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Informações da Prova Questões por Disciplina TRT - 18.ª Região - Analista Judiciário - Administrativa - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2013 - Prova Objetiva

Interpretação de Textos

Texto I

Para responder à(s) questão(ões) seguinte(s), considere o texto abaixo.

Em 8 de outubro de 2010 a terra tremeu como jamais se
havia visto em Mara Rosa, cidade com 10 mil habitantes no norte
de Goiás. Passava um pouco das 5 da tarde daquela sextafeira
e as pessoas se preparavam para o fim de semana quando
o chão balançou tão intensamente a ponto de se tornar difícil
ficar em pé. Menos de um minuto mais tarde, os reflexos desse
terremoto de magnitude 5, um dos mais fortes registrados no
país nos últimos 30 anos, haviam percorrido 250 quilômetros e
alcançado Brasília, onde alguns prédios chegaram a ser desocupados.
Nas semanas seguintes, Lucas Barros, chefe do Observatório
Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), e sua
equipe instalaram sismógrafos em Mara Rosa e nos municípios
vizinhos. Em seis meses, outros 800 sismos, menos intensos,
ocorreram ali e ajudaram a determinar a causa direta do desassossego
da terra naquela região. Bem abaixo de Mara Rosa, a
uns três quilômetros de profundidade, há uma extensa rachadura
na crosta terrestre, a camada mais rígida e externa do planeta.
E, ao longo dessa fratura que se estende por cinco quilômetros,
as rochas haviam se deslocado, fazendo a terra tremer.
A identificação dessa fratura não chegou a surpreender o
grupo da UnB. Mara Rosa e outros municípios do norte de
Goiás e do sul de Tocantins se encontram em uma região geologicamente
instável: a zona sísmica Goiás-Tocantins, que concentra
10% dos terremotos do Brasil. Parte dos geólogos atribui
a elevada frequência de tremores nessa área − uma das nove
zonas sísmicas delimitadas no país − à proximidade com o Lineamento
Transbrasiliano, uma extensa cicatriz na crosta terrestre
que cruza o Brasil e, do outro lado do Atlântico, continua
na África.
Mas nem todos concordam. Muitas vezes a localização
dos tremores não coincide com a desse conjunto de falhas e,
em certos trechos dele, nunca se detectaram tremores.

(Adaptado de Igor Zolnerkvic e Ricardo Zorzeto. Disponível em: www.revista.pesquisa.fapesp.br/

2013/05/14/por-que-aterratreme- no-brasil/. Acesso em 24/07/2013)

1 -

Depreende-se corretamente do texto:

a)

Estudiosos ainda divergem quanto às causas da incidência de terremotos em municípios de Goiás.

b)

As consequências da alta incidência de terremotos em municípios de Goiás preocupam os geólogos.

c)

Em razão de sua magnitude, os terremotos que atingem Goiás têm força suficiente para se propagarem até o outro lado do Atlântico.

d)

A identificação de uma rachadura na crosta terrestre, provável causa de um terremoto que atingiu Goiás, causou espanto entre os pesquisadores.

e)

Em 2010, pega desprevenida, a cidade de Mara Rosa teve de ser desocupada em função de um terremoto fortíssimo.

2 -

Mara Rosa e outros municípios do norte de Goiás e do sul de Tocantins se encontram em uma região geologicamente instável: a zona sísmica Goiás-Tocantins, que concentra 10% dos terremotos do Brasil.

I. Na frase acima, a vírgula empregada imediatamente após Goiás-Tocantins pode ser suprimida, sem prejuízo para o sentido e a correção gramatical.

II. Os dois-pontos assinalam um esclarecimento a respeito do que se afirmou antes.

III. Uma vírgula pode ser inserida imediatamente após Mara Rosa, sem prejuízo para a correção e o sentido original.

Está correto o que se afirma APENAS em

a)

I.

b)

I e III.

c)

II e III.

d)

II.

e)

III.

3 -

Uma redação alternativa, escrita com correção e lógica, para um segmento do texto é:

a)

800 sismos que ocorreram ali em um período de seis meses ajudaram a determinar a causa dos tremores da terra naquela região.

b)

Uma pequena porcentagem dos terremotos do Brasil se concentram na zona sísmica Goiás-Tocantins, na qual é geologicamente instável.

c)

Em certos trechos do Lineamento Transbrasiliano, jamais se registrou tremores.

d)

Os reflexos do terremoto percorreu 250 quilômetros e alcançou Brasília, a qual alguns prédios foram desocupados.

e)

Abaixo de Mara Rosa, à, possivelmente, três quilômetros de profundidade, existe rachaduras na crosta terrestre.

4 -

O verbo flexionado no singular que também pode ser corretamente flexionado no plural, sem que nenhuma outra alteração seja feita na frase, está em:

a)

"Muitas vezes a localização dos tremores não coincide com..."

b)

"... a uns três quilômetros de profundidade, há uma extensa rachadura..."

c)

"... uma extensa cicatriz na crosta terrestre que cruza o Brasil..."

d)

"Parte dos geólogos atribui a elevada frequência de tremores nessa área..."

e)

"E, ao longo dessa fratura que se estende por cinco quilômetros..."

