Leia o TEXTO 04 para responder à questão 10.
TEXTO 04
POR QUE AS PALAVRAS MUDAM DE SENTIDO NO CORRER DO TEMPO?
No seu percurso histórico, as palavras adquirem novos sentidos e estabelecem novas
relações semânticas umas com as outras, e essas alterações decorrem de múltiplos fatores.
Vejam-se, nesse breve texto, a ampliação ou mudança de sentido da palavra ?fortuna", que
evoluiu de sentido no curso do tempo.
A palavra ?fortuna", vem do Latim fortuna, de ?fors", ?possibilidade, força". Na origem,
designava a ?sorte (boa ou má)". O dicionário de Língua Portuguesa Aurélio registra diversas
acepções de ?fortuna", como casualidade, destino, ventura. No entanto, ainda em latim, ela
perdeu a conotação negativa e se especializou apenas como ?boa sorte", por exemplo, nas
cartas de Cícero. Com o tempo, acabou ganhando mais um significado, que, hoje em dia, é o
mais conhecido: ?riqueza".
(Fonte:
03/02/16. Adaptado.)
Na frase “No entanto, ainda em latim, ela perdeu a conotação negativa..." (2° parágrafo). Os
termos destacados, no contexto supracitado, têm o sentido de
a)
causa. |
b)
consequência. |
c)
adversidade. |
d)
explicação. |
e)
concessão |
Observe as proposições no que tange à interface entre a bioética e a saúde do trabalhador.
I.O meio acadêmico-científico ainda tem produzido poucos estudos que discutem questões
que atravessam a relação entre saúde e trabalho, do ponto de vista da bioética.
II.Falar de ética ou bioética do trabalho, ou ainda de ética ou bioética empresarial é o
suficiente, não havendo a necessidade de se pensar em uma bioética para a saúde do
trabalhador.
III.O principal avanço acerca do pensar sobre a relação trabalho-saúde foi a consideração do
protagonismo dos trabalhadores quanto à saúde deles próprios.
IV.As questões concernentes à relação trabalho-saúde requerem um olhar que contemple
apenas os efeitos dos problemas e a qualidade do que é ético e moral nas relações que
fazem emergir os problemas.
V.O papel protagonista dos trabalhadores é pressuposto para a efetivação de reflexões e
intervenções que favoreçam os processos de saúde-doença no mundo do trabalho.
Estão CORRETAS apenas as proposições que constam nos itens
a) I, II e III.
|
b) I, III e V.
|
c) II, IV e V.
|
d) II, III e IV.
|
e) III, IV e V.
|
De acordo com o Decreto nº 7.602 de novembro de 2011, sobre a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho – PNSST, analise as alternativas abaixo e marque a CORRETA.
a) Compete ao Ministério da Saúde: realizar ações de reabilitação profissional e avaliar a incapacidade laborativa para fins de concessão de benefícios previdenciários.
|
b) Cabe ao Ministério da Saúde: planejar, coordenar e orientar a execução do Programa de Alimentação do Trabalhador.
|
c) Os princípios que regem a PNSST são os mesmos do SUS. Dentre estes, podemos destacar os principios da equidade, regionalização e hierarqização e descentralização e comando único.
|
d) A PNSST tem como objetivo principal a prevenção de acidentes e de danos à saúde advindos do trabalho, a ele relacionados ou que ocorram em seu curso; por meio da eliminação ou redução dos riscos nos ambientes de trabalho.
|
e) Entre as diretrizes da PNSST está a harmonização da legislação e a articulação das ações de promoção, proteção, prevenção, assistência, reabilitação e reparação da saúde do trabalhador.
|
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) deve ser implantado nas empresas, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, levando em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Sobre o PPRA, marque a alternativa CORRETA.
a) O estabelecimento de normas ou procedimentos para promover o fornecimento, o uso, a guarda, a higienização, a conservação, a manutenção e a reposição do equipamento de roteção individual, visando garantir as condições de proteção originalmente estabelecidas, é de obrigação do empregador.
|
b) Quando comprovada, pelo empregador ou instituição, a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção individual ou quando estas não forem suficientes, deverão, então, ser adotadas medidas de caráter administrativo, ou de organização do trabalho ou coletivas.
