ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-SC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense) - Veterinário - IF-SC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina) - 2017

Pedagogia
1 -

Relacione as colunas de acordo com a associação entre conceitos:

Qual a sequência CORRETA?

a) IV, V, I, III, II
b) IV, V, I, II, III
c) I, V, IV, II, III
d) IV, II, I, V, III
e) I, II, IV, III, V
Sem disciplina
2 -

Com relação às patologias que acometem os rebanhos bovinos, avalie as alternativas abaixo e marque com .V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) A "febre do leite" em rebanhos bovinos leiteiros, também conhecida como "paresia puerperal", "febre vitular'' ou "hipercalcemia puerperal", ocorre após o parto, e se caracteriza como uma disfunção metabólica causada por excesso de cálcio no sangue. ( ) A "febre aftosa", causada por vírus, é uma doença altamente contagiosa. O animal afetado apresenta febre alta, que diminui após 2 a 4 dias. Em seguida aparecem bolhas que se rompem e causam ferimentos. A transmissão pode ocorrer por meio de água e alimentos que estejam contaminados com saliva de animais doentes. ( ) O "botulismo" é uma intoxicação que acomete bovinos, resultante da ingestão e absorção pela mucosa digestiva de toxinas pré-formadas do Clostridium botulinum. ( ) A "brucelose bovina" é uma enfermidade infectocontagiosa, caracterizada por aborto no terço final da gestação e infertilidade, causada pelo vírus Brucel/a abortus. ( ) A "brucelose", a "tuberculose" e a "leptosporiose" são enfermidades classificadas como zoonoses, já que podem ser transmitidas ao homem. Assinale a alternativa que contem a sequência CORRETA, de cima para baixo:

a) F, V, F, V, F
b) V, V, V, F, V
c) V, F, V, F, F
d) F, V, F, F, V
e) F, V, V, F, V
3 -

Alguns aminoácidos não podem ser sintetizados pelo organismo, ou o são em quantidades insuficientes, sendo considerados essenciais, portanto, devem ser fornecidos na dieta dos animais. Marque a alternativa que apresenta apenas aminoácidos essenciais:

a) Usina, triptofano, treonina, leucina e valina.
b) Usina, alanina, tirosina, treonina e valina.
c) Metionina, cisteína, triptofano, valina e leucina.
d) Metionina, alanina, treonina, triptofano e isoleucina.
e) Metionina, alanina, cisteína, triptofano e valina.
4 -

Entre os princípios para ocorrência de uma doença infecciosa, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Quando as defesas do hospedeiro são significativamente inibidas, o crescimento microbiano pode prosseguir, desde que haja nutrientes adequados e pH, temperatura e potencial de oxidorredução apropriados.
b) A transmissão efetiva de um agente microbiano ocorre por meio de ingestão, inalação ou pela contaminação de membrana mucosa, tegumento ou ferida.
c) A penetração de uma superfície de epitélio ou de membrana mucosa do hospedeiro é uma necessidade variável entre os patógenos.
d) Exceto para alguns poucos patógenos transmitidos por alimento e que produzem toxinas nos alimentos, antes da ingestão, o crescimento no tecido do hospedeiro é um pré-requisito para todos os microrganismos patogênicos.
e) A adesão às superfícies do hospedeiro requer a interação entre as adesinas do agente, as quais geralmente são lipídios, e os receptores do hospedeiro, os quais mais frequentemente são proteínas ou resíduos de carboidratos.
5 -

Com relação a ruminação ocorrida no processo digestivo dos bovinos, associe a segunda coluna com a primeira: I. Regurgitação II. Remastigação III. Redeglutição ( ) Por meio de contrações regulares do retículo, o líquido é devolvido ao rúmen, diluindo o seu conteúdo. Posteriormente, as contrações do rúmen devolvem o líquido ao retículo. ( ) O excesso de líquido é espremido e deglutido, enquanto a parte sólida, composta quase que exclusivamente de forragens, praticamente sem alimentos concentrados, sofre mastigação e mistura com a saliva imediatamente. ( ) Tem início de meia a uma hora e meia, após a alimentação. E durante este processo que a maior parte do alimento é quebrada em partículas menores, e há grande produção de saliva para facilitar a deglutição e melhora o tamponamento do rúmen. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

a) I, II, III
b) III, II, I
c) II, III, I
d) III, I, II
e) II, I, III
6 -

O manejo da produção de suínos compreende todo o processo reprodutivo e produtivo do sistema, devendo ser conduzido com toda a atenção, pois dele depende o alcance de melhores índices produtivos e o retorno econômico da atividade. Em relação à produção comercial de suínos, analise as alternativas a seguir e assinale a alternativa INCORRETA.

a) A indução de partos é feita com a aplicação de prostaglandinas, associadas ou não com a aplicação de ocitócitos. A ocitocina por si só não é indutora de partos, porém pode aumentar a sincronização de partos em protocolos de indução que utilizem prostaglandinas.
b) A anemia ferropriva dos leitões lactentes pode ser prevenida através da aplicação intramuscular ou subcutânea de um composto orgânico de ferro, geralmente o ferro dextrano, na primeira semana de vida dos leitões.
c) As glândulas mamárias das porcas estão dispostas em três grupos: peitorais, abdominais e inguinais. As glândulas inguinais apresentam certas vantagens em relação às demais, como leite mais abundante, adocicado e gorduroso, e é por esta razão que os leitões dão preferência a estas glândulas.
d) As condições do ambiente interferem diretamente na produtividade dos suínos, devendo-se utilizar recursos naturais e artificiais para promover o conforto térmico e a manifestação da máxima produtividade durante todo o ano.
e) O vazio sanitário é o período que a instalação permanece desocupada (sem animais), após ser lavada e desinfetada, até a entrada de outro lote. Esse período reduz a transmissão de agentes patogênicos de um lote para o outro, melhorando a saúde geral e o desempenho dos sufnos.
7 -

