1 As indústrias culturais, e mais especificamente a do 2 cinema, criaram uma nova figura, "mágica", absolutamente 3 moderna: a estrela. Depressa ela desempenhou 4 um papel importante no sucesso de massa que o cinema 5 alcançou. E isso continua. Mas o sistema, por muito 6 tempo restrito apenas à tela grande, estendeu-se 7 progressivamente, com o desenvolvimento das indústrias 8 culturais, a outros domínios, ligados primeiro aos setores 9 do espetáculo, da televisão, do show business. Mas 10 alguns sinais já demonstravam que o sistema estava 11 prestes a se espalhar e a invadir todos os domínios: 12 imagens como as de Gandhi ou Che Guevara, indo de 13 fotos a pôsteres, no mundo inteiro, anunciavam a planetarização 14 de um sistema que o capitalismo de hiperconsumo 15 hoje vê triunfar. 16 O que caracteriza o star-system em uma era hipermoderna 17 é, de fato, sua expansão para todos os domínios. 18 Em todo o domínio da cultura, na política, na 19 religião, na ciência, na arte, na imprensa, na literatura, na 20 filosofia, até na cozinha, tem-se uma economia do 21 estrelato, um mercado do nome e do renome. A própria 22 literatura consagra escritores no mercado internacional, 23 os quais negociam seus direitos por intermédio de 24 agentes, segundo o sistema que prevalece nas indústrias 25 do espetáculo. Todas as áreas da cultura valem-se de 26 paradas de sucesso (hit-parades), dos mais vendidos 27 (best-sellers), de prêmios e listas dos mais populares, 28 assim como de recordes de venda, de frequência e de 29 audiência destes últimos. 30 A extensão do star-system não se dá sem uma forma 31 de banalização ou mesmo de degradação - da figura pura 32 da estrela, trazendo consigo uma imagem de eternidade, 33 chega-se à vedete do momento, à figura fugidia da 34 celebridade do dia; do ícone único e insubstituível, passase 35 a uma comunidade internacional de pessoas conhecidas, 36 "celebrizadas", das quais revistas especializadas divulgam 37 as fotos, contam os segredos, perseguem a intimidade. 38 Da glória, própria dos homens ilustres da 39 Antiguidade e que era como o horizonte resplandecente 40 da grande cultura clássica, passou-se às estrelas - forma 41 ainda heroicizada pela sublimação de que eram portadoras 42 - , depois, com a rapidez de duas ou três décadas de 43 hipermodernidade, às pessoas célebres, às personalidades 44 conhecidas, às "pessoas". Deslocamento progressivo 45 que não é mais que o sinal de um novo triunfo da formamoda, 46 conseguindo tornar efêmeras e consumíveis as 47 próprias estrelas da notoriedade.
(Adap. de Gilles Lipovetsky e Jean Serroy. Uma cultura de celebridades: a universalização do estrelato. In A cultura - mundo: resposta a uma sociedade desorientada. Trad: Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p.81 a 83)
No texto, os autores:
a)
tecem elogios às indústrias culturais, assinalando como positivo o desempenho delas na constituição de sociedades modernas. |
b)
advogam o reconhecimento do papel exclusivo do cinema na criação e disseminação da figura da estrela. |
c)
atribuem às estrelas do cinema a massificação dessa arte, em um sistema que permanece unicamente por força da atuação das atrizes de alta categoria. |
d)
condenam a expansão do sistema que equivocadamente se constituiu no passado em torno da figura da estrela, porque ele tornou obrigatória a figura intermediária do agente. |
e)
apontam a hipermodernidade como era que adota, de modo generalizante, práticas que na modernidade mais se associavam às indústrias do espetáculo. |
Os autores referem-se a Gandhi ou Che Guevara com o objetivo de:
a)
insinuar que, na modernidade, a imagem independe do valor que efetivamente um homem representa. |
b)
recriminar, em aparte irrelevante para a argumentação principal, a falta de critério na exposição da figura de um líder, que acarreta o uso corriqueiro de sua imagem - numa foto ou pôster. |
c)
comprovar que o sistema associado à figura da estrela estava ligado aos setores do espetáculo, da televisão, do show business. |
d)
conferir dignidade à indústria cultural, demonstrando que essa indústria tem também a função de dar visibilidade à imagem de grandes líderes. |
e)
demonstrar, por meio de particularização, que antes da era hipermoderna já havia sinais de que o star-system invadiria todos os domínios. |
Mas o sistema, por muito tempo restrito apenas à tela grande, estendeu-se progressivamente, com o desenvolvimento das indústrias culturais, a outros domínios, ligados primeiro aos setores do espetáculo, da televisão, do show business.
