natureza e as formas de cultura. Hoje, 7 escreve Calvino, a velocidade de Mercúrio precisaria ser 8 complementada pela persistência flexível de Vulcano, um 9 "deus que não vagueia no espaço, mas que se entoca no 10 fundo das crateras, fechado em sua forja, onde fabrica 11 interminavelmente objetos de perfeito lavor em todos os 12 detalhes - joias e ornamentos para os deuses e deusas, armas, 13 escudos, redes e armadilhas". 14 Da combinação entre velocidade, persistência, 15 relevância, precisão e flexibilidade surge a noção 16 contemporânea de agilidade, transformada em principal 17 característica de nosso tempo. Uma agilidade que vem se 18 tornando lugar comum, se não na vida prática das 19 organizações, pelo menos nos discursos. Empresas, governos, 20 universidades, exércitos e indivíduos querem ser ágeis. 21 Também os serviços de inteligência querem ser ágeis, uma 22 exigência cada vez mais decisiva para justificar sua própria 23 existência no mundo de hoje.
Marco A. C. Cepik. Serviços de inteligência: agilidade e transparência como dilemas de institucionalização.
Rio de Janeiro: IUPERJ, 2001. Tese de doutorado. Internet: <www2.mp.pa.gov.br> (com adaptações).
A partir das ideias apresentadas no texto, julgue o(s) item(ns) a seguir:
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