5 -

A frase em que se admite transposição para a voz passiva está em:

a)

"Passava um pouco das 5 da tarde daquela sexta-feira..."

b)

"Em 8 de outubro de 2010 a terra tremeu como..."

c)

"... e sua equipe instalaram sismógrafos em Mara Rosa..."

d)

"Mas nem todos concordam."

e)

"... a localização dos tremores não coincide com a desse conjunto de falhas..."

Ensaios sobre Arte e Estética

Para responder à(s) questão(ões) seguinte(s), considere o texto abaixo.


Pintor e desenhista, Van Gogh compôs um dos mais renomados
conjuntos de obras de arte do acervo da história das
artes plásticas mundiais.
Influenciou, direta ou indiretamente, a produção de sucessivas
gerações de artistas, e, em razão da tragicidade de
sua existência, tornou-se um modelo, uma espécie de paradigma
de personalidade artística criadora.
De vida interior intensa e conturbada, a ele foi impossível
uma existência regular, dentro de padrões. Em sua atividade
artística, tardia e extraordinariamente breve (quando morreu,
contava apenas 37 anos de idade), Van Gogh encontrou somente
a frustração e a indiferença entre seus contemporâneos.
Suas telas, se não eram destruídas ou vilipendiadas, eram
guardadas em porões e depósitos como qualquer entulho.
Triste ironia, considerando-se que hoje acompanhamos
pelos noticiários internacionais os leilões de suas obras, arrematadas
por colecionadores do mundo todo a preços vultosos.
Dele, como artista, ou mesmo de sua obra, já não se deve
falar, visto que ingressaram, indiscutivelmente, no rol dos
inquestionáveis tesouros humanos. No entanto, no interior mesmo
do mundo objetivo da cultura, ao qual sua pintura se integra,
seu legado poderia ser utilizado, como modelo ou premissa,
para a análise de inúmeras questões − sociais ou estéticas −
que envolvem a arte contemporaneamente.

(Adaptado de João Werner. Ensaios sobre arte e estética. Formato ebook)

6 -

No texto, considera-se irônico o fato de

a)

Van Gogh ter tido uma vida tão breve e, ao mesmo tempo, produção artística tão profícua.

b)

as obras de Van Gogh terem sido menosprezadas no passado e hoje possuírem valor elevado.

c)

Van Gogh ter tido vida interior muito rica e, mesmo assim, ter vivido fora dos desejados padrões sociais.

d)

não se poder falar da obra de Van Gogh, por esta ter atingido o que se entende por ápice e estar acima de todas as críticas.

e)

Van Gogh ter sido desprezado pelos seus conterrâneos e, ainda assim, ter influenciado sucessivas gerações de artistas.

7 -

− Van Gogh compôs um dos mais importantes conjuntos de obras plásticas do acervo da história das artes mundiais.

− A obra de Van Gogh influenciou a produção de sucessivas gerações de artistas.

As frases acima se articulam com correção e lógica em:

a)

Um dos mais importantes conjuntos de obras plásticas do acervo da história das artes mundiais foi composto por Van Gogh, cujo pintor influenciou a produção de sucessivas gerações de artistas.

b)

Um dos mais importantes conjuntos de obras plásticas do acervo da história das artes mundiais foi composto por Van Gogh, cuja obra influenciou a produção de sucessivas gerações de artistas.

c)

Van Gogh compôs um dos mais importantes conjuntos de obras plásticas do acervo da história das artes mundiais, onde a produção de sucessivas gerações de artistas foram influenciadas pelo mesmo.

d)

Um dos mais importantes conjuntos de obras plásticas do acervo da história das artes mundiais fora composto por Van Gogh, as quais influenciarão a produção de sucessivas gerações de artistas.

e)

Van Gogh, que veio a compor um dos mais importantes conjuntos de obras plásticas do acervo da história das artes mundiais, pelas quais a produção de sucessivas gerações de artistas foram influenciadas.

8 -

... no interior mesmo do mundo objetivo da cultura, ao qual sua pintura se integra...

Sem prejuízo para a correção gramatical, o elemento sublinhado pode ser substituído por:

a)

Abrange.

b)

Inclui.

c)

Incorre.

d)

Completa.

e)

Incorpora.

9 -

Está correto o que se afirma sobre um segmento do texto:

a)

"No segmento Influenciou, direta ou indiretamente, a produção de sucessivas gerações de artistas, e..." (2.º parágrafo) A vírgula empregada imediatamente após artistas não pode ser suprimida.

b)

Os parênteses (3.º parágrafo) isolam uma ressalva ao que se afirmou no segmento imediatamente anterior.

c)

Considerando-se o contexto, no trecho "em razão da tragicidade de sua existência" (2.º parágrafo), o segmento sublinhado pode ser substituído por devido a.

d)

O segmento sublinhado em "No entanto, no interior mesmo do mundo objetivo da cultura..."(5.º parágrafo) tem valor conclusivo.

e)

No segmento "− sociais ou estéticas −" (5.º parágrafo), os travessões podem ser suprimidos, sem prejuízo para a correção.

10 -

"Suas telas, se não eram destruídas ou vilipendiadas, eram guardadas..."

Preservando-se o sentido original, o elemento sublinhado acima pode ser corretamente substituído por

a)

Embora.

b)

Como.

c)

Quando.

d)

Desde que.

e)

Caso.

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