|
c) As funções ou atividades dos trabalhadores, com a respectiva identificação dos equipamentos de proteção individual utilizados para os riscos ambientais, deverão ser caracterizadas, e os trabalhadores deverão ser treinados quanto ao uso correto e as limitações de proteção que o equipamento de proteção individual oferece.
|
d) A implantação de medidas de caráter individual deverá ser acompanhada de treinamento dos trabalhadores quanto aos procedimentos que assegurem a sua eficiência, e de informações sobre eventuais limitações de proteção que ofereçam. Além disso, deve ser encorajada em relação à de caráter coletivo.
|
e) A seleção das medidas de proteção coletiva deve estar adequada, tecnicamente, aos riscos que os trabalhadores ficam expostos direta e indiretamente, considerando-se o conforto oferecido segundo avaliação dos trabalhadores usuários nos locais de trabalho.
|
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Analise as proposições abaixo e marque a alternativa CORRETA.
a) O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de dois anos, sendo permitida uma reeleição.
|
b) O empregador designará, entre seus representantes, o presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolherão, entre os titulares, o vice-presidente.
|
c) Os membros da CIPA, eleitos e designados em dezembro de cada ano, serão empossados no primeiro dia útil do mês de Janeiro.
|
d) A CIPA só poderá ter seu número de representantes reduzido se também houver redução do número de funcionários.
|
e) Entre as atribuições da CIPA, podemos citar a promoção semestral da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), em conjunto com o SESMT, onde houver.
|
Entende-se por _____________, para os fins desta Norma (NR____), a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada à natureza e ao tempo de exposição ao agente, que não causará danos à saúde do trabalhador durante a sua vida laboral. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.
a) Teto limite de tolerância / 16.
|
b) Teto máximo de tolerância / 16.
|
c) Percentual máximo de tolerância / 15.
|
d) Limite de tolerância / 15.
|
e) Teto máximo de tolerância / 15.
|
A ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho às características dos indivíduos, de modo a lhes proporcionar um máximo de conforto, segurança e melhor desempenho de suas atividades no trabalho. Sobre o tema abordado, marque a alternativa CORRETA.
a) Na biomecânica dinâmica são consideradas as dimensões dos diversos segmentos corporais quando se encontram em movimento, enquanto na biomecânica estática observa-se a postura neutra do indivíduo.
|
b) Na biomecânica ocupacional há um profundo estudo das dimensões do corpo humano a fim de se projetar postos de trabalho que atendam pelo menos 90% da população geral.
|
c) Para ser possível ter uma postura correta no posto de trabalho, sentada ou em pé, é necessário prever uma zona ótima de trabalho destinada à execução das tarefas mais delicadas ou de maior precisão.
|
d) A antropometria estuda as interações entre o trabalho e o homem, utilizando leis da física e conceitos de engenharia para descrever movimentos realizados por vários segmentos do corpo e as forças que agem sobre ele.
|
e) O trabalho realizado em pé proporciona maior eficiência e redução do trabalho estático, dando maior mobilidade corporal aos braços e pernas, sendo ideal para tarefas de precisão.
|
A exposição ocupacional a ruídos advindos do processo de trabalho pode levar o trabalhador a desenvolver alterações auditivas e/ou não auditivas. Estas, por sua vez, podem manifestar desde simples alterações a danos graves, na maioria das vezes, irreversíveis. Diante do exposto, analise as proposições abaixo. I.As alterações auditivas, podem ser classificadas em agudas, como, por exemplo, o Trauma Acústico, ou crônicas, que são os casos de Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR). Já entre as manifestações não auditivas, temos, por exemplo, mal estar, ansiedade, estresse, dor de cabeça, problemas gástricos, transtornos emocionais e distúrbios musculares, como as disfunções temporomandibulares. II.As principais características do ruído são: intensidade, frequência, tempo de exposição e natureza do ruído. No que diz respeito à frequência, qualquer área do espectro sonoro é capaz de desencadear problemas cocleares, tendo como mais traumatizantes os ruídos compostos pelas frequências altas. III.A PAIR é caracterizada como perda auditiva sempre sensorioneural, irreversível e unilateral. Uma vez cessada a exposição ao ruído intenso, haverá uma lenta progressão dos sintomas da PAIR e o paciente terá uma melhora em sua qualidade de vida. IV.O diagnóstico da PAIR deve ser realizado através da obtenção da anamnese ocupacional detalhada, antecedentes pessoais, exame otorrinolaringológico com ênfase na otoscopia, e exame audiométrico. O trabalhador avaliado deverá, antes do exame, ter, pelo menos, 24 horas de repouso acústico, a fim de ser evitada a detecção de uma perda auditiva temporária. V.Alguns autores relatam que a perda auditiva ocupacional poderia ser reduzida, e talvez eliminada, por meio da implantação de um programa de prevenção de perdas auditivas ocupacionais (PPPA), também conhecidos como Programas de Conservação Auditiva (PCA). Estão CORRETAS as proposições constantes nos itens
a) I e III.
