Jogar games de computador pode fazer bem à
saúde dos idosos. Foi o que concluiu uma pesquisa
do laboratório Gains Through Gaming (Ganhos através
de jogos, numa tradução livre), na Universidade
5 da Carolina do Norte, nos EUA.
Os cientistas do laboratório reuniram um grupo
de 39 pessoas entre 60 e 77 anos e testaram funções
cognitivas de todos os integrantes, como percepção
espacial, memória e capacidade de concentração.
10 Uma parte dos idosos, então, levou para casa o RPG
on-line “World of Warcraft”, um dos títulos mais populares
do gênero no mundo, produzido pela Blizzard, e
com 10,3 milhões de usuários na internet. Eles jogaram
o game por aproximadamente 14 horas ao longo
15 de duas semanas (em média, uma hora por dia).
Outros idosos, escolhidos pelos pesquisadores para
integrar o grupo de controle do estudo, foram para
casa, mas não jogaram nenhum videogame.
Na volta, os resultados foram surpreendentes.
20 Os idosos que mergulharam no mundo das criaturas
de “Warcraft” voltaram mais bem dispostos e apresentaram
nítida melhora nas funções cognitivas, enquanto
o grupo de controle não progrediu, apresentando
as mesmas condições.
25 — Escolhemos o “World of Warcraft” porque ele
é desafiante em termos cognitivos, apresentando
sempre situações novas em ambientes em que é preciso
interagir socialmente — disse no site da universidade
Anne McLauglin, professora de psicologia do
30 laboratório e responsável pelo texto final do estudo.
— Os resultados que observamos foram melhores nos
idosos que haviam apresentado índices baixos nos
testes antes do jogo. Depois de praticar o RPG, eles
voltaram com melhores índices de concentração e
35 percepção sensorial. No quesito memória, entretanto,
o efeito do game foi nulo.
Outro pesquisador que participou da pesquisa,
o professor de psicologia Jason Allaire, comentou no
site que os idosos que se saíram mal no primeiro teste
40 mostraram os melhores resultados após o jogo.
Os dois estudiosos vêm pesquisando os efeitos
dos games na terceira idade desde 2009, quando
receberam uma verba de US$ 1,2 milhão da universidade
para investigar o tema. Entretanto, entre
45 os jovens, estudos há anos procuram relacionar o
vício em games ao déficit de atenção, embora ainda
não haja um diagnóstico formal sobre esse tipo
de comportamento.
MACHADO, André. Games: bons para a terceira idade. O Globo,
28 fev. 2012. 1o Caderno, Seção Economia, p. 24. Adaptado.
A leitura do texto permite concluir, relativamente ao tempo gasto no game com os idosos da pesquisa, que eles,
a)
jogaram o game durante 14 horas seguidas |
b)
jogaram a mesma quantidade de horas todos os dias durante 14 dias. |
c)
passaram duas semanas jogando 14 horas por dia. |
d)
gastaram o mesmo tempo que os outros 10,3 milhões de usuários. |
e)
despenderam cerca de 14 horas de atividade no jogo ao longo de 14 dias. |
O primeiro parágrafo do texto apresenta características de argumentação porque
a)
focaliza de modo estático um objeto, no caso, um game. |
b)
traz personagens que atuam no desenvolvimento da história. |
c)
mostra objetos em minúcias e situações atemporalmente. |
d)
apresenta uma ideia central, que será evidenciada, e uma conclusão. |
e)
desenvolve uma situação no tempo, mostrando seus desdobramentos. |
O período "Escolhemos o 'World of Warcraft' porque ele é desafiante em termos cognitivos, apresentando sempre situações novas." (L 25-27) pode ser reescrito, mantendo-se o mesmo sentido, como:
a)
Escolhemos o "World of Warcraft" uma vez que ele é desafiante em termos cognitivos, apesar de apresentar sempre situações novas. |
b)
