1 Kant inicia a exposição da ética, que ele chama metafísica dos costumes, pela afirmação de que “toda legislação” compreende duas partes: em primeiro lugar, “uma 4 lei que representa como objetivamente necessária a ação que deve ser cumprida, isto é, que faz da ação um dever; e, secundariamente, um motivo que liga subjetivamente à 7 representação da lei o princípio de determinação do livre-arbítrio a essa ação” e acrescenta: “A segunda parte equivale a dizer que a lei faz do dever um motivo”. 10 Pois bem, a legislação que faz de uma ação um dever e, ao mesmo tempo, desse dever um motivo, é uma legislação ética. O sujeito cumpre a lei por dever de consciência. 13 Diversamente, aquela que não liga o motivo à lei e, por conseguinte, admite um outro motivo que não a lei do dever é jurídica. “No concernente a esta última legislação”, observa 16 Kant, “vê-se facilmente que os motivos diferentes da ideia do dever hão de ser deduzidos de princípios patológicos de determinação do livre-arbítrio, as inclinações e aversões, mais 19 destas do que daquelas, pois essa legislação deve ser coativa e não atrativa.” Assim, os deveres decorrentes da legislação jurídica são necessariamente exteriores, pois essa legislação, 22 para Kant, “não exige que a ideia do dever, que é interior, seja por si mesma um princípio de determinação do livre-arbítrio do sujeito ativo e, como ela necessita de motivos apropriados às 25 leis, ela só pode ligar a estas motivos exteriores”. Daí a razão por que, segundo o filósofo, “a doutrina do direito e a doutrina da virtude distinguem-se menos pela 28 diferença entre os deveres do que pela diferença de sua legislação, que vincula um ou outro motivo à lei”. E exemplifica: “Cumprir uma promessa contratual é um dever 31 exterior; mas o mandamento de agir unicamente porque se trata de um dever, sem levar em conta outro motivo, diz respeito apenas à legislação interior”.
Fábio Konder Comparato. Em que consiste o direito. In: Ética: direito, moral e religião no mundo moderno. São Paulo: Cia. das Letras, 2006, p. 298-9 (com adaptações).
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