1 É inegável, hoje, a importância das novas tecnologias de comunicação e de multimídia no acesso ao conhecimento produzido em diferentes campos do saber, em distintas regiões 4 geográficas. Esse acesso é importante para que se conheçam as decisões, as versões e as opiniões em diferenciados campos do saber e de sua produção. A quantidade de conhecimento 7 produzido, seja na medicina, seja na física nuclear, seja na história, e sua disponibilização permitem que, com critérios de seletividade e com a utilização das redes telemáticas, as 10 pessoas tenham potencialmente acesso a essa produção. Isso é importante? Parece que sim, porque as descobertas científicas, as interpretações históricas, os eventos 13 que isso suscita e as opiniões sobre eles, em um mundo também potencialmente globalizado em seus aspectos econômicos, políticos, culturais e midiáticos, interessam às 16 pessoas, que deles receberão efeitos. Ao mesmo tempo, as decisões políticas, próximas ou distantes, públicas ou secretas, terão efeito na vida do mais remoto e pacato cidadão de 19 distantes regiões, de diferentes mundos culturais e sociais. É importante que, dentro desse contexto, sejam aprofundados estudos sobre os limites para o exercício ético 22 da atividade profissional no jornalismo, diagnosticando-se os principais problemas existentes hoje e situando-se, simultaneamente, suas possibilidades de solução. É preciso 25 estabelecer a potencialidade e os limites do exercício profissional, mas, ao mesmo tempo, mostrar as mudanças que a multimídia e as novas tecnologias, em geral, apontam para a 28 área, para a nova mediação social da realidade que os profissionais serão desafiados a fazer e para os limites que se avizinham e aumentam.
Francisco José C. Karam. Formação e ética jornalística. Internet:
Considerando as ideias do texto, julgue o(s) item(ns) que se segue(m).
Verifica-se, com base na leitura do texto, que a ética profissional na atividade jornalística é um tema tratado com superficialidade no meio acadêmico.
Certa. |
Errada. |
Considerando as ideias do texto, julgue o(s) item(ns) que se segue(m).
No texto, sugere-se que cabe ao jornalista o papel de promover o acesso ao conhecimento nas diferentes áreas do saber, o que deve ser feito de forma fidedigna.
Certa. |
Errada. |
Considerando as ideias do texto, julgue o(s) item(ns) que se segue(m).
Conforme o que se afirma no texto, as novas tecnologias de comunicação e de multimídia promovem a disseminação do conhecimento científico produzido mundialmente.
Certa. |
Errada. |
Considerando as ideias do texto, julgue o(s) item(ns) que se segue(m).
Infere-se do texto que o acesso à informação interfere na vida da população de grandes cidades do mundo inteiro.
Certa. |
Errada. |
A respeito dos aspectos morfossintáticos e semânticos do texto, julgue o(s) próximo(s) item(ns).
No período "Parece que sim, porque (...) receberão efeitos." (l.11-16), a substituição do ponto final por ponto de interrogação manteria a coerência do texto, mas, nesse caso, de acordo com a prescrição gramatical, o vocábulo "porque" deveria ser grafado como por que.
Certa. |
Errada. |
A respeito dos aspectos morfossintáticos e semânticos do texto, julgue o(s) próximo(s) item(ns).
O trecho "para a área, para a nova mediação social da realidade" (L. 27-28) poderia ser substituído, sem prejuízo de ordem sintática ou semântica ao texto, por: à área, à nova mediação social da realidade.
Certa. |
Errada. |
A respeito dos aspectos morfossintáticos e semânticos do texto, julgue o(s) próximo(s) item(ns).
O trecho "A quantidade de conhecimento produzido (...) e sua disponibilização permitem que (...) as pessoas tenham potencialmente acesso a essa produção" (L. 6-10) poderia ser reescrito sem prejuízo sintático ou semântico da seguinte forma: A quantidade de conhecimento produzido (...) e disponibilizado permitem que (...) as pessoas tenham acesso a essa produção em potencial.
Certa. |
Errada. |
1 São tantos os espaços para a dita participação popular nos meios de comunicação que o ouvinte, telespectador ou leitor nem sabe mais como dar conta de tanta interatividade. 4 Esse montante de ferramentas e recursos buscados pelos programadores está enterrando o que poderia ser um instrumento de inclusão na comunicação social. 7 Esse processo em nada se diferencia de outro já muito conhecido pelos estudiosos da comunicação: a proliferação demasiada de determinados espaços acaba por apagá-los por si 10 mesmos. Pode-se considerar tal fenômeno, claramente, em relação aos outdoors. Já não há espaços de visibilidade claros dentro da maioria dos ambientes urbanos, mas, sim, uma 13 diversidade de cores, formas e mensagens que passam despercebidas e simplesmente acabam por gerar a tão conhecida poluição visual. 16 Vivencia-se um momento de poluição interativa, pode-se dizer. Em busca de entrar em um novo modelo de comunicação, propagado, grosso modo, como o formato que 19 mais traz audiência atualmente, os comunicadores, em geral, e principalmente as empresas de comunicação como um todo, promovem o uso da mídia como canal interativo. 22 Pergunta-se, no entanto: que interatividade é essa? Quem está realmente interessado em saber qual a banda mais votada da semana? Ou os sufrágios midiáticos, 25 intrinsecamente, representam alguma modificação na comercialização dos produtos culturais, servindo como pesquisa implícita sobre gostos momentâneos do público? 28 É preciso deixar claro que não é essa a interatividade pretendida por quem a entende como fomentadora de cidadania, no sentido de permitir a construção de uma mídia 31 pluralista. A intensidade de reação do público em relação ao que é ofertado diretamente pelas empresas de mídia não contribui em nada para a criação de espaços plurais — ao fazer 34 uma ligação ou enviar um email para qualquer tipo de escolha, o sujeito tem postos diante de si apenas caminhos já prontos, sem possibilidades de mudar o que lhe foi ofertado, sem 37 chances de criar novos rumos, democratizadores, para a comunicação de massa.
Valério Cruz Brittos e Ana Maria Rosa. A superinteratividade contemporânea. Internet:
Julgue o(s) item(ns) a seguir, referente(s) ao(s) sentido(s) do texto.
A interatividade é, de acordo com o que se depreende da leitura do texto, algo capaz de ensejar o exercício da cidadania.
Certa. |
Errada. |
Julgue o(s) item(ns) a seguir, referente(s) ao(s) sentido(s) do texto.
Infere-se da leitura do texto que os outdoors são ótimos recursos midiáticos, pois despertam a atenção dos consumidores.
Certa. |
Errada. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.