|
b) I, II, IV e V.
|
c) I, III, IV.
|
d) I, II, III, IV e V.
|
e) I, II e V.
|
A fase toxicodinâmica é caracterizada pela presença do agente tóxico ou do seu produto de biotransformação que, ao interagir com moléculas orgânicas, produz alterações bioquímicas, morfológicas e funcionais, que caracterizam o processo de intoxicação. Com relação à ação tóxica dos agentes químicos, marque a alternativa CORRETA.
a) A exposição ocupacional a alguns metais como a benzidina, cromo e níquel pode vir a desencadear doenças carcinogênicas.
|
b) Partículas originadas de várias atividades ocupacionais, como sílica, asbesto e óxidos de ferro, podem causar doenças renais crônicas e degenerativas.
|
c) Agentes alergizantes como o monóxido de carbono podem comprometer o transporte eficiente e a utilização de oxigênio pelos tecidos.
|
d) Agentes neurotóxicos como o benzeno, o mercúrio e o clorofórmio atuam de forma secundária no organismo, dificultando o diagnóstico.
|
e) Os anestésicos e narcóticos, como o éter etílico e o isopropílico, atuam em nível sanguíneo com ação fortemente hepatotóxica.
|
Recentemente, o agronegócio no Brasil teve uma expansão significativa, com isso, também houve um aumento na utilização de agrotóxicos e seus derivados, trazendo mais prejuízos à saúde dos trabalhadores rurais, principalmente para aqueles que não utilizam os equipamentos de proteção individual apropriados ou fazem mau uso destes. Analise as afirmativas abaixo e marque a CORRETA.
a) Conforme estabelecido na legislação e pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), NBR 7503, NBR 7504 e NBR 8285, o transporte de todo defensivo agrícola de natureza química deve ser acompanhado por um Engenheiro Agrônomo, pois, em caso de acidente, este saberá todos os procedimentos seguros a serem seguidos.
|
b) Segundo a legislação vigente, agrotóxicos são produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, utilizados, apenas, para proteção das lavouras e de florestas nativas ou plantadas; e de ambientes urbanos, hídricos e industriais.
|
c) Quando utilizado, um agrotóxico, independente do modo de aplicação, possui grande potencial de atingir o solo e as águas, principalmente devido aos ventos e à água das chuvas, que promovem a deriva, a lavagem das folhas tratadas, a lixiviação e a erosão. Além disso, qualquer que seja o caminho do agrotóxico no meio ambiente, invariavelmente, o homem é seu potencial receptor.
|
d) As pessoas envolvidas no carregamento, arrumação e descarga de defensivos agrícolas não precisam utilizar equipamento de proteção individual, exceto quando a embalagem destes, por algum motivo, estiver danificada e haja algum risco iminente de intoxicação aguda para esses trabalhadores.
|
e) Embalagens metálicas, plásticas rígidas e de vidro que contiveram defensivos agrícolas, devem ser enxaguadas três vezes (tríplice lavagem), devendo a calda resultante ser acrescentada à preparação para ser pulverizada. Só após esta tríplice lavagem, essas embalagens estarão liberadas para a reutilização, porém, esse método não se aplica aosprodutos embalados em recipientes não rígidos.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.