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Comentários / Superior Tribunal de Justiça - STJ - Analista Judiciário - Apoio Técnico-Especializado - Biblioteconomia - CESPE - UnB - 2012 - Prova Objetiva


A matéria da materialidade


                               Fundada por Ptolomeu Filadelfo, no início do século
              III a.C., a biblioteca de Alexandria representa uma epígrafe
              perfeita para a discussão sobre a materialidade da
4           comunicação. As escavações para a localização da biblioteca,
              sem dúvida um dos maiores tesouros da Antiguidade,
              atraíram inúmeras gerações de arqueólogos. Inutilmente.
7            Tratava-se então de uma biblioteca imaginária, cujos livros
              talvez nunca tivessem existido? Persistiam, contudo,
              numerosas fontes clássicas que descreviam o lugar em que se
10          encontravam centenas de milhares de rolos. E eis a solução
              do enigma. O acervo da biblioteca de Alexandria era
              composto por rolos e não por livros — pressuposição por
13          certo ingênua, ou seja, atribuição anacrônica de nossa
              materialidade para épocas diversas. Em vez de um conjunto
              de salas com estantes dispostas paralelamente e enfeixadas
16          em um edifício próprio, a biblioteca de Alexandria consistia
              em uma série infinita de estantes escavadas nas paredes da
              tumba de Ramsés. Ora, mas não era essa a melhor forma de
19          colecionar rolos, preservando-os contra as intempéries? Os
              arqueólogos que passaram anos sem encontrar a biblioteca de
              Alexandria sempre a tiveram diante dos olhos, mesmo ao
22          alcance das mãos. No entanto, jamais poderiam localizá-la,
              já que não levaram em consideração a materialidade dos
              meios de comunicação dominante na época: eles, na verdade,
25          procuravam uma biblioteca estruturada para colecionar livros
              e não rolos. Quantas bibliotecas de Alexandria permanecem
              ignoradas devido à negligência com a materialidade dos
28          meios de comunicação?
                              O conceito de materialidade da comunicação supõe
              a reconstrução da materialidade específica mediante a qual os
31          valores de uma cultura são, de um lado, produzidos e, de
              outro, transmitidos. Tal materialidade envolve tanto o meio
              de comunicação quanto as instituições responsáveis pela
34          reprodução da cultura e, em um sentido amplo, inclui as
              relações entre meio de comunicação, instituições e hábitos
              mentais de uma época determinada. Vejamos: para o
37          entendimento de uma forma particular de comunicação —
              por exemplo, o teatro na Grécia clássica ou na Inglaterra
              elizabetana; o romance nos séculos XVIII e XIX; o cinema
40          e a televisão no século XX; o computador em nossos dias —,
              o estudioso deve reconstruir tanto as condições históricas
              quanto a materialidade do meio de comunicação. Assim, no
43          teatro, a voz e o corpo do ator constituem uma materialidade
              muito diferente da que será criada pelo advento e difusão da
              imprensa, pois os tipos impressos tendem, ao contrário, a
46          excluir o corpo do circuito comunicativo. Já os meios
              audiovisuais e informáticos promovem um certo retorno do
              corpo, mas sob o signo da virtualidade. Compreender,
49          portanto, como tais materialidades influem na elaboração do
              ato comunicativo é fundamental para se entender como
              chegam a interferir na própria ordenação da sociedade.

João C. de C. Rocha. A matéria da materialidade: como localizar a biblioteca de Alexandria? In: João C. de C. Rocha (Org.). Interseções: a materialidade da comunicação. Rio de Janeiro: Imago; EDUERJ, 1998, p. 12, 14-15 (com adaptações).

Questão:

Com relação às estruturas linguísticas do texto, julgue o(s) item(ns) a seguir.

O trecho “jamais poderiam localizá-la” (L.22) poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: jamais a poderiam localizar.

Resposta correta
Certa.
Resposta errada
Errada.

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