ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-SC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense) - Professor - Língua Portuguesa - IF-SC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina) - 2017

Pedagogia
1 -

Relacione as colunas de acordo com a associação entre conceitos:

Qual a sequência CORRETA?

a) IV, V, I, III, II
b) IV, V, I, II, III
c) I, V, IV, II, III
d) IV, II, I, V, III
e) I, II, IV, III, V
Língua Portuguesa
2 -

Assinale a alternativa que contém o fenômeno linguístico CORRETO da região citada:

a) Substituição dos ditongos nasais finais tônicos.
b) Alçamento das vogais médias em posição final.
c) Palatalização da fricativa alveolar em coda.
d) Presença do rótico retroflexo em coda.
e) Tepe em ataque silábico.
3 -

Com relação às teorias sobre variação linguística, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) A variação diatópica ocorre por conta das diferenças na composição de cada comunidade linguística, geralmente ocorrendo no nível semântico. Um exemplo, a palavra "mandioca", também conhecida como "macaxeira" e "aipim". ( ) A variação linguística pode ocorrer nos níveis semântico, fonético e morfológico, mas nunca no nível sintático. ( ) A variação diastrática é relacionada aos grupos sociais. Como exemplo, é possível citar o vocabulário específico de membros de uma profissão. ( ) A variação diafásica é relacionada ao contexto comunicativo. Cada instância determinará o uso de determinados recursos linguísticos. ( ) A variação sincrônica ocorre através do tempo. Os usuários de um determinado grupo linguístico vão adaptando sua língua ao passar dos anos. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

a) F, V, V, F, F
b) V, F, V, V, V
c) V, V, V, F, V
d) V, V, F, F, F
e) V, F, V, V, F
4 -

Analise as informações a seguir e assinale a alternativa que contém informação INCORRETA sobre a língua no espaço catarinense:

a) Há grande influência da língua dos colonizadores poloneses em Santa Catarina, como é possível perceber em Nova Trento.
b) O hunsrückisch (hunsriqueano) é um dialeto falado na Alemanha e também em algumas localidades do Brasil, incluindo municípios de Santa Catarina, como em Antônio Carlos.
c) O talian é uma espécie de língua de comunicação, fruto da junção dos dialetos dos colonizadores italianos. Está presente especialmente no oeste do estado, como em Nova Erechim.
d) O plattdeutsch, uma variedade do alemão, pode ser encontrado em comunidades do espaço catarinense.
e) O mbyá-guarani, o kaingang e o xocleng são exemplos de línguas indígenas encontradas em Santa Catarina.
5 -

O campo interdisciplinar da Linguística que se ocupa do estudo dos dialetos, das dinâmicas territoriais das línguas, da variação linguística no plano espacial é a _________ Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.

a) Pragmática.
b) Política de Línguas.
c) Ecolinguística.
d) Aquisição de Línguas.
e) Geolinguística.
6 -

Para simbolizar na escrita a pronúncia real de um som, usa-se um alfabeto especial, o alfabeto fonético. Os sinais fonéticos são colocados entre colchetes e os fonemas entre barras oblíquas (CUNHA; CINTRA, 2001, p.28). Com base nas possibilidades de alterações fonéticas existentes na Língua Portuguesa e o fenômeno de variação e mudança linguística, podemos afirmar que:

a) o uso do "R" retroflexo, muito comum em alguns estados brasileiros é um exemplo de rotacismo.
b) existem algumas pronúncias que são discriminadas socialmente, conhecidas como variação sociocultural, como no dialeto carioca pa[J]ta me[3]mo.
c) de acordo com o ponto ou zona de articulação, podemos afirmar que as consoantes [f] e [v] são bilabiais.
d) no português do Brasil, as consoantes te d, antes de i semivogal, sofrem a sua influência e palatalizam-se em grau maior ou menor, conforme as regiões e até as pessoas de cada região. Podem ser pronunciadas [t'], [d1, ou realizar-se como africadas palatais [t f] e [d3].
e) a palavra "dia", dependendo da região onde é pronunciada, pode ser [dia] ou [d3ia]. Essas variação é chamada de alofonia, que são alterações do fonema que provocam alterações de sentido
7 -

Leia as afirmativas que orientam o professor de Português a trabalhar com gêneros textuais em sala de aula, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's). I. O professor de Português deve seguir a indicação dos PCN's e trabalhar com gêneros discursivos variados, possibilitando que os alunos reconheçam a função social dos textos. II. Devem ser privilegiados para a prática de leitura e escuta de textos os gêneros compreendidos nestes três grupos: gêneros acadêmicos, publicitários e de divulgação científica. III. Acerca dos gêneros orais, é preciso que os alunos dominem aqueles que apeiam a aprendizagem escolar de Língua Portuguesa e de outras áreas (como exposição, relatório de experiência, entrevista, debate) e, também, os gêneros da vida pública no sentido mais amplo do termo (como debate, teatro, palestra, entrevista). IV. O professor de Português deve escolher uma das sugestões didáticas para a formação de leitores: a leitura autônoma (feita pelo aluno) ou a leitura em voz alta pelo professor. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

a) I, III, IV
b) I, II
c) I, II, III
d) I, IV
e) I, III
8 -

O Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL - foi criado em 2006 e tem o objetivo de promover políticas públicas para a formação de leitores no Brasil. A respeito desse plano, assinale a alternativa CORRETA:

a) O professor de Língua Portuguesa e Literatura deve ser o articulador das propostas de leitura nas escolas.
b) Trata-se de uma política de estado exclusiva do governo federal, implementada pelos ministérios da Educação e da Cultura.
c) Projetos de leitura, feiras de livros e seminários não são ações que podem ser propostas para alcançar os objetivos do plano.
d) Possui uma natureza abrangente e pode ser desenvolvida no âmbito dos ministérios e governos estaduais.
e) Não tem o objetivo de fomentar a exportação de livros e o número de autores brasileiros traduzidos no exterior.
9 -

Considerando os fatores coesão e coerência textual, assinale a alternativa INCORRETA:

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 11. ed. São Paulo: Ática, 2009

a) A coesão, manifestada no nível microtextual, refere-se aos modos como os componentes do universo textual, isto é, as palavras que ouvimos ou vemos, estão ligados entre si dentro de uma sequência.
b) No enunciado: "Espero que sempre se lembre disto: o dinheiro não compra tudo", observa-se um exemplo de referência catafórica.
c) A coesão textual se dá, no texto, de maneira linear, ou seja, é uma relação entre elementos do texto, entre sentenças ou enunciados e esta relação é determinante da coerência textual.
d) A referência anafórica ocorre quando uma palavra é usada para retomar outra já mencionada anteriormente no texto.
e) A coerência refere-se aos modos como os componentes do universo textual, que são os conceitos e as relações subjacentes ao texto de superfície, se unem numa configuração, de maneira a produzir sentido.
10 -

Leias as afirmativas a seguir: I. O tópico frasal assemelha-se ao lead do texto jornalístico. Pode estar expresso na forma interrogativa e, geralmente, é utilizado no começo do parágrafo, contribuindo com o desenvolvimento da ideia. II. São formas de desenvolvimento de parágrafo: exploração de aspectos espaciais, citação de exemplos, exposição de ideias análogas ou apresentação de razões, causas, consequências e efeitos. III. Paralelismo semântico e gramatical são vícios de linguagem que configuram problemas de coesão textual. IV. No que se refere à coerência textual, a intertextualidade é um fator importante. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

a) II, III
b) I, II
c) I, II, IV
d) I, III, IV
e) II, IV

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.