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Informações da Prova Questões por Disciplina TST (Tribunal Superior do Trabalho) - Analista Judiciário - Contabilidade - FCC (Fundação Carlos Chagas) - 2017

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

O título da peça de Luigi Pirandello “Assim é (se lhe parece)” já traz em si mesmo uma convicção do autor: a de que

a) uma verdade só se torna absoluta quando sua aparência tem força suficiente para nos convencer dessa sua qualidade.
b) as coisas que parecem ser verdadeiras, por causa de seu aspecto, são de fato absolutamente falsas.
c) desconfiamos de que as coisas verdadeiras sejam falsas tão somente quando não apreciamos o seu aspecto.
d) a visão que temos das coisas faz-nos acreditar que a verdade delas corresponde inteiramente ao que aparentam.
e) falseamos a aparência das coisas quando queremos convencer o próximo de que elas sejam verdadeiras.

Texto II

2 -

O ator Rubens Caribé (1º parágrafo) considera que, para Luigi Pirandello,

a) a forte personalidade de cada um garante que todas as verdades que a pessoa defenda exprimem sua individualidade básica.
b) cada um de nós expressa cotidianamente uma série diversificada de verdades, implicadas numa contínua mudança de perspectivas.
c) as máscaras de que se valem alguns para falsificar suas opiniões fazem delas verdades absolutas.
d) uma verdade absoluta só pode existir quando alguém abandona a máscara e se vale de uma perspectiva mais pessoal.
e) a liberdade de que desfrutamos para elaborar nossas máscaras é a garantia de que todas são igualmente verdadeiras.
3 -

Costumamos aceitar o prestígio do teatro (2º parágrafo) porque, na atividade teatral,

a) ocultam-se de todos as nossas emoções mais graves, disfarçadas pelas máscaras que agem no palco.
b) o fingimento artístico permite-nos aceitar a exposição de todos os nossos defeitos como se fossem altas virtudes.
c) a representação artística permite-nos reconhecer a verdade de nossos sentimentos mais ocultos.
d) os desejos encobertos não são exatamente os nossos, mas sobretudo os dos atores que os representam.
e) nossas emoções secretas, por serem representadas com fingimento, não são de fato reveladas em sua essência.
4 -

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

a) a afirmação taxativa [...] é logo relativizada (2º parágrafo) // a assertiva inconteste é imediatamente impugnada
b) do que resulta a insinuação (2º parágrafo) // de onde provém a evidência
c) implica uma perspectiva (2º parágrafo) // atesta uma hipótese
d) levar em conta esse relativismo (3º parágrafo) // debitar a essa hesitação
e) flexibilidade dos diferentes pontos de vista (3º parágrafo) // maleabilidade das diversas perspectivas
5 -

Uma discussão de verdade, na qual os interessados pretendam refletir e argumentar, deve sempre levar em conta esse relativismo. (3º parágrafo)

Uma nova redação da frase acima considera a adequada articulação entre tempos e modos verbais substituindo-se os segmentos sublinhados, na ordem dada, por:

a) pretendessem refletir e argumentar − deva sempre levar
b) pretendiam refletir e argumentar − devesse sempre levar
c) refletissem e argumentassem − tinha levado sempre
d) houvessem pretendido refletir e argumentar − deveria ter levado sempre
e) reflitam e argumentem − teria levado sempre
6 -

Está plenamente clara e correta a redação deste livre comentário:

a) Embora imaginemos conhecer a sólida verdade de cada coisa, o fato é que esse nosso conhecimento se relativiza por estar preso a uma única perspectiva.
b) Não fossem por outras razões, acredita-se que as máscaras da personalidade visam a proteção das verdades que em nossa atuação cotidiana se oculta.
c) Como acredita Pirandello, não existem fatos se não opiniões, razão pela qual se destitue todo conhecimento de uma verdade absoluta ou mesmo incontestável.
d) Ao sermos adeptos do relativismo, passa-se a considerar que a verdade relativa das coisas atribue a mais alguém a possibilidade de estarem com a razão.
e) Ao passo que nos imaginamos como seres íntegros, a verdade é que nos dividimos em máscaras, a cujo poder não nos conseguimos nunca libertar.
7 -

Respeitam-se as normas de concordância nessa adequada transposição de uma forma verbal ativa para uma forma verbal passiva:

a) Da visão de um objeto participam perspectivas = As perspectivas têm participação na visão de um objeto.
b) O livro teria traduções em várias línguas = Em várias línguas haveriam traduções do livro.
c) É bom prestigiar encenações teatrais = É bom que se prestigiem encenações teatrais.
d) Sua visão não corresponde aos fatos = Os fatos não são correspondidos em sua visão.
e) Muitas verdades expressa uma máscara = Expressa-se numa máscara muitas verdades.
8 -

Os termos sublinhados são exemplos de uma mesma função sintática na oração:

a)

O título vale-se da malícia de levantar uma suspeita no leitor.

b)

fatos supostos que são apenas opiniões.

c)

As verdades são mais complexas do que sua aparência.

d)

Nosso ponto de vista condiciona nossa opinião.

e)

Cumprem as máscaras um papel que nós lhes delegamos.

9 -

Está plenamente adequada a pontuação do seguinte período.

a) Tendo em vista, uma melhor distribuição da justiça, Voltaire considera rever critérios de punição baseado na ideia de que, o sentimento da honra, quando esta é ofendida torna-se mais intenso, do que a sensação provocada pelo castigo físico.
b) Tendo em vista uma melhor distribuição da justiça, Voltaire considera rever critérios de punição, baseado na ideia de que, o sentimento da honra quando esta é ofendida, torna-se mais intenso do que a sensação, provocada pelo castigo físico.
c) Tendo em vista uma melhor distribuição da justiça, Voltaire considera: rever critérios de punição baseado na ideia de que o sentimento da honra, quando esta é ofendida torna-se mais intenso, do que a sensação provocada pelo castigo físico.
d) Tendo em vista uma melhor distribuição da justiça, Voltaire considera rever critérios de punição, baseado na ideia de que o sentimento da honra, quando esta é ofendida, torna-se mais intenso do que a sensação provocada pelo castigo físico.
e) Tendo em vista, uma melhor distribuição da justiça, Voltaire considera rever critérios de punição baseado na ideia, de que o sentimento da honra, quando esta é ofendida, torna-se mais intenso, do que a sensação provocada pelo castigo físico.

Texto III

A questão referem-se ao texto abaixo, onde o filósofo francês Voltaire (1694-1778) reflete sobre a aplicação de penas pela justiça, considerando os valores daquela época.

10 -

A proposta de Voltaire baseia-se na convicção de que

a) a severidade de uma pena cruel deve ser diretamente proporcional à crueldade de quem cometeu algum terrível delito.
b) uma punição que faz o condenado envergonhar-se costuma ser mais eficaz do que a imposta por meio de castigos físicos.
c) tanto uma pena moral como uma pena física são improdutivas quando o réu já perdeu a honra.
d) os soldados de Luís XVI, ao sofrerem cruel punição, servem de exemplo positivo para os cidadãos comuns.
e) a crueldade maior de uma pena ocorre quando quem a aplica o faz de modo a acusar em si mesmo a perda da honradez.

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