Na frase acima, o segmento destacado equivale a:
a)
por conta de ter ficado muito tempo restrito. |
b)
ainda que tenha ficado muito tempo restrito. |
c)
em vez de ter ficado muito tempo restrito. |
d)
ficando há muito tempo restrito. |
e)
conforme tendo ficado muito tempo restrito. |
A extensão do star-system não se dá sem uma forma de banalização ou mesmo de degradação - da figura pura da estrela, trazendo consigo uma imagem de eternidade, chega-se à vedete do momento, à figura fugidia da celebridade do dia; do ícone único e insubstituível, passa-se a uma comunidade internacional de pessoas conhecidas, "celebrizadas", das quais revistas especializadas divulgam as fotos, contam os segredos, perseguem a intimidade.
Considerado o fragmento acima, em seu contexto, é correto afirmar:
a)
A expressão ou mesmo indica que os autores atribuem à palavra degradação um sentido de rebaixamento mais intenso do que atribuem à palavra banalização. |
b)
A substituição de não se dá sem uma forma de banalização por "procede de um tipo de atitude trivial" mantém o sentido original. |
c)
A forma trazendo expressa, na frase, sentido de condicionalidade, equivalendo a "se trouxer". |
d)
O contexto exige que se compreendam os segmentos da figura pura da estrela e do ícone único e insubstituível como expressões de sentidos opostos. |
e)
A substituição de das quais por cujas mantém a correção e o sentido originais. |
Da glória, própria dos homens ilustres da Antiguidade e que era como o horizonte resplandecente da grande cultura clássica, passou-se às estrelas - forma ainda heroicizada pela sublimação de que eram portadoras - , depois, com a rapidez de duas ou três décadas de hipermodernidade, às pessoas célebres, às personalidades conhecidas, às "pessoas". Deslocamento progressivo que não é mais que o sinal de um novo triunfo da forma- moda, conseguindo tornar efêmeras e consumíveis as próprias estrelas da notoriedade.
Levando em conta o acima transcrito, em seu contexto, assinale a afirmação correta.
a)
No segmento que se encontra entre vírgulas, imediatamente depois de Da glória, somente uma das declarações destina-se a caracterizar "glória". |
b)
É legítimo entender-se do fragmento: as estrelas ostentavam, e pelas mesmas razões, a aura de heroísmo que representava a glória dos homens ilustres da Antiguidade. |
c)
No segmento que descreve a segunda parte do processo de deslocamento, introduzida por depois, a expressão que está subentendida é Da glória. |
d)
As aspas, em "pessoas", chamam a atenção para o particular sentido em que a palavra foi usada: como sinônimo das duas expressões imediatamente anteriores. |
e)
A forma efêmeras e consumíveis obtém sua força expressiva pela repetição de uma mesma ideia, repetição que se dá sem acréscimo de traço de sentido. |
Em certas passagens do primeiro parágrafo, os autores referem-se a certas ações pretéritas que consideravam contínuas. A forma verbal que demonstra essa atitude é:
a)
(linha 2) criaram. |
b)
(linha 5) alcançou. |
c)
(linha 5) continua. |
d)
(linha 13) anunciavam. |
e)
(linha 15) vê triunfar. |
Considere as afirmações que seguem.
