Leia o texto para responder à questão.
De acordo com o texto, entende-se que as formas linguísticas empregadas na novela
a) correspondem a um linguajar que, apesar de ser antigo, continua em amplo uso na linguagem atual.
|
b) divergem dos usos linguísticos atuais, caracterizados pela adoção de formas mais coloquiais.
|
c) estão associadas ao coloquial, o que dá mais vivacidade à linguagem e desperta o interesse do público.
|
d) harmonizam-se com a linguagem dos dias atuais porque deixam de lado os usos corretos e formais.
|
e) constituem usos comuns na linguagem moderna, porém a maior parte das pessoas não os entende.
|
As informações textuais permitem afirmar corretamente que
a) a proximidade entre a literatura e as novelas exige que haja um senso estético aguçado em relação à linguagem, por isso essas artes primam pelo erudito.
|
b) a linguagem coloquial atrai sobremaneira os autores de novelas, como é o caso de Alcides Nogueira, que desconhecia o emprego de formas eruditas.
|
c) a linguagem erudita deixa de ser empregada na novela quando há necessidade de retratar os momentos mais banais vividos pelas personagens.
|
d) a opção por escrever uma novela de época implica a transposição de elementos visuais e linguísticos para o tempo presente, modernizando-os.
|
e) a harmonização entre a linguagem e a estética da novela contribui para que a caracterização de uma época seja mais bem entendida pelo público.
|
No texto, há exemplo de uso coloquial da linguagem na passagem:
a) ... então tudo foi pensado para que o público entrasse junto com a gente nesse túnel do tempo.
|
b) Com frases que parecem retiradas de um romance antigo, [...] os personagens se expressam de maneira correta e erudita.
|
c) Quem assiste a “Tempo de Amar” já reparou no português extremamente culto e correto...
|
d) ... o autor da novela [...] diz que o linguajar de seus personagens é um ponto que leva a novela a se destacar.
|
e) Ele revela que toma diversos cuidados na hora de escrever o texto, utilizando, inclusive, o dicionário.
|
Considere as passagens:
• ... os personagens se expressam de maneira correta e erudita. (1º parágrafo)
• Compartilhou-lhe o sentimento Jayme Monjardim... (4º parágrafo)
• “... para que o telespectador consiga se sentir em outra época"... (4º parágrafo)
Os pronomes, em destaque, assumem nos enunciados, correta e respectivamente, os sentidos:
a) recíproco, possessivo e reflexivo.
|
b) recíproco, reflexivo e reflexivo.
|
c) reflexivo, possessivo e reflexivo.
|
d) reflexivo, demonstrativo e enfático.
|
e) reflexivo, enfático e possessivo.
|
Sem prejuízo de sentido ao texto, as passagens “Quem assiste a 'Tempo de Amar' já reparou no português extremamente culto..." (1º parágrafo) e “Aos poucos, a escrita foi ficando mais fácil"… (3º parágrafo) estão corretamente reescritas em:
a) Quem assiste a “Tempo de Amar” já corrigiu o português excepcionalmente culto... / Seguramente, a escrita foi ficando mais fácil.
|
b) Quem assiste a “Tempo de Amar” já se deu conta do português agudamente culto... / Rapidamente, a escrita foi ficando mais fácil.
|
c) Quem assiste a “Tempo de Amar” já percebeu o português muitíssimo culto... / Paulatinamente, a escrita foi ficando mais fácil.
|
d) Quem assiste a “Tempo de Amar” já reconheceu o português ocasionalmente culto... / Curiosamente, a escrita foi ficando mais fácil.
|
e) Quem assiste a “Tempo de Amar” já se aborreceu com o português sagazmente culto... / Lentamente, a escrita foi ficando mais fácil.
|
Leia o texto para responder à questão.
No texto, o autor defende que
a) a transformação das formas de comunicação está restrita à linguagem oral, normalmente menos formal que a escrita.
|
b) a linguagem deve atender às necessidades comunicativas das pessoas, nem que para isso suas regras tenham de ser violadas.
|
c) o estilo dos escritores rompe com a tradição da linguagem, o que implica que eles, cada vez mais, estão submissos a ela.
|
d) os discursos lógicos e artísticos, para serem mais coerentes, têm evitado as violações linguísticas a que poderiam recorrer.
|
e) a forma como muitas pessoas se comunicam cotidianamente tem deturpado a essência da língua, comprometendo-lhe a clareza.
|
Assinale a alternativa em que, ao contrário da construção “aquela rapaz", segue-se a lei fundamental da concordância, de acordo com a norma-padrão.
a)
Quando o despacho chegou, a primeira coisa que o advogado fez foi conferir os documentos anexos. |
b)
Era um dia ensolarado, e não se sabe como foi atropelado aquela mulher em uma avenida tranquila. |
c)
Parece-me que este ano está chovendo muito, mas ainda assim há menas chuvas do que em anos anteriores. |
d)
As crianças brincavam no jardim, colhendo flores colorida e presenteando-se num gesto emocionante. |
e)
Quando entraram na casa abandonada, uma cobra estava escondido ali. Assustaram-se, pois era um bicho perigoso. |
Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de colocação pronominal.
a) A prosódia, já disse-o alguém, não é mais que função do estilo.
|
b) Se consubstancia o transitivo de criação com o intransitivo de identificação na frase: – Ó universo, eu sou-te.
|
c) Tendo referido-me a Deus simultaneamente como o Criador e a Alma do mundo, recorri à frase: – Ó universo, eu sou-te.
|
d) Sirvamo-nos da linguagem para quaisquer efeitos, sejam eles lógicos ou artísticos.
|
e) Para expressar minha ideia, juntariam-se o transitivo de criação com o intransitivo de identificação na frase.
|
Leia o texto para responder à questão.
No texto, o autor recorre a várias citações, com a finalidade de
a) discutir a falta de necessidade do ensino de gramática, uma vez que seu domínio não implica necessariamente saber usar a língua de forma adequada.
|
b) enfatizar as discrepâncias quanto à necessidade da gramática para a vida, concluindo que ela é inútil e só tem servido como atividade escolar.
|
c) propor a obrigatoriedade do ensino da gramática dentro e fora da escola, possibilitando que as pessoas usem melhor a língua materna.
|
d) questionar a fascinação que grandes personalidades têm em relação à gramática, a qual, na maioria das vezes, ultrapassa os limites do contexto escolar.
|
e) mostrar diferentes perspectivas em relação à gramática, concluindo que ela é relevante e que algumas de suas partes assemelham-se a fases da vida.
|
Observe as passagens do texto:
• O que a gente deve aos professores! (1º parágrafo)
• ... mas quem, professoras, nos ensina a viver? (4º parágrafo)
Observando-se o contexto em que ocorrem e a pontua- ção nelas presentes, conclui-se que as frases apontam, correta e respectivamente, para os seguintes sentidos:
a) o narrador sente que está em dívida com os professores, por tudo o que aprendeu; o narrador acredita que o papel da gramática no cotidiano é incompreendido.
|
b) o narrador demonstra reconhecimento pelo que lhe foi ensinado pelos professores; o narrador questiona qual é o papel da gramática na vida cotidiana das pessoas.
|
c) o narrador ironiza a educação e os ensinamentos de seus professores; o narrador sugere que a gramática não tem importância nenhuma na vida das pessoas.
|
d) o narrador expressa certo descontentamento com o que os professores lhe ensinaram; o narrador tem plena certeza de que a gramática transforma a vida das pessoas.
|
e) o narrador questiona os ensinamentos gramaticais que recebeu dos professores; o narrador discorda da ideia de que a gramática seja a disciplina mais importante.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.