Se nunca foi fácil traçar a linha divisória entre arte erudita e arte popular, agora é mais difícil levar a cabo essa tarefa ociosa. Indiferente à palha seca da controvérsia, a arte segue o seu caminho. A vertente é uma só e é nela que se dá o encontro das águas. Pouco importam as fontes de onde procedem. Purificadoras e purificadas, seu caráter lustral as universaliza. Caetano Veloso, por exemplo. Quem ousaria classificá-lo?
Em princípio, a arte deveria permanecer ao relento. Maldito, o poeta não era aceito. Na escala de valores, popular, mais que um adjetivo, era um estigma. Daí o escândalo do sarau de d. Nair de Tefé. Primeira-dama, ela própria artista, afrontou a conspícua Velha República.
Em pleno palácio do Catete, ouviu-se por sua iniciativa o "Corta-jaca", de Chiquinha Gonzaga. Delirante sucesso na rua, a música era aplaudida em cena aberta e assobiada em botequins. Viajou a Portugal e lá arrebatou a plateia. Mas no Catete só podia ser insânia.
A maturidade de Caetano Veloso coincide com o amadurecimento cultural que lhe proporciona o reconhecimento nacional. Caducas as classificações, sua arte aniquila toda e qualquer discriminação. Exaltada aqui dentro, repercute lá fora. A música lhe dá dimensão internacional. O que ele é, porém, é universal. A poesia de fato nunca esteve divorciada da expressão popular. Manuel Bandeira tirava o chapéu, respeitoso, para Sinhô, Pixinguinha, Noel.
Dos poetas, foi dos mais musicais, Manuel. E musicado. Arranhava o seu violão. Saiu extasiado da casa em que ouviu João Gilberto e sua recente batida bossa-novista. Fui testemunha ocular e auditiva. Tudo isso vem a propósito da fusão que Caetano Veloso hoje encarna. Metabolizada, a grande arte canta nesse legítimo poeta do Brasil.
(Adaptado de Otto Lara Resende. "Poeta do encontro". Bom dia para nascer. São Paulo, Cia. das Letras, 2011, p. 281-282)
Atente para as afirmações abaixo.
I. O autor constata que a distinção entre arte erudita e arte popular é infrutífera, pois certas obras possuem elementos tanto de uma vertente como da outra.
II. Caetano Veloso, apesar de escrever canções populares de alta qualidade estética, não pode, segundo o autor, ser classificado como poeta lírico, pois o lirismo é próprio da arte erudita.
III. O escândalo do sarau realizado no Palácio do Catete, em que se ouviu Chiquinha Gonzaga, foi causado por preconceito em relação à arte dita "popular".
Está correto o que se afirma APENAS em
a)
I. |
b)
I e II. |
c)
II e III. |
d)
I e III. |
e)
III. |
De acordo com o contexto, a fusão que Caetano Veloso encarna ocorre entre
a)
a arte erudita e a expressão popular. |
b)
Sinhô, Pixinguinha e Noel. |
c)
a bossa nova e o samba. |
d)
a arte comercial e a arte folclórica. |
e)
o samba e a poesia de Manuel Bandeira. |
A substituição do termo grifado por um pronome, com as necessárias alterações, foi efetuada de modo correto em:
a)
traçar a linha divisória = traçar-lhe |
b)
arrebatou a plateia = lhe arrebatou |
c)
levar a cabo essa tarefa ociosa = levá-la a cabo |
d)
segue o seu caminho = segue-no |
e)
Arranhava o seu violão = lhe arranhava |
Pouco importam as fontes de onde procedem.
Mantendo-se a correção e a lógica, sem que nenhuma outra alteração seja feita, o verbo grifado na frase acima pode ser substituído APENAS por:
a)
produzem. |
b)
derivam. |
c)
efetuam. |
d)
imergem. |
e)
originam. |
Caducas as classificações, sua arte aniquila toda e qualquer discriminação.
Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será:
a)
aniquilou-se. |
b)
são aniquiladas. |
c)
aniquilam-se. |
d)
foi aniquilada. |
e)
é aniquilada. |
Tudo isso vem a propósito da fusão que Caetano Veloso hoje encarna.
O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está empregado em:
a)
Exaltada aqui dentro, repercute lá fora. |
b)
A vertente é uma só... |
c)
Pouco importam as fontes de onde procedem. |
d)
... seu caráter lustral as universaliza. |
e)
Viajou a Portugal... |
Manuel Bandeira tirava o chapéu, respeitoso, para Sinhô, Pixinguinha, Noel.
O verbo conjugado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima está em:
a)
... mais que um adjetivo, era um estigma. |
b)
Dos poetas, foi dos mais musicais. |
c)
Em princípio, a arte deveria permanecer ao relento. |
d)
... que lhe proporciona o reconhecimento nacional. |
e)
Quem ousaria classificá-lo? |
Na escala de valores, popular, mais que um adjetivo, era um estigma. Daí o escândalo do sarau de d. Nair de Tefé. Primeira-dama, ela própria artista, afrontou a conspícua Velha República.
Mantendo-se, em linhas gerais, o sentido original, uma redação alternativa para as frases acima, em que se respeitam as regras de pontuação, é:
a)
Popular, era na escala de valores mais que um adjetivo, um estigma. Daí o escândalo do sarau da primeira-dama, d. Nair de Tefé, ela própria artista, que, afrontou a conspícua Velha República. |
b)
Popular era, na escala de valores, mais que um adjetivo, um estigma. Daí o escândalo do sarau da primeira-dama, d. Nair de Tefé, ela própria artista, que afrontou a conspícua Velha República. |
c)
Popular, era na escala de valores mais que um adjetivo: um estigma. Daí o escândalo do sarau da primeira-dama, d. Nair de Tefé ela própria artista, que afrontou a conspícua, Velha República. |
d)
Popular era, na escala de valores, mais que um adjetivo, um estigma, daí o escândalo do sarau da primeira-dama d. Nair de Tefé ela própria, artista que afrontou a conspícua Velha República. |
e)
Popular era, na escala de valores, mais que um adjetivo um estigma; daí o escândalo do sarau, da primeira-dama d. Nair de Tefé, ela própria, artista que afrontou, a conspícua Velha República. |
A frase em que as regras de concordância estão plenamente respeitadas é:
a)
Contam-se que o poeta Manuel Bandeira ficou extasiado e impressionado ao ouvirem as novas batidas do violão de João Gilberto. |
b)
As canções de Caetano Veloso, cuja letra costumam despertar discussões acaloradas, são considerados por muitos grandes poemas da literatura nacional. |
c)
Já se passou vários anos do surgimento da bossa nova, mas Chega de saudade, de João Gilberto, continua a encantar os ouvidos ao redor do mundo. |
d)
Além de uma canção de João Gilberto, Chega de saudade é o título do livro de Ruy Castro em que o autor relembra os protagonistas da bossa nova. |
e)
Imagina-se que, embora pouco estudados, deve existir motivos sociais para a indiferença com que as camadas superiores durante muito tempo via o samba. |
O segmento cujo sentido está corretamente expresso em outras palavras é:
a)
afrontou a conspícua = desacatou a sereníssima |
b)
seu caráter lustral = sua má índole |
c)
aniquila toda e qualquer discriminação = assoma todas as classificações negativas |
d)
mais que um adjetivo, era um estigma = além de qualidade, era um rótulo |
e)
arrebatou a plateia = entusiasmou os espectadores |
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