________ ideal é definida como o balanço exato de _______ que é capaz de promover sem excesso ou falta, as exigências de todos os necessários para a manutenção animal e a máxima deposição protéica. Assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem CORRETAMENTE as lacunas na sentença acima:

a) Proteína, aminoácidos, aminoácidos.
b) Dieta, aminoácidos, nutrientes.
c) Ração, nutrientes, aminoácidos.
d) Ração, nutrientes, protefna.
e) Proteína, aminoácidos, nutrientes.
8 -

Leia as afirmativas sobre a utilização de ureia na dieta de ruminantes. I. A quantidade e o tipo de proteína da ração influenciam a conversão de nitrogênio não proteico em proteína microbiana. Em dietas suplementadas com ureia, e desejável a inclusão de fontes proteicas com baixa solubilidade e baixa degradação ruminal, com a finalidade de evitar o excesso de amônia. II. O uso da ureia para ruminantes dispensa a adição de enxofre desde que as dietas contenham altas proporções de grãos. Sabe-se que o enxofre no rúmen tem como função a síntese de aminoácidos sulfurados metionina, cisteína e cistina), precursores da proteína bacteriana, e de algumas vitaminas. III. A intoxicação pela ureia ocorre se um nível muito alto for utilizado na dieta ou se grande quantidades forem consumidas em um período curto de tempo. Geralmente as alterações clínicas dessa intoxicação aparecem no dia seguinte após a ingestão excessiva da ureia. As alterações mais frequentes são a salivação abundante, os tremores e os espasmos musculares. IV. As principais formas de utilização da ureia na dieta de ruminantes compreendem a sua inclusão à mistura de mineral, à mistura múltipla e aos concentrados. Além de sua associação ao capim em regime de corte e aos volumosos de baixa qualidade como resíduos de agroindústria. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

a) III, IV
b) I, III, IV
c) II, IV
d) I, II, IV
e) I, IV
9 -

Em relação aos medicamentos antimicrobianos, assinale a alternativa INCORRETA:

a) As diferenças estruturais e bioquímicas significativas entre as células eucarióticas e procarióticas possibilitam maior oportunidade para toxicidade seletiva de medicamentos antibacterianos, comparativamente aos medicamentos antifúngicos porque os fungos, à semelhança das células de mamíferos, são estruturas eucarióticas.
b) Atividade antibacteriana: alguns antibióticos apresentam espectro estreito por inibirem apenas bactérias gram-positivas (bacitracina e vancomicina) ou principalmente gram-negativas (polimixina), enquanto medicamentos de amplo espectro como as tetraciclinas inibem tanto bactérias gram-positivas quanto gram- egativas.
c) Bacteriostático ou bactericida: essa diferenciação depende da concentração do medicamento e do microrganismo envolvido. A penicilina, por exemplo, é bactericida em altas concentrações e bacteriostática em concentrações menores. Em alguns casos, a diferenciação entre bactericida e bacteriostático é fundamental, como no tratamento de meningite ou de sepse em paciente com neutropenia.
d) Espectro de ação contra a classe de microrganismos: as penicilinas apresentam estreito espectro porque inibem apenas as bactérias; o espectro de ação das sulfonamidas, do trimetoprima e das lincosamidas é mais amplo porque inibem ambos, fungos, bactérias e protozoários. Os polienos inibem somente fungos.
e) Os mecanismos de ação de fármacos antibacterianos se enquadram em quatro categorias: (1) inibição da síntese da parede celular; (2) prejuízo à função da membrana celular; (3) inibição da síntese ou da função do ácido nucleico; e (4) inibição da síntese de proteínas.
10 -

Leia as afirmativas sobre a utilização de ureia na dieta de ruminantes. I. A quantidade e o tipo de proteína da ração influenciam a conversão de nitrogênio não proteico em proteína microbiana. Em dietas suplementadas com ureia, e desejável a inclusão de fontes proteicas com baixa solubilidade e baixa degradação ruminal, com a finalidade de evitar o excesso de amônia. II. O uso da ureia para ruminantes dispensa a adição de enxofre desde que as dietas contenham altas proporções de grãos. Sabe-se que o enxofre no rúmen tem como função a síntese de aminoácidos sulfurados (metionina, cisteína e cistina), precursores da proteína bacteriana, e de algumas vitaminas. III. A intoxicação pela ureia ocorre se um nível muito alto for utilizado na dieta ou se grande quantidades forem consumidas em um período curto de tempo. Geralmente as alterações clínicas dessa intoxicação aparecem no dia seguinte após a ingestão excessiva da ureia. As alterações mais frequentes são a salivação abundante, os tremores e os espasmos musculares. IV. As principais formas de utilização da ureia na dieta de ruminantes compreendem a sua inclusão à mistura de mineral, à mistura múltipla e aos concentrados. Além de sua associação ao capim em regime de corte e aos volumosos de baixa qualidade como resíduos de agroindústria. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

a) III, IV
b) I, III, IV
c) II, IV
d) I, II, IV
e) I, IV

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.