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Comentários / TRE - Paraná - Analista Judiciário - Administrativa - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2012 - Prova Objetiva


Méritos de Pauline: o retrato de uma crítica

1      Há 40 anos, a mais célebre crítica de cinema dos
        Estados Unidos, Pauline Kael (1919-2001), publicava
        seu artigo mais famoso. Era um detalhado estudo sobre
        “Cidadão Kane” (1941), espertamente intitulado “Raising
5      Kane” (trocadilho com a expressão “to raise Cain”, que
        significa algo como “gerar reações inflamadas”).
        No texto – que integra a coletânea “Criando Kane
        e Outros Ensaios”, publicada no Brasil em 2000 −,
        Pauline defendia que o roteirista Herman J. Mankiewicz
10    era a força criativa por trás do filme, mais importante até
        que o diretor, Orson Welles (1915-85). Ela queria fazer
        justiça a Mankiewicz, que caíra em esquecimento,
        enquanto Welles entrara para a história com a
        reputação de gênio maldito, frequentemente reivin-
15    dicando para si as principais qualidades de “Kane” e a
        coautoria do roteiro – embora Pauline jurasse que
        Welles não escrevera nem sequer uma linha do script.
        Independentemente do quanto de justiça e veracidade
        “Raising Kane” trazia (o artigo foi bastante con-
20    testado na época), surgem agora evidências de que a
        própria Pauline atuou de modo tão pouco ético como ela
        acusava Welles de ter agido. A crítica teria baseado o
        seu artigo nos estudos realizados por outra pessoa –
25    Howard Suber, pesquisador da UCLA (Universidade da
        Califórnia, em Los Angeles), que colaborou com
        Pauline, mas que, por fim, não foi sequer mencionado
        no texto final.

Bruno Ghetti. “Méritos de Pauline: o retrato de uma crítica”. Folha

de S. Paulo, ilustríssima, cinema, domingo, 11 de dez. de 2011. p. 6)

Questão:

Considerado o segundo parágrafo, é correto afirmar:

Resposta errada
a)

(linha 9) O padrão culto escrito legitima tanto a forma defendia que, como a forma "defendia de que"”.

Resposta correta
b)

(linha 10) O emprego de até denota que, considerada uma gradação, se tem a expectativa de que a força criativa de maior grandeza seja a do diretor do filme.

Resposta errada
c)

(linha 11) Substituindo Ela queria fazer por “"Ela tensionava fazer"”, o sentido e a correção originais estariam preservados.

Resposta errada
d)

(linha 13) A expressão entrara para a história estaria corretamente substituída por "“passou a figurar no conjunto de conhecimentos relativos ao passado do cinema e sua evolução"”.

Resposta errada
e)

(linha 14) A ideia negativa presente na caracterização de gênio (gênio maldito) está também marcada na palavra reputação.

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