Rodado em preto e branco e no estilo das produções do passado, o longa-metragem francês "O Artista" encanta o público e pode ser o grande vencedor do Oscar.
Um filme mudo está fazendo o maior barulho no mundo inteiro. Ele se chama “O Artista”, foi rodado em preto e
branco e não tem grandes estrelas no elenco. Mesmo assim, seus protagonistas (os franceses Jean Dujardin e Bérénice
Bejo) concorrem, respectivamente, ao Oscar de melhor ator e atriz – e são fortes candidatos. Dujardin, que já havia sido
premiado no Festival de Cannes, recebeu o Globo de Ouro e foi reconhecido pela associação dos atores americanos.
5 Afora essas duas categorias, a produção francesa disputa ainda oito estatuetas, inclusive a mais importante, de melhor
filme. Lançado na França no meio do ano passado, “O Artista” tinha tudo para acabar no escaninho do “cult movie para
cinéfilos”. Mas caiu nas graças de Hollywood e ultrapassou os limites do público segmentado. Por que a Academia
decidiu estender o tapete vermelho para um longa-metragem tão particular? A resposta é óbvia: porque “O Artista”, que
estreia no Brasil na sexta-feira 10, trata justamente dos anos de ouro do cinema americano, hoje perdido numa voragem
10 tecnológica que não acrescenta nada.
Seu enredo, passado no final da década de 1920, centra-se justamente em um momento de transformações como
a que a indústria cinematográfica vive agora: a chegada do cinema falado. George Valentin, papel de Dujardin, é um
astro de filmes mudos que não acredita no futuro da nova invenção. Os estúdios pensam de maneira diferente e,
enquanto Valentin cai no esquecimento, Peppy Miller (Bérénice Bejo), uma atriz aspirante que ele ajudou a iniciar na
15 carreira, sobe ao posto de estrela. Nesse meio tempo, a dupla descobre que se ama. Há oito anos, quando o diretor
Michel Hazanavicius propôs projeto para produtores franceses, todo mundo achou que ele estava louco. Mas outro
maluco, o produtor Thomas Langmann, das aventuras de “Asterix”, gostou da ideia e ofereceu muito mais. Bancou as
filmagens na própria Hollywood, nos estúdios Paramount e Warner. Dessa forma, a produção impecável pôde contar
com luxos que só aumentaram seu charme.
20 Para o cenário da casa de Petty foi escolhida a antiga residência de uma deusa do cinema mudo, Mary Pickford.
Dujardin e Bérénice não fazem feio ao simular Gene Kelly e Debbie Reynolds nos números de sapateado: eles
ensaiaram no mesmo galpão em que a dupla se preparou para “Cantando na Chuva”. Para “entrar” definitivamente no
personagem, Dujardin morou durante as filmagens numa mansão dos anos 1930 em Beverly Hills, como os astros da
época. Embora o cinema não dispusesse de muitos recursos naquele período, rodar um filme mudo nos dias de hoje não
25 foi fácil. Hazanavicius fez questão de gravar todas as cenas com as pesadas câmeras do passado e não forneceu
diálogos para os atores: eles falavam o que queriam, já que nada do que dizem é ouvido. O resto é pura expressão. O
mínimo que se pode dizer é que se está diante de um show de atuação.
A partir da leitura do texto, podemos afirmar que o principal fator que levou o filme "O Artista" a "cair nas graças" de Hollywood foi:
a)
O enredo do filme. |
b)
A atuação dos seus protagonistas, que foi um espetáculo à parte. |
c)
O fato de ter sido rodado sem diálogos. |
d)
A fotografia proporcionada pela filmagem em preto e branco. |
e)
O prestígio do produtor Thomas Langmann. |
Ainda de acordo com o texto, podemos afirmar sobre as filmagens de "O Artista" que:
a)
O filme foi inteiramente rodado na França. |
b)
Foram feitas nos Estados Unidos. |
c)
Incluíram uma cena no mesmo cenário em que foi filmado o longa "Cantando na Chuva". |
d)
Houve várias cenas na mansão dos anos 30 em que morava o ator Jean Dujardin. |
e)
Foram realizadas com sérias restrições orçamentárias. |
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
O diretor Michel Hazanavicius só conseguiu realizar seu projeto depois de estar frente___frente com o produtor Thomas Langmann.
