1 A espécie humana se diferencia anatômica e fisiologicamente por meio do dimorfismo sexual, mas é falso acreditar que as diferenças de comportamento existentes entre 4 as pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente. A antropologia tem demonstrado que muitas atividades atribuídas às mulheres em uma cultura podem ser 7 atribuídas aos homens em outra. O transporte de água para a aldeia é uma atividade feminina no Xingu. Carregar cerca de vinte litros de água sobre a cabeça implica, na verdade, um 10 esforço físico considerável, muito maior do que o necessário para o manejo de um arco, arma de uso exclusivo dos homens. O exército de Israel demonstrou que sua eficiência bélica 13 continua intacta, mesmo depois da maciça admissão de mulheres soldados. A verificação de qualquer sistema de divisão sexual do trabalho mostra que ele é determinado 16 culturalmente, e não em função de uma racionalidade biológica.
Roque de Barros Laraia. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000, p. 19 (com adaptações).
Julgue o(s) item(ns) seguinte(s), relativo(s) às estruturas linguísticas do texto acima.
Sem prejuízo para a sua correção gramatical, o primeiro período do texto poderia ser assim reescrito: A espécie humana distingue-se entre si no que concerne a anatomia e a fisiologia, por meio do dimorfismo sexual, embora seja falso crer que as diferenças de comportamento verificado entre as pessoas de sexo distinto determine-se de forma biológica.
Certa. |
Errada. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.