Escolhemos o "World of Warcraft" caso ele seja desafiante em termos cognitivos, quando apresenta sem- pre situações novas |
c)
Escolhemos o "World of Warcraft" assim que ele for desafiante em termos cognitivos e apresentar situações novas. |
d)
Como o "World of Warcraft" é desafiante em termos cognitivos, por apresentar sempre situações novas, nós o escolhemos. |
e)
Mesmo que o "World of Warcraft" seja desafiante em termos cognitivos, no momento em que apresenta situações novas, nós o escolhemos. |
A língua portuguesa conhece situações de dupla possibilidade de concordância. A modificação possível do termo destacado, mantendo-se a concordância, de acordo com a norma-padrão, encontra-se em:
a)
Jogar games de computador pode fazer bem à saúde - podem (L. 1-2) |
b)
um dos títulos mais populares do gênero no mundo, produzido pela Blizzard - produzidos (L. 11-12) |
c)
escolhidos pelos pesquisadores para integrar o grupo - integrarem (L. 16-17) |
d)
o grupo de controle não progrediu - progrediram (L. 23) |
e)
é preciso interagir socialmente - interagirem (L. 27-28) |
O sinal indicativo de crase está adequadamente usado em:
a)
Os pesquisadores dedicaram um estudo sobre games à um conjunto de pessoas idosas. |
b)
Daqui à alguns anos, os pesquisadores pretendem verificar por que os games são viciantes para os jovens. |
c)
Muitos dos idosos pesquisados obtiveram resultados positivos e passaram à se comportar de nova maneira. |
d)
A escolha de um determinado game se deveu à preocupação dos pesquisadores com as características que tal jogo apresentava. |
e)
Os estudos dos efeitos dos jogos eletrônicos sobre os idosos vêm sendo realizados à vários anos. |
Um imóvel de 100 mil reais é financiado em 360 prestações mensais, a uma taxa de juros de 1% ao mês, pelo Sistema de Amortização Francês (Tabela Price), gerando uma prestação de R$ 1.028,61.
Reduzindo-se o prazo do financiamento para 240 prestações, o valor de cada prestação é, em reais, aproximadamente,
Dado: (1,01) -120 = 0,3
a)
1.099,00 |
b)
1.371,00 |
c)
1.428,00 |
d)
1.714,00 |
e)
2.127,00 |
Um projeto de investimento, cujo aporte de capital inicial é de R$ 20.000,00, irá gerar, após um período, retorno de R$ 35.000,00.
A Taxa Interna de Retorno (TIR) desse investimento é
a)
34% |
b)
43% |
c)
75% |
d)
175% |
e)
275% |
Nas operações de empréstimo, uma financeira cobra taxa efetiva de juros, no regime de capitalização composta, de 10,25% ao ano.
Isso equivale a cobrar juros com taxa anual e capitalização semestral de
a)
5% |
b)
5,51% |
c)
10% |
d)
10,25% |
e)
10,51% |
O montante gerado por uma instituição financeira, em uma aplicação no regime de juros compostos, é R$ 5.000,00, em 10 meses, ou R$ 5.202,00, em 1 ano.
Se a taxa de juros é constante, o valor aplicado é, em reais, de, aproximadamente,
a)
1.950 |
b)
3.100 |
c)
3.400 |
d)
3.950 |
e)
4.100 |
O setor financeiro de uma empresa, que tem taxa mínima de atratividade de 10% ao ano, avalia duas alternativas: montar um laboratório fotográfico ou terceirizar o serviço de fotografias. Para a opção de montar o laboratório fotográfico, o investimento inicial, os custos pagos ao final de cada ano, o tempo de utilização do laboratório e a informação adicional do valor presente liquido, (VPL), do fluxo de caixa, estão apresentados no quadro a seguir.
No caso de terceirizar o serviço, o custo de manutenção fica por conta da empresa contratada.
É mais atraente terceirizar se, e somente se, o custo operacional anual dessa opção, em reais, for, no máximo, de
Dado: (1,10) -4 = 0,68
a)
42.240,10 |
b)
41.250,10 |
c)
33.000,08 |
d)
22.060,40 |
e)
11.760,00 |
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