Texto 1
São Paulo, 18 novembro 1925.
Carlos,
Dá-se isto: ontem me apareceu um dos redatores da Noite do Rio aqui em casa e além de me pedir uma entrevista pra tal propôs o seguinte: a Noite organiza um Mês Modernista. Durante um mês todos os dias o jornal publicará um artiguete de meia coluna assinado por um modernista qualquer. O artiguete poderá ser crítica, fantasia, versos, o que a gente quiser. Pagam 50$ por artigo. Os escolhidos são: Manuel Bandeira e Prudente de Morais no Rio, eu e Sérgio Milliet em São Paulo, você e o Martins de Almeida em Minas. Me mande com absoluta urgência uma linha sobre isto falando que aceitam, pra eu dispor as coisas logo. Estou esperando. Ciao.
Mário
Texto 2
Belo Horizonte, 20 novembro 1925.
Mário, Salve. Recebi hoje tua expressa fazendo o amável — e gostoso — convite para escrever umas besteiras na Noite. Aceito. O Martins de Almeida, avisado, também aceitou. Diga para quando é a joça, que estamos prontos. E desde já te agradeço o reclame e os cobres, pois estou certo que foi você que se lembrou do meu nome.
Depois escreverei mais longamente.
Um abraço forte do
Carlos
Lélia Coelho Frota (Org.). Carlos & Mário. Correspondência completa entre Carlos Drummond de Andrade (inédita) e Mário de Andrade. Rio de Janeiro: Bem-Te-Vi Produções Literárias, 2002, p. 159-61 (com adaptações).
Com relação aos aspectos linguísticos e aos sentidos dos textos 1 e 2, julgue o(s) item(ns) a seguir.
Para se recuperar o conteúdo do complemento verbal exigido pela forma verbal "Aceito", no texto 2, é imprescindível a leitura do texto 1
Certa. |
Errada. |
Com relação aos aspectos linguísticos e aos sentidos dos textos 1 e 2, julgue o(s) item(ns) a seguir.
No texto 1, a sequência "a Noite organiza um Mês Modernista" não atende à expectativa de leitura criada com "propôs o seguinte:", pois não informa, com clareza, a proposta de que trata a carta.
Certa. |
Errada. |
Com relação aos aspectos linguísticos e aos sentidos dos textos 1 e 2, julgue o(s) item(ns) a seguir.
Mantendo-se a correção gramatical e o sentido original do texto 2, o trecho "Recebi hoje tua expressa fazendo o amável - e gostoso - convite para escrever umas besteiras na Noite" poderia ser reescrito da seguinte forma: Fazendo o amável (e gostoso) convite de publicar algumas bobagens na Noite, recebi hoje sua carta.
Certa. |
Errada. |
Com relação aos aspectos linguísticos e aos sentidos dos textos 1 e 2, julgue o(s) item(ns) a seguir.
No texto 2, o vocábulo "joça" poderia ser substituído por coisa, sem prejuízo para o sentido original e para a correção gramatical do texto.
Certa. |
Errada. |
Com relação aos aspectos linguísticos e aos sentidos dos textos 1 e 2, julgue o(s) item(ns) a seguir.
Os dois textos diferem quanto à colocação dos pronomes átonos: no texto 1, a colocação é livre, alternando-se usos prescritos e não prescritos pela norma culta; no texto 2, a posição dos pronomes átonos está de acordo com a norma culta.
Certa. |
Errada. |
Com relação aos aspectos linguísticos e aos sentidos dos textos 1 e 2, julgue o(s) item(ns) a seguir.
A presença, no texto 2, dos vocábulos "gostoso", "besteiras", "reclame" e "cobres" indica que Carlos recebera com desdém e ironia o conteúdo da missiva enviada por Mário.
Certa. |
Errada. |
O conceito de cultura como recurso ganhou legitimidade e deslocou ou absorveu outros conceitos a ela atribuídos. A cultura é hoje vista como algo em que se deve investir, distribuída nas mais diversas formas, utilizada como atração para o desenvolvimento econômico e turístico, como mola propulsora das indústrias culturais e fonte inesgotável para novas indústrias que dependem da propriedade intelectual. A alta cultura torna-se um recurso para o desenvolvimento urbano com os museus contemporâneos (por exemplo, o Guggenheim de Bilbao). Rituais, práticas estéticas do dia a dia, tais como canções, lendas populares, culinária, costumes e outras práticas simbólicas também são mobilizados como recursos para o turismo e para a promoção das indústrias do patrimônio. As indústrias da cultura de massa, em especial as do entretenimento e dos direitos autorais, que vêm integrando cada vez mais a música, o filme, o vídeo, a televisão, as revistas, a difusão por satélite e a cabo, constituem os maiores contribuidores mundiais do produto nacional bruto. Assim, em vez de focalizar o conteúdo da cultura, talvez seja melhor fazer uma abordagem da cultura do nosso tempo, caracterizada como uma cultura de globalização acelerada, como um recurso.
George Yúdice. A conveniência da cultura. Usos da cultura na era global. Marie-Anne Kremer (Trad.). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006, p. 11; 25 (com adaptações).
Com relação aos sentidos e aspectos linguísticos do texto acima, julgue o(s) item(ns) seguinte(s).
Apesar de apresentar padrão acadêmico e tom impessoal, o texto manifesta explícita crítica à cultura de massa, ao associá- la a mero entretenimento e à comercialização de direitos autorais.
Certa. |
Errada. |
Está gramaticalmente correta e preserva o sentido original do texto a seguinte reescritura do primeiro período do texto: É legitimo hoje vincular cultura à uma concepção de recurso, em vista do qual se desloca e se assimila outros conceitos de cultura.
Certa. |
Errada. |
Infere-se do texto que o conceito de cultura como recurso implica uma expansão do papel da cultura para a esfera econômica, fundamental para a compreensão de diversos fenômenos culturais da atualidade.
Certa. |
Errada. |
1 Para debater o presente, o passado e o futuro da
imprensa e sua relação com a cultura, realizou-se em São
Paulo, entre 17 e 20 de maio de 2011, o 3.º Congresso
4 Internacional de Jornalismo Cultural, que reuniu nomes como
o cineasta Werner Herzog, a ensaísta Camille Paglia e o
historiador Roger Chartier.
7 Ao analisar o jornal e, sobretudo, o livro na era digital,
Roger Chartier apontou a escrita colaborativa como aposta para
o futuro. “Pode parecer uma difícil realidade agora, mas, na
10 Idade Média, os monges escreviam em conjunto os livros para
a posteridade”, observou.
Cult, ano 14, jun./2011, p. 52-7 (com adaptações).
Com relação ao texto acima, julgue o(s) item(ns) a seguir.
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.