Examine a tira para responder à(s) questão(ões) a seguir.
O efeito de humor produzido pela tira decorre do fato de
a)
o interlocutor se impressionar com a incredulidade do indiozinho. |
b)
o nome do indiozinho remeter a uma ascendência japonesa. |
c)
o indiozinho ter dificuldades de se acostumar à cidade grande. |
d)
o indiozinho afirmar que a cidade grande é também uma selva. |
e)
o interlocutor se incomodar em função da timidez do indiozinho. |
No primeiro e terceiro quadrinhos, as expressões licencinha, tô passando e lascou exemplificam o emprego de
a)
uma modalidade agramatical. |
b)
uma variante considerada padrão. |
c)
uma linguagem vulgar e ofensiva. |
d)
um discurso neutro e formal. |
e)
um registro coloquial e informal. |
Leia o poema Tapuia, de Raul Bopp, para responder à(s) questão(ões) a seguir.
As florestas ergueram braços peludos para esconder-te com ciúmes do sol. E a tua carne triste se desabotoa nos seios, recém-chegados do fundo das selvas. Pararam no teu olhar as noites da Amazônia, mornas e imensas. No teu corpo longo ficou dormindo a sombra das cinco estrelas do Cruzeiro. O mato acorda no teu sangue sonhos de tribos desaparecidas – filha de raças anônimas que se misturaram em grandes adultérios! E erras sem rumo assim, pelas beiras do rio, que teus antepassados te deixaram de herança. O vento desarruma os teus cabelos soltos e modela um vestido na intimidade do teu corpo exato. À noite o rio te chama e então te entregas à água preguiçosamente, como uma flor selvagem ante a curiosidade das estrelas.
(Raul Bopp apud Mário da Silva Brito. Poesia do Modernismo, 1968.)
A metáfora é uma figura de linguagem em que um termo substitui outro, em vista de uma relação de semelhança entre os elementos designados por tais termos. Essa figura ocorre no verso:
a)
que se misturaram em grandes adultérios! |
b)
O vento desarruma os teus cabelos soltos |
c)
As florestas ergueram braços peludos para esconder-te |
d)
e então te entregas à água preguiçosamente, |
e)
E erras sem rumo assim, pelas beiras do rio, |
No verso E erras sem rumo assim, pelas beiras do rio, a ideia expressa pelo verbo destacado está de acordo com a seguinte afirmação:
a)
Os indígenas erram ainda hoje, quando confiam nas promessas do homem branco. |
b)
Explorados e expulsos de suas terras, os indígenas vagueiam pelas florestas que sobraram. |
c)
Em função dos sucessivos ataques do homem branco, os indígenas lamentam os erros cometidos. |
d)
Ao caminhar pelas margens do rio, os indígenas já não têm o senso de direção de seus antepassados. |
e)
Remanescentes de tribos dizimadas, os indígenas continuam sofrendo pelos erros dos brancos. |
À noite o rio te chama
No verso, o eu lírico dirige-se a um interlocutor no singular. Se esse interlocutor estivesse no plural, o verso estaria corretamente reescrito, conservando-se o mesmo modo e tempo verbais, em
a)
À noite o rio vos chamou. |
b)
À noite o rio vos chamam. |
c)
À noite o rio vos chamais. |
d)
À noite o rio vos chama. |
e)
À noite o rio vos chamastes. |
A imensidão do Brasil revela que existem regiões que não foram desbravadas e que mantêm até hoje povos que habitavam o solo nacional, antes da chegada das caravelas de Pedro Álvares Cabral. Na Terra Indígena Vale do Javari, na fronteira do Brasil com o Peru e Colômbia, por exemplo, existem entre 2 mil e 3 mil índios que nunca tiveram contato com homens de outras etnias. O vale tem 8,5 milhões de hectares, sendo considerado o maior mosaico visual de referências indígenas isoladas do mundo.
Nos últimos 15 anos, nove servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) morreram tentando contato com tribos isoladas na região. Atualmente, a luta que ocorre diariamente é para preservar o direito dos índios de permanecer no isolamento. A região tem mais de dez mil índios contatados e 16 referências de índios isolados, sendo nove confirmadas.
