1 O Ministério Público é fruto do desenvolvimento do Estado brasileiro e da democracia. A sua história é marcada por processos que culminaram consolidando-o como instituição e 4 ampliando sua área de atuação. No período colonial, o Brasil foi orientado pelo direito lusitano. Não havia o Ministério Público como instituição. Mas 7 as Ordenações Manuelinas de 1521 e as Ordenações Filipinas de 1603 já faziam menção aos promotores de justiça, atribuindo-lhes o papel de fiscalizar a lei e de promover 10 a acusação criminal. Existiam ainda o cargo de procurador dos feitos da Coroa (defensor da Coroa) e o de procurador da Fazenda (defensor do fisco). 13 Só no Império, em 1832, com o Código de Processo Penal do Império, iniciou-se a sistematização das ações do Ministério Público. Na República, o Decreto n.º 848/1890, ao 16 criar e regulamentar a justiça federal, dispôs, em um capítulo, sobre a estrutura e as atribuições do Ministério Público no âmbito federal. 19 Foi na área cível, com a Constituição Federal de 1988, que o Ministério Público adquiriu novas funções, com destaque para a sua atuação na tutela dos interesses difusos e coletivos. 22 Isso deu evidência à instituição, tornando-a uma espécie de ouvidoria da sociedade brasileira.
Internet: www.mpu.mp.br (com adaptações).
Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto I, julgue o(s) item(ns) que se segue(m).
Caso se substituísse "iniciou-se" (l.14) por foi iniciada, a correção gramatical do período seria prejudicada.
Certa. |
Errada. |
A correção gramatical do texto seria mantida caso a expressão "sobre a" (l.17) fosse substituída por acerca da
Certa. |
Errada. |
A palavra "cível" recebe acento gráfico em decorrência da mesma regra que determina o emprego de acento em amável e útil.
Certa. |
Errada. |
Na linha 2, a expressão "A sua história" refere-se ao antecedente "democracia".
Certa. |
Errada. |
O adjetivo "lusitano" (l.6) diz respeito a português, ou seja, originário de Portugal.
Certa. |
Errada. |
A correção gramatical do texto seria preservada caso se substituísse a expressão "a acusação" (l.10) por à acusação, pois, nesse caso, o emprego do sinal indicativo de crase é opcional.
Certa. |
Errada. |
1 A partir de uma ação do Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal Regional Federal da 2. a Região (TRF2) determinou que a Google Brasil retirasse, em até 72 horas, 15 4 vídeos do YouTube que disseminam o preconceito, a intolerância e a discriminação a religiões de matriz africana, e fixou multa diária de R$ 50.000,00 em caso de 7 descumprimento da ordem judicial. Na ação civil pública, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC/RJ) alegou que a Constituição garante aos cidadãos não apenas a 10 obrigação do Estado em respeitar as liberdades, mas também a obrigação de zelar para que elas sejam respeitadas pelas pessoas em suas relações recíprocas. 13 Para a PRDC/RJ, somente a imediata exclusão dos vídeos da Internet restauraria a dignidade de tratamento, que, nesse caso, foi negada às religiões de matrizes africanas. 16 Corroborando a visão do MPF, o TRF2 entendeu que a veiculação de vídeos potencialmente ofensivos e fomentadores do ódio, da discriminação e da intolerância contra religiões de 19 matrizes africanas não corresponde ao legítimo exercício do direito à liberdade de expressão. O tribunal considerou que a liberdade de expressão não se pode traduzir em desrespeito às 22 diferentes manifestações dessa mesma liberdade, pois ela encontra limites no próprio exercício de outros direitos fundamentais.
Internet: http://ibde.org.br (com adaptações).
A respeito das ideias e das estruturas linguísticas do texto II, julgue o(s) item(ns) subsequente(s).
A substituição da palavra "alegou" (l.9) por argumentou prejudicaria o sentido original do texto.
Certa. |
Errada. |
Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir "restauraria" (l.14) por poderia restaurar.
Certa. |
Errada. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.