Apesar das especificidades de cada projeto, pode-se dividir as atividades de desenvolvimento de requisitos em: elicitação, análise, especificação e validação. Qual é uma “boa prática” para cada uma destas atividades, respectivamente?
a) Priorizar requisitos; registrar regras de negócio; definir critérios de aceitação; observar usuários no trabalho.
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b) Observar usuários no trabalho; priorizar requisitos; registrar regras de negócio; definir critérios de aceitação.
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c) Definir critérios de aceitação; priorizar requisitos; registrar regras de negócio; observar usuários no trabalho.
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d) Registrar regras de negócio; priorizar requisitos; definir critérios de aceitação; observar usuários no trabalho.
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Os requisitos de software podem ser caracterizados por propriedades (ou atributos). Uma propriedade esperada para qualquer requisito é que este seja
a) verificável.
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b) curto.
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c) visual.
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d) funcional.
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Em um dado documento, lê-se: “O código a ser produzido deve fazer uso da linguagem de programação Java". Essa informação é um requisito
a) de confiabilidade.
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b) funcional.
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c) de desempenho.
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d) classificado como restrição.
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Um software é geralmente produzido a partir de um projeto, ao longo do qual
a) requisitos permanecem registrados e sem alterações.
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b) requisitos mudam e outros podem surgir.
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c) relacionamentos entre requisitos permanecem inalterados.
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d) requisitos cujo estado vai de aprovado para rejeitado são eliminados dos registros.
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Sejam as classes A e B tais que o relacionamento entre elas é dado pelo fato de A usar (referenciar) a classe B. Dessa forma, qual das refatorações a seguir implementa o princípio da inversão de dependência?
a) Cria interface para serviços oferecidos por B; a classe A passa a usar a interface criada; a classe B passa a implementar a interface criada; a classe A não usa mais a classe B.
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b) Cria interface para serviços oferecidos por A; a classe A passa a implementar a interface criada; a classe B passa a usar a interface criada; a classe A não usa mais a classe B.
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c) Cria um relacionamento de herança entre as classes A e B (A torna-se uma especialização de B); métodos da classe B empregados pela classe A são migrados para a classe A; a classe A não usa mais a classe B.
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d) Cria uma referência para a classe B na classe A; cria um método para receber uma instância de B (injeção de dependência) e guarda-a na referência criada; a classe A não usa mais a classe B.
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A construção de um software é precedida pelo seu design (projeto). O design de software inclui
a) arquitetura de software e não inclui projeto detalhado.
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b) arquitetura de software e não inclui projeto de banco de dados.
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c) gerenciamento de projeto e não inclui projeto detalhado.
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d) arquitetura de software e não inclui gerenciamento de projeto.
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Leia o texto a seguir extraído da Internet.
No contexto desta informação, o débito técnico
a) pode ser eliminado durante a construção de software sem dependência do projeto (design) do software.
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b) pode ser eliminado por alteração no projeto (design) sem repercussão na implementação.
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c) é uma questão de projeto (design) com repercussão na funcionalidade do software.
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d) tem impacto na evolução do software.
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A tecnologia da informação (TI) representa um enorme mercado, estimado por alguns em trilhões de dólares. Nesse valioso mercado, a governança de TI é
a) um estilo de gestão (liderança) de profissionais de TI.
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b) o gerenciamento de projeto de TI.
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c) a contemplação de interesses de negócio em decisões de TI.
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d) a gestão de TI por meio de líderes natos.
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A governança de TI e o gerenciamento de TI promovem a socialização de “boas práticas" por meio de normas, padrões e frameworks. Qual é a referência associada à governança de TI e ao gerenciamento de TI, respectivamente?
a) COBIT e TOGAF.
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b) ISO 38500 e ITIL.
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c) ITIL e ISO 38500.
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d) ITIL e COBIT.
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A governança de TI está associada ao uso eficiente e eficaz da TI. Em consequência, várias questões fazem parte do cotidiano de quem exerce tal governança. Dentre os itens a seguir, qual é o que provoca menor impacto se não for do conhecimento de quem exerce tal governança?
a) Riscos.
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b) Princípios de projeto (design) de software.
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c) Segurança.
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d) Gerenciamento de serviços.
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