Segundo o coordenador regional da Funai, Bruno Pereira, a política de acabar com os contatos com grupos isolados partiu da experiência de indigenistas, funaianos e sertanistas, que, ao longo de 120 anos de indigenismo de Estado, comprovaram que a aproximação era feita sem o cuidado devido e somente os índios se prejudicavam. O principal dano eram as doenças contagiosas, que quase levaram etnias à extinção, como aconteceu com os matis, também chamados de matsés, etnia reduzida a menos da metade, em apenas dois anos.
O último grupo contatado foi da etnia korubo, em 2003. Atualmente, o grupo de korubos tem 29 índios. Conhecidos como caceteiros da Amazônia, eles mataram alguns madeireiros que invadiram a mata, em busca de madeira, e que queriam expulsar os índios do próprio território. Três índios korubos morreram no confronto, o que fez com que eles se aproximassem de algumas comunidades na região de Atalaia do Norte, a 1 138 quilômetros de Manaus. A Funai foi acionada para tentar acabar com o confronto.
(www.acritica.uol.com.br. Adaptado.)
Um dos recursos linguísticos mais utilizados para se garantir a coesão de um texto é o emprego de pronomes. No trecho – Na Terra Indígena Vale do Javari, na fronteira do Brasil com o Peru e Colômbia, por exemplo, existem entre 2 mil e 3 mil índios que nunca tiveram contato com homens de outras etnias. –, o pronome destacado tem essa função, estabelecendo a relação entre
a)
a expressão 2 mil a 3 mil índios e a oração nunca tiveram contato com homens de outras etnias. |
b)
a expressão quantitativa entre 2 mil e 3 mil índios e o adjunto homens de outras etnias. |
c)
a expressão fronteira do Brasil com o Peru e Colômbia e o objeto direto contato com homens de outras etnias. |
d)
o adjunto na fronteira do Brasil com o Peru e Colômbia e a expressão explicativa por exemplo. |
e)
o adjunto Na Terra Indígena Vale do Javari e o predicado existem entre 2 mil e 3 mil índios. |
Uma das funções da partícula que é a de conjunção integrante, podendo, por exemplo, introduzir uma oração com valor de objeto direto. Das cinco ocorrências do que, no primeiro parágrafo, a única que tem essa característica é a do trecho
a)
que não foram desbravadas. |
b)
que existem regiões. |
c)
que mantêm até hoje povos. |
d)
que nunca tiveram contato. |
e)
que habitavam o solo nacional. |
De acordo com o texto, é correto afirmar que
a)
o grupo indígena de korubo atacou violentamente comunidades da região de Atalaia do Norte. |
b)
no século passado, o Vale do Javari era o maior mosaico visual de referências indígenas. |
c)
120 anos de indigenismo de Estado indicam que a melhor política é acabar com isolamentos. |
d)
doenças contagiosas quase levaram à extinção algumas etnias, como a dos matis ou matsés. |
e)
a luta na região, envolvendo tribos indígenas isoladas, continua sendo de combater o isolamento. |
The Amazon is the world’s largest rainforest. It is also the ancestral home of one million Indians. They are divided into about 400 tribes, each with its own language, culture and territory. Many have had contact with outsiders for almost 500 years. Others – ‘uncontacted’ tribes – have had no contact at all.
• How do they live?
Most Indians live in settled villages by the rivers, and grow vegetables and fruits like manioc, corn, beans and bananas. They also hunt and fish, using plant-based poisons to stun the fish. Some tribes use shotguns for hunting, others use bows and arrows, spears, or blowguns with darts tipped with curare. Only a few Amazonian tribes are nomadic; they tend to live deep in the forest away from the rivers. They grow some crops but rely more on hunting and gathering.
• __________ their problems?
Almost all the Indians’ problems revolve around land: outsiders either want their land, or something on or underneath it. The key threats are a massive boom in oil and gas exploration, rampant illegal logging and the rapid spread of ranching and farming.
(www.survivalinternational.org. Adaptado.)
De acordo com o texto,
a)
a maior parte dos indígenas vive em aldeias perto de rios e não são nômades. |
b)
a maioria das 400 tribos amazônicas é nômade. |
c)
todos os indígenas já abandonaram o uso de armas de caça tradicionais. |
d)
as tribos nômades plantam roças de mandioca e milho e quase não caçam mais. |
e)
um milhão de indígenas de 400 tribos já foram aculturados pelo homem branco. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.