I. A sequência na política, na religião, na ciência, na arte, na imprensa, na literatura, na filosofia, até na cozinha constitui elenco de profissões que tiveram de se associar ao domínio da cultura para atingir a economia do estrelato.
II. Em A própria literatura consagra escritores no mercado internacional, os quais negociam seus direitos por intermédio de agentes, segundo o sistema que prevalece nas indústrias do espetáculo, a expressão em destaque foi obrigatoriamente empregada para evitar a ambiguidade que ocorreria se, em seu lugar, fosse usado o pronome "que".
III. Em A própria literatura consagra escritores no mercado internacional, os quais negociam seus direitos por intermédio de agentes, segundo o sistema que prevalece nas indústrias do espetáculo, o segmento destacado poderia ser substituído por "prevalecente", sem prejuízo do sentido e da correção originais.
O texto legitima:
a)
I, somente. |
b)
II, somente. |
c)
III, somente. |
d)
I e III, somente. |
e)
I, II e III. |
...imagens como as de Gandhi ou Che Guevara, indo de fotos a pôsteres, no mundo inteiro, anunciavam a planetarização de um sistema que o capitalismo de hiperconsumo hoje vê triunfar.
Outra redação, clara e correta, para o segmento acima é:
a)
...no mundo inteiro, Gandhi ou Che Guevara em imagens de fotos ou pôsteres, anunciavam a planetarização do sistema que hoje se vê triunfar segundo o capitalismo de hiperconsumo. |
b)
...tanto Gandhi e também Che Guevara, com imagens indo de fotos a pôsteres no mundo inteiro anunciavam aquilo que o capitalismo de hiperconsumo chama planetarização de um sistema. |
c)
...indo de fotos a pôsteres, no mundo inteiro, imagens tais como a de Gandhi ou Che Guevara anunciavam que havia se planetarizado o sistema que o capitalismo de hiperconsumo, hoje, vê triunfar. |
d)
...planetarizou-se o sistema - aquele que o capitalismo de consumo hoje vê o triunfo - o que foi anunciado com as imagens de Gandhi e Che Guevara indo pelo mundo com fotos a pôsteres. |
e)
...um sistema que o capitalismo de hiperconsumo hoje vê seu triunfo teve anunciado sua planetarização por Gandhi ou também Che Guevara, com sua ida pelo mundo, por fotos e pôsteres. |
Está correta a seguinte frase:
a)
Ainda que os méritos pela execução do projeto não coubessem àquele engenheiro, foram-lhe logo atribuídos, mas ele, com humildade, não hesitou em recusá-los. |
b)
Parecia haver muitas razões para que seus estudos de metereologia não convencesse, mas a mais excêntrica era inventar pretextos inverossímeis para seus erros. |
c)
Devem fazer mais de seis meses que ele não constroe nenhuma maquete, talvez por estresse; por isso, muitos são a favor de que lhe seja concedido as férias acumuladas. |
d)
Ele é especialista em vegetais euros-siberianos, motivo das suas análizes serem feitas em extensa faixa da Europa e dele viajar tão à vontade. |
e)
Ao que me disseram, tratam-se de questões totalmente irrelevante para o pesquisador, mas, mesmo assim, jornalistas tentam assessorá-lo na divulgação delas. |
A alternativa que apresenta frase correta é:
a)
- Senhor Ministro, peço sua licença para advertir que Vossa Excelência se equivocais no julgamento dessa lei tão polêmica. |
b)
Seus companheiros, até os recém-contratados, não lhe atribuem nenhum deslize e creem que esse é mais um injusto empecilho entre tantos com que ele já se defrontou. |
c)
Se eles não satisfazerem todas as exigências, não se têm como contratá-los sem enveredar pelo caminho da irregularidade. |
d)
O traumático episódio gerou grande ansiedade, excitação desmedida que lhe fez xingar e investir contra a pessoa mais cumpridora com seus deveres. |
e)
Caso ele venha a se opor, será uma compulsão a que ninguém deve compartilhar, sob perigo de todos os envolvidos se virem em situação de risco na empresa. |
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