1 As moedas têm uma representação gráfica geralmente constituída por duas partes: uma sigla de designação abreviada para o padrão monetário, que varia de país para país, e o cifrão, 4 símbolo universal do dinheiro, etimologicamente originado do árabe cifr. A origem do cifrão data do ano 711 da era cristã, 7 quando o general Táriq-ibn-Ziyád comandou a conquista da Península Ibérica, ocupada até então pelos visigodos. Existem duas versões sobre o caminho percorrido pelo general árabe. 10 Na primeira, Táriq teria partido de Tânger, cidade de Marrocos, da qual era governador. Na segunda, Táriq teria saído da Arábia e passado pelo Egito, desertos do Saara e da 13 Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos. De lá, ele teria cruzado o estreito das Colunas de Hércules e chegado à Península Ibérica. Após a viagem, Táriq teria mandado gravar, em 16 moedas comemorativas, uma linha sinuosa, em forma de um esse maiúsculo (S), representando o longo e tortuoso caminho percorrido para alcançar o continente europeu. Mandou 19 colocar, no sentido vertical, duas colunas paralelas, cortando essa linha sinuosa. As colunas representavam as Colunas de Hércules e significavam força, poder e a perseverança da 22 empreitada. O símbolo, gravado nas moedas, difundiu-se e passou a ser reconhecido mundialmente como cifrão, representação gráfica do dinheiro.
Internet: www.casadamoeda.gov.br (com adaptações).
Depreende-se do texto que a criação do símbolo denominado cifrão não se deu de forma aleatória, mas o fato de esse símbolo representar o dinheiro, sim.
Certa. |
Errada. |
O emprego das vírgulas para isolar as expressões “símbolo universal do dinheiro” (l.4) e “em moedas comemorativas” (l.15-16) justifica-se pelo fato de que essas expressões exercem, nos períodos em que ocorrem, a mesma função sintática.
Certa. |
Errada. |
A oração “cortando essa linha sinuosa” (l.19-20) tem valor temporal no contexto em que ocorre.
Certa. |
Errada. |
A expressão “duas versões” (l.9) exerce a função de complemento da forma verbal “Existem” (l.8).
Certa. |
Errada. |
Infere-se do texto que o símbolo do cifrão, ao longo de sua história, esteve relacionado a dois significados distintos.
Certa. |
Errada. |
1 Há grande variação nos padrões de consumo em diferentes partes do mundo, conforme o nível de desenvolvimento e das condições de produção. Áreas 4 desenvolvidas consomem diferentes proporções de alimentos quando comparadas às em desenvolvimento. Maiores proporções de alimentos de origem animal, variados tipos de 7 vegetais, frutos, açúcares e bebidas são consumidos nas áreas desenvolvidas, enquanto nas em desenvolvimento consomem-se grandes quantidades de cereais e starchy foods 10 (raízes, tubérculos, incluindo batata, batata-doce, inhame e mandioca). Nos países em desenvolvimento, o consumo de vegetais e frutas é menor do que nos países desenvolvidos e o 13 consumo de alimentos de origem animal é mínimo. O consumo de açúcar vem aumentando em todas as partes do mundo. Em alguns países em desenvolvimento, esse 16 consumo tem aumentado mais do que nos países desenvolvidos. Mas o açúcar é particularmente muito consumido na América do Norte, na Oceania, na maioria dos 19 países europeus e na América Latina. As mais elevadas proporções no consumo de óleos e gorduras verificam-se entre os países da Europa e América do Norte. Entre as bebidas 22 alcoólicas, cervejas e vinhos são as mais comuns em todo o mundo, mas seu consumo ocorre principalmente na Europa. Em todas as partes do mundo, são usadas bebidas alcoólicas, 25 mas essas bebidas não acompanham a dieta diária da mesma forma que a cerveja e o vinho.
Edeli Simioni de Abreu et al. Alimentação mundial: uma reflexão sobre a história.
In: Revista Saúde e Sociedade. 2001, vol. 10, n.º 2, p. 3-14 (com adaptações).
Em relação às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue o(s) item(ns) seguinte(s).
A correção gramatical e o sentido original do texto seriam preservados, se, no período “As mais elevadas (...) e América do Norte.” (l.19-21), a forma verbal “verificam-se” fosse substituída por verifica-se.
Certa. |
Errada. |
A correção gramatical do trecho “Entre as bebidas alcoólicas, cervejas e vinhos são as mais comuns em todo o mundo” (l.21-23) seria prejudicada, caso se inserisse uma vírgula logo após a palavra “vinhos”.
Certa. |
Errada. |
Caso se optasse pela estrutura pronominal, escrevendo-se mas a Europa os consome mais em lugar do trecho “mas seu consumo ocorre principalmente na Europa” (l.23), não haveria prejuízo para a correção gramatical nem para o sentido original do texto.
Certa. |
Errada. |
Conforme o texto, fatores como economia e geografia são relevantes quando se analisam os padrões de consumo de alimentos em diferentes partes do mundo.
Certa. |
Errada. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.