ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - Professor - Artes Visuais - INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - 2017

Artes Visuais (ENADE)
1 -

Tendo como referência as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A partir da segunda metade do século XX, a arte aprofundou aspectos de contestação política e cultural, marcados pela conexão com questões sociais, pela abordagem interdisciplinar e pelo uso de novos materiais e suportes expressivos.

PORQUE

II. O mundo testemunhou, a partir da segunda metade do século XX, o aparecimento de movimentos sociais que buscavam dar voz a minorias identitárias, e que influenciaram a sociedade em todos os aspectos, inclusive em relação à concepção de sujeito e de novas subjetividades.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdade ira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
2 -


Considerando o diálogo direto das obras de artistas contemporâneos de diversas áreas com uma agenda Queer, ligada às demandas socioculturais e políticas da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros), assinale a opção correta.

a) Na figura 1, a relação entre palavra e imagem estabelece um questionamento da dimensão do corpo biológico como produto do meio.
b) Na figura 2, o artista organiza visualmente corpos que transitam na hibridez dos múltiplos gêneros.
c) A figura 2 dialoga com a agenda Queer e a figura 1 se opõe à fluidez da noção de gênero.
d) A figura 2 evidencia os estereótipos de gênero à medida que avança nos planos da obra.
e) As figuras 1 e 2 limitam a discussão dos estereótipos de gênero.
3 -

Considerando as Informações apresentadas, é correto afirmar que a transdisciplinaridade no ensino das Artes Visuais

a) amplia o repertório de conhecimentos e promove a dispersão em conteúdos de diferentes linguagens.
b) possibilita a construção do conhecimento a partir do isolamento das linguagens e respectivas áreas de atuação.
c) integra esta área a outros conteúdos, práticas e linguagens, relacionando-os ao mundo a sua volta e ampliando o campo de atuação de professores e estudantes.
d) desenvolve a metadiscursividade, visando a legitimação dos campos de ensino nessa área de conhecimento.
e) exige dos professores polivalência em campos de atuação distintos, assim como conhecimento e domínio sobre as mais diversas linguagens a fim de transmiti-las.
4 -

A obra Marulho, de Cildo Meirelles, foi produzida a partir de imagens de revistas, sons e percepções que remetem ao mar.

A partir da imagem e da informação apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A obra de Cildo Meirelles consiste em modalidade artística contemporânea que gera muita discussão entre estudantes e professores acerca de sua artisticidade, seja em espaços de educação formal seja nos de educação não formal.

PORQUE

II. A obra Marulho consiste em uma instalação que contempla a utilização de procedimentos e materiais, no chamado campo ampliado da escultura, extraídos do cotidiano e ressignificados na obra, rompendo com os padrões tradicionais de compreensão do fenômeno artístico.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é um a proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
5 -

Em Fairy Tales (Contos de fadas), uma das performances mais conhecidas de Francis Alys, retratada na imagem a seguir, o artista caminhou pelas ruas de Estocolmo vestindo um casaco de lã que ia se desmanchando ao longo de sua caminhada, uma vez que uma linha do casaco estava presa no início de sua trajetória.

A partir da imagem e das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir, a respeito da performance de Francis Alys.

I. A linha deixada por Alys durante sua caminhada delineia o espaço, mapeando seu itinerário.

II. A trilha deixada sobre a superfície do caminho indica que o artista se refere a mitos e histórias como Ariadne e João e Maria.

III. O performer sabe que o rastro que deixa, o traço sutil e evanescente de um desenho que perpassa a cidade, é fadado ao desaparecimento, ou seja, a ser absorvido pela cidade, sendo, portanto, a ela que a performance se destina.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
6 -

Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta.

a) A fotografia, por se tratar de um retrato da realidade, restringe a capacidade do fotógrafo de nela inserir traços de sua personalidade.
b) O fotógrafo vê o mundo a seu modo, portanto, sua fotografia é uma interpretação impregnada de traços de autoria.
c) A obra tem vida própria e é autônoma, pois a imagem capturada pelo fotógrafo foge ao controle do desejado e ao domínio da técnica.
d) A fotografia engana, pois é um jogo de ilusões, um tipo de falso testemunho, que faz o espectador acreditar em inverdades e fantasias.
e) A capacidade da fotografia em transformar as coisas em algo belo resulta dos meios técnicos nela empregados e de sua faculdade para alimentar falsas experiências estéticas.
7 -

A partir desse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As atividades desenvolvidas em sala de aula devem proporcionar aos educandos a oportunidade de reconhecerem o repertório visual acumulado durante sua experiência de vida, e desenvolverem o potencial de observação e atenção sobre o que está sendo visto.

PORQUE

II. O processo de ensino em Arte deve ser guiado pelo professor por um caminho pré-determinado que promova no estudante um olhar criativo e capaz de ler as imagens.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
8 -

A zona portuária do Rio de Janeiro está de cara nova. Um mural de 3 mil metros quadrados- que poderá entrar para o livro dos recordes como o maior do mundo-, criado pelo artista brasileiro Eduardo Kobra, em 2016, chama a atenção de quem passa por lá, hipnotizado pelas cores e impressões tridimensionais. Na obra, denominada Etnias e retratada na imagem a seguir; cinco rostos representam etnias de cada continente.

A partir dessas informações, avalie as afirmações a seguir.

I. Murais são produções artísticas que compõem paisagens urbanas de grandes cidades, agregam valor ao patrimônio cultural local e ampliam o acesso à arte, divulgando expressões ou movimentos de criação coletiva.

II. Técnicas variadas de pintura são utilizadas durante a realização de um mural para que o público entenda a dimensão do conceito de diversidade dos grandes centros urbanos.

III. Murais são instrumentos educativos de grande relevância na divulgação de obras de artistas politicamente engajados.

IV. O grafite é uma técnica coletiva de construção de mural que, focada na produção de discursos afirmativos étnicos, visa democratizar o acesso à cultura local.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, III e IV.
e) II,III e IV.
9 -

Considerando as informações apresentadas e a imagem que retrata a performance Lavagem da Capela do Mam, de Marcondes Dourado, avalie as afirmações a seguir.

I. A obra de Marcondes Dourado está em sintonia com os princípios da arte contemporânea e com o reconhecimento da presença dos afrodescendentes na composição da cultura brasileira.

II. Em sua obra, Marcondes Dourado apresenta apropriações simbólicas da religiosidade afro-brasileira, transformadas em um universo plástico-simbólico.

III. A relevância artística da obra de Marcondes Dourado deve-se às políticas públicas afirmativas para afrodescendentes, crescentes nos últimos anos no Brasil.

É correto o que se afirma em

a) II, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.
10 -


Considerando os elementos presentes nas obras de Song Dong que as caracterizam como arte contemporânea, avalie as afirmações a seguir.

I. O artista explora questões da vida cotidiana, por exemplo, o crescimento das grandes cidades e o consumismo das populações.

II. As obras são construídas com elementos prontos e pertencentes ao dia a dia das pessoas, como diversos tipos de alimentos.

III. É com a ação do público que as obras se realizam e possibilitam reflexões acerca de questões contemporâneas.

IV. As obras representam, de forma verossímil, a cidade e todo o seu contexto com grande riqueza de detalhes.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e II.
b) I e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.