1 Ao ser criada, em 1957, a Rede Ferroviária Federal S.A. integrou as diferentes ferrovias públicas do país. Nesse conjunto, a de maior quilometragem era a Rede Mineira 4 de Viação, seguida de perto pela Estrada de Ferro Central do Brasil, que, contudo, era a mais importante. Seu nome já informava sobre sua relevância: era o centro ferroviário do 7 país. Com ela entroncavam-se a Rede Mineira, a Leopoldina, a Leste Brasileiro, a Vitória, a Minas, a Campos do Jordão, a Santos, a Jundiaí, a Morro Velho e outras ferrovias 10 particulares, além das companhias de navegação do rio São Francisco. Com o seu traçado e a abrangência ampliada pelos entroncamentos, a Central tinha cargas e passageiros bastante 13 diversificados. Líquido ou sólido, vivo ou inanimado, são ou enfermo, inofensivo ou perigoso, frágil, repugnante, tudo e todos iam de trem para qualquer lugar. 16 Aos poucos, o perfil dos transportes nas antigas linhas da Central se modificou para atender, principalmente, aos interesses da mineração e da siderurgia. Trens enormes, 19 tracionados por mais de uma locomotiva dísel-elétrica, fizeram da principal linha da Central um mineroduto, o que expulsou, gradativamente, os incômodos passageiros, que migravam para 22 o transporte rodoviário — que era mais rápido, porém caro. A política para passageiros era clara: transporte de massas em grandes centros urbanos. Surgiu a Companhia Brasileira de 25 Trens Urbanos e, com ela, o pós-moderno trem de subúrbio — o metrô de superfície —, com uma timidez da qual ainda não se refez. Vai ver pesa-lhe o título de trem metropolitano 28 quando, na verdade, não passa de um excelente trenzinho urbano, restrito aos limites da capital.
Helena Guimarães Campos. A era da RFFSA. Internet:
Com base no texto acima, julgue o(s) item(ns) a seguir.
Sem prejuízo do sentido original do texto, na linha 26, o termo “da qual”, que retoma “timidez”, poderia ser corretamente substituído pelo pronome que.
Certa. |
Errada. |
Com base no texto acima, julgue o(s) item(ns) a seguir.
A forma verbal “modificou” (l.17), flexionada no singular para concordar com o termo “o perfil” (l.16), poderia ser corretamente flexionada no plural — modificaram —, caso em que concordaria com o termo “dos transportes nas antigas linhas da Central” (l.16-17).
Certa. |
Errada. |
Com base no texto acima, julgue o(s) item(ns) a seguir.
O fato de o texto apresentar, no passado, uma sequência de fatos permite classificá-lo como predominantemente narrativo.
Certa. |
Errada. |
Com base no texto acima, julgue o(s) item(ns) a seguir.
No texto, o pronome esse, em “Nesse conjunto” (l.3), refere-se a “Rede Ferroviária Federal S.A.” (l.1-2), composta pelas “diferentes ferrovias públicas do país” (l.2).
Certa. |
Errada. |
Com base no texto acima, julgue o(s) item(ns) a seguir.
Sem prejuízo da correção gramatical do texto e de seu sentido original, o trecho “Nesse conjunto, a de maior (...) era a mais importante” (l.3-5) poderia ser corretamente reescrito da seguinte maneira: Nesse conjunto, apesar de a Rede Mineira de Viação ter a maior quilometragem, a Estrada de Ferro Central do Brasil, de quilometragem não muito menor, era a mais importante.
Certa. |
Errada. |
Com base no texto acima, julgue o(s) item(ns) a seguir.
Em “A política para passageiros era clara: transporte de massas em grandes centros urbanos” (l.23-24), o sinal de dois-pontos introduz uma explicação.
Certa. |
Errada. |
1 A expansão de vias é considerada um agravante do problema das cidades de hoje. Grandes investimentos são realizados para a duplicação de vias, construção de viadutos e 4 estacionamentos, em detrimento da melhoria do transporte coletivo ou de formas alternativas de transporte. Tal política incentiva o uso de carro e, em consequência, o aumento do 7 número de carros, o que demanda contínuas expansões. Como consequência, ocorrem problemas urbanísticos — congestionamentos, acidentes, diminuição e segregação do 10 espaço público — e ambientais — poluição atmosférica e sonora, impermeabilização do solo. Os impactos do transporte urbano sobre a pobreza 13 podem ser compreendidos de duas formas: indireta e direta. Os impactos indiretos referem-se às externalidades do transporte urbano sobre a competitividade das cidades (as economias ou 16 deseconomias urbanas) e seus efeitos sobre a atividade econômica. Os impactos diretos envolvem o acesso aos serviços e às atividades sociais básicas e às oportunidades de 19 trabalho. O transporte coletivo é a primeira opção em que se pensa ao se planejar o desestímulo ao uso do carro, mas, 22 para curtas distâncias, a bicicleta tem um potencial maior. É interessante a combinação entre transporte coletivo para longas distâncias e bicicleta para curtas. 25 O baixo custo de aquisição e manutenção da bicicleta, assim como a facilidade de manuseio, faz que ela seja um instrumento acessível para as diversas rendas e idades. São 28 vantagens do uso da bicicleta como transporte urbano a economia com o custo do tempo gasto e o custo no transporte em si, seja para o usuário, seja para a cidade e o Estado, além 31 do baixo impacto ambiental causado pelo veículo e pela infraestrutura que demanda. A vulnerabilidade do ciclista perante os carros, por sua vez, é uma das maiores desvantagens 34 do uso da bicicleta como meio de transporte.
Camila de Carvalho Pires. Potencialidades cicloviárias no Plano Piloto.
Internet: http: bdtd.bce.unb.br (com adaptações).
Em relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue o(s) item(ns) subsequente(s).
Nas linhas 8 e 10, os travessões são empregados para isolar os exemplos dados pela autora para problemas urbanísticos e problemas ambientais.
Certa. |
Errada. |
Em relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue o(s) item(ns) subsequente(s).
Em “um instrumento acessível para as diversas rendas e idades” (l.27), o trecho “para as” poderia ser substituído por às, sem prejuízo da correção gramatical ou para o sentido original do texto.
Certa. |
Errada. |
Em relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue o(s) item(ns) subsequente(s).
A oração “ao se planejar o desestímulo ao uso do carro” (l.21) exprime ideia de tempo em relação à oração que a antecede.
Certa. |
Errada. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.