Sobre Programação Orientada a Objetos (POO), assinale a alternativa incorreta.
a)
POO é um paradigma de programação, sugerindo um padrão de desenvolvimento que independe da linguagem utilizada. |
b)
O conceito de herança está fortemente atrelado ao reuso de código, o que pode aumentar a produtividade da aplicação. |
c)
Herança múltipla é uma característica padrão e obrigatória para todas as linguagens desenvolvidas com orientação a objetos. |
d)
O encapsulamento existe para esconder as propriedades de um objeto, definindo assim como o programador irá interagir com esses dados através dos métodos disponibilizados. |
e)
Apesar de Java ter sido projetada para orientação a objetos, os códigos nessa linguagem podem ser escritos utilizando-se programação estruturada. |
Em um programa orientado a objetos, quando dizemos que uma classe A estende a classe B, queremos dizer que:
a)
A classe A é superclasse de B |
b)
A classe A é derivada de B. |
c)
A e B são classes irmãs. |
d)
A classe B é derivada de A |
e)
A classe B é superclasse de A. |
Na linguagem UML é utilizado um diagrama que define o comportamento do sistema durante execução dinâmica, deixando claro o fluxo de controle quando certas ações são executadas. Este é o diagrama de:
a)
comunicação. |
b)
estado. |
c)
caso de uso. |
d)
atividade |
e)
objetos. |
Sobre linguagem UML, analise as seguintes afirmações.
1) O Diagrama de Casos de Uso representa atores e casos de uso para modelar os comportamentos do sistema.
2) O Diagrama de Objetos ilustra as instâncias dos itens encontrados no Diagrama de Classes.
3) O Diagrama de Estados representa o estado final do objeto durante a troca sequencial de mensagens entre objetos.
Está(ão) correta(s), apenas:
a)
1. |
b)
2. |
c)
1 e 2. |
d)
3. |
e)
2 e 3. |
Qual das alternativas a seguir não é diagrama válido em UML 2.5?
a)
Diagrama de tempo |
b)
Diagrama de componentes. |
c)
Diagrama de perfil. |
d)
Diagrama de algoritmos. |
e)
Diagrama de pacotes. |
Considere o algoritmo a seguir
Inteiro x1 =2, x2 = -1, x3 = 4
Enquanto (x1 > 0) faça
x2 = x3/3-x2*4
x1 = x3 % x1
Fim enquanto
Imprime(x2)
O que será impresso ao final do programa?
a)
0 |
b)
5 |
c)
10 |
d)
-1 |
e)
4 |
No que diz respeito a algoritmos e linguagens de programação, analise as afirmações a seguir.
1) É possível substituir comandos de condição (IF) por apenas comandos de repetição (WHILE) com as devidas no código.
2) A sequência de execução das instruções do algoritmo não tem importância, desde que todas sejam executadas em algum momento.
3) Um algoritmo não representa um programa de computador, e pode ser essencialmente executado por um ser humano se este tiver disponível tempo e memória suficientes.
Está(ão) correta(s), apenas:
a)
1. |
b)
2 |
c)
1 e 2. |
d)
1 e 3. |
e)
3. |
Considere o seguinte algoritmo
Inteiro array[10] = {0,1,2,3,4,5,6,7,8,9}
var i = 0
Enquanto i < 10 Faça
Inteiro temp = array[i]
array[i] = array[9-i] array[9-i] = temp
i = i + 1
Fim enquanto
Qual será o conteúdo do vetor 'array' após a execução do programa?
a)
9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, 0 |
b)
0, 1, 2, 3, 4, 9, 8, 7, 6, 5 |
c)
9, 8, 7, 6, 5, 0, 1, 2, 3, 4 |
d)
0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 |
e)
1, 0, 3, 2, 5, 4, 7, 6, 9, 8 |
Considere a função recursiva 'func' definida por
func(1) = 1
func(n) = (n - 1) * func(n - 1)
Quais são os valores de func(4) e func(5), respectivamente?
a)
24 e 120 |
b)
12 e 24 |
c)
6 e 24 |
d)
1 e 2 |
e)
2 e 6 |
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