Thomas Langmann observava ___ distância a realização do filme.
Certa vez, Hazanavicius gravou com sua equipe até ___ uma hora da madrugada.
a)
à, à à |
b)
a, a, a |
c)
a, à, a |
d)
à, à, a |
e)
a, a, à |
A partir da leitura do último parágrafo do texto, podemos inferir que seu autor acredita que:
a)
Rodar um filme mudo nos dias de hoje é mais difícil do que era antigamente. |
b)
O uso das câmeras pesadas do passado foi um facilitador do processo de filmagem em preto e branco. |
c)
Os fatos de o filme ser mudo e de não terem sido fornecidos diálogos aos atores são elementos que tornam a atuação dos protagonistas ainda mais impressionante. |
d)
A sincronização entre as imagens dos diálogos e as legendas do filme ficaram prejudicadas. |
e)
Nenhuma das respostas anteriores. |
Assinale a única alternativa, que ao revisar a pontuação empregada no período "O Artista" tinha tudo para acabar no escaninho do "cult movie para cinéfilos". Mas caiu nas graças de Hollywood e ultrapassou os limites do público segmentado.", se encontre de acordo com as normas gramaticais:
a)
"O Artista", tinha tudo para acabar no escaninho do "cult movie para cinéfilos", mas caiu nas graças de Hollywood, e ultrapassou os limites do público segmentado. |
b)
"O Artista" tinha tudo para acabar no escaninho do, "cult movie para cinéfilos". Mas caiu nas graças de Hollywood e ultrapassou os limites do público segmentado. |
c)
"O Artista" tinha tudo para acabar no escaninho do "cult movie para cinéfilos", mas caiu nas graças de Hollywood e ultrapassou os limites, do público segmentado. |
d)
"O Artista" tinha tudo para acabar no escaninho do "cult movie para cinéfilos", mas caiu nas graças de Hollywood e ultrapassou os limites do público segmentado. |
e)
"O Artista", tinha tudo para acabar no escaninho do "cult movie para cinéfilos", mas caiu nas graças de Hollywood e, ultrapassou os limites, do público segmentado. |
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases a seguir:
I. O filme "O Artista" agradou ____ todos em Hollywood.
II. Este é um filme ____ a associação dos atores americanos reconheceu.
III. O produtor Thomas Langmann bancou as filmagens na própria Hollywood, ____ os atores moraram durante a filmagem.
a)
ao, qual, em que |
b)
a, quem, onde |
c)
a, a quem, em que |
d)
a, ao qual, onde |
e)
quem, a quem, quando |
Assinale a análise correta do termo da oração destacado.
O filme "O Artista" ultrapassou os limites do público segmentado.
a)
Objeto direto. |
b)
Objeto indireto. |
c)
Sujeito. |
d)
Predicativo do sujeito. |
e)
Agente da passiva. |
Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas, de acordo com as regras de colocação pronominal da gramática normativa da língua portuguesa.
"Mesmo quando o filme estrear, os produtores franceses que recusaram o projeto nunca ________."
a)
irão arrepender-se |
b)
arrepender-se-ão |
c)
se arrependerão |
d)
arrependerem-se-ão |
e)
irão se arrepender-se |
Assinale o item que preenche corretamente as lacunas, do ponto de vista da concordância verbal.
Já ___ muitos anos que não se lançava nenhum filme mudo, mas ___ muitas pessoas que ainda ____ por este tipo de filme.
a)
devem fazer, tem, se apaixona |
b)
deve fazer, há, se apaixonam |
c)
deve fazerem, há, se apaixona |
d)
fazem, há, se apaixona |
e)
faz, haviam, se apaixonarão |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.