Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
Os três parágrafos do texto organizam-se de modo a constituírem, na ordem dada, as seguintes operações argumentativas:
a) relativização do conceito de perfeito; valorização absoluta do conceito de perfeito; inclusão do conceito de imperfeito.
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b) valorização absoluta do conceito de perfeito; valorização absoluta do conceito de imperfeito; nova valorização do conceito de perfeito.
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c) reconhecimento do conceito de perfeito; relativização do conceito de perfeito; demonstração do valor do imperfeito.
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d) defesa dos conceitos de perfeito e imperfeito; valorização máxima do conceito de imperfeito; conclusão acerca da superioridade do imperfeito.
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e) recuperação histórica do conceito de perfeito; predomínio do imperfeito nas artes e nas ciências; reavaliação positiva do conceito de perfeito.
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No terceiro parágrafo, uma escultura abstrata e a estrutura hexagonal dos flocos de neve são exemplos de que o autor do texto se serve para demonstrar que
a) as artes e a física moderna valem-se dos mesmos modelos de perfeição e de beleza.
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b) o imperfeito pode representar-se tanto na criação estética como na ordem natural.
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c) a imperfeição final é a ordem a partir da qual tudo se organiza na arte e na natureza.
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d) sob o aspecto de uma aparente imperfeição há o primado das leis que regem o perfeito.
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e) por trás das formas belas e das estruturas físicas encontra-se a razão mesma de ser do que é perfeito.
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Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:
a) guia muitas aspirações nossas (1º parágrafo) = orienta uma série de vocações humanas
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b) andando de mãos dadas com o belo (2º parágrafo) = determinando a natureza do que seja estético
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c) rompimento com a busca da perfeição (3º parágrafo) = ruptura com a admissibilidade do imperfeito
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d) novas perspectivas de avaliação (3º parágrafo) = outras taxativas formas de julgar
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e) uma outra possibilidade de ser belo (3º parágrafo) = um novo modo possível de beleza
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várias das ideias que revolucionaram nossa produção artística e científica vieram justamente da exaltação do imperfeito...
Uma nova redação do segmento acima, que preserve sua correção e seu sentido, e que se inicie por a exaltação do imperfeito..., poderá ter como adequada complementação
a)
possibilitou que várias ideias revolucionárias impactassem nossas artes e nossas ciências. |
b)
proveniente por várias ideias acabaram por revolucionar tanto as nossas artes quanto as nossas ciências. |
c)
entendida como nova revolução, acabou por influenciarem as artes e as ciências, com outras ideias. |
d)
abriu portas revolucionárias para que lhe surgissem artes e ciências com ideias originais inclusas. |
e)
incutiu nas artes e nas ciências, graças à seus ideais revolucionários, novas e produtivas ideias. |
Há forma verbal na voz passiva e pleno atendimento às normas de concordância na frase:
a) Sempre houve aspirações cuja meta era a perfeição, mas que não se cumpria por falta de determinação de quem as alimentavam.
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b) Por vezes caminham juntas a sede de perfeição e esforço pelo belo, tal como se podem constatar nas obras de arte clássicas.
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c) As obras de arte modernas comportam, com frequência, a ação de algum elemento imperfeito, que as elevam a patamares insólitos.
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d) O exemplo dos flocos de neve é trazido ao texto para ilustrar um caso em que mesmo uma rigorosa simetria pode produzir diferenças.
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e) A exaltação das formas imperfeitas, nas artes plásticas ou na música, ocorrem sobretudo na modernidade, em que recusa a composição harmônica.
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Numa reelaboração de um segmento do texto, mantêm-se a correção da frase e uma adequada correlação entre os tempos e modos verbais em:
a) Em algumas religiões, tomávamos consciência de que o nosso objetivo era chegar ao paraíso, visto como um espaço de plenitude e perfeição.
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b) Algumas teses de que iriam revolucionar a produção artística têm a haver com a incorporação, das formas imperfeitas.
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c) Muitos casos de ruptura com a sede de perfeição verifica-se na exploração de novos modelos artísticos, aonde predominasse a imperfeição.
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d) Se numa relação afetiva entre duas pessoas poderiam ocorrer discensões, o que de fato se pretendia eram uma troca de afetos harmoniosos.
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e) Não apenas na arte, como assim também na física, o lugar do imperfeito existiria como um fator que proporcione o equilíbrio de uma determinada estrutura.
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Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
Ao se referir aos pequenos satélites desses grandes planetas, José Saramago está considerando
a) o valor maior que se atribui ao Bem e ao Mal e a consideração menor com que vemos as suas práticas miúdas.
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b) a órbita dos pequenos satélites, girando em torno da grandeza indiscutivelmente superior dos planetas Bem e Mal.
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c) uma relação já reconhecida entre a pequenez dos gestos baratos e a magnitude dos grandes sacrifícios.
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d) a ilusão de imaginarmos que podemos galgar os valores absolutos cultivando os valores apenas relativos.
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e) uma relação entre a esfera superior do Bem e as pequenas manifestações do Mal, que giram em sua órbita.
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No segundo parágrafo, a apresentação justificada de uma versão mais positiva daquela diretriz básica já referida entre aspas
a) revela-se, de fato, como um pequeno equívoco, pois ambas as formulações encarnam um idêntico conteúdo.
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b) ressalta a importância de excluir da sentença a sombra de egoísmo de quem priorizaria não ser atingido pelo mal.
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c) deixa claro que é muito mais fácil ativar um bem de fundo egoísta do que excluir o mal de nossas ações.
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d) faz ver que as diretrizes básicas de comportamento têm o exato valor das intenções profundas que as inspiram.
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e) enfatiza a necessidade de nos iludirmos para que não vejamos o exercício do Bem ou do Mal como prática egoísta.
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Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:
a)
fraquezas e virtudes minúsculas (1º parágrafo) = mazelas e sanções mínimas |
b)
grandes filosofias especulativas (1º parágrafo) = totalizações filosóficas redundantes |
c)
uma diretriz básica (2º parágrafo) = um postulado conveniente |
d)
uma versão mais positiva (2º parágrafo) = um paralelismo menos relutante |
e)
dissolve de vez a suspeita (2º paragrafo) = desfaz terminantemente a desconfiança |
Está clara, correta e coerente a redação deste livre comentário sobre o texto:
a) O festejado escritor Saramago, de cujas virtudes de pensador e ficcionista não haja quem reconheça, dedica-se nesse texto à uma reflexão de alto caráter ético.
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b) É fato, que quando se trata da ética, pensemos em altos valores, nos esquecendo que nos pequenos gestos têm as mesmas qualidades inerentes dos grandes.
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c) As formulações ressaltadas no texto, sobre um ponto de vista ético, evidencia-se como uma preocupação de afastar o sentido supostamente egoísta de uma frase.
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d) Saramago prefere a simplicidade de uma formulação sintética à ambição da filosofia que busca constituir um sofisticado sistema de diretrizes éticas.
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e) Costumam advir das preocupações éticas um cuidado extremo com os mais altos valores em vez de se preocupar com a prática que cabem aos pequenos.
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