ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Campos do Jordão - SP (Prefeitura Municipal de Campos do Jordão) - Advogado - IPEFAE (IPEFAE - Instituto de Pesquisas Econômicas) - 2020

Atualidades
1 -

"Depois de encerrar a sessão do Senado na madrugada desta quarta-feira (2/10), o presidente do Senado Federal comemorou a aprovação do texto principal da reforma da Previdência (PEC 6/2019). Ele também comentou a derrota do governo na votação do destaque sobre o abono salarial. — Aprovamos o texto principal com 56 votos favoráveis. Houve essa derrota do governo. É legítimo, é da democracia, votação é assim — disse. Pouco antes, o Plenário havia aprovado o destaque apresentado pelo partido Cidadania que suprime texto da PEC para garantir a continuidade do abono salarial para trabalhadores de baixa renda pago com recursos do FAT."

Fonte: Agência Senado, 02/10/2019. Disponível em <https://tinyurl.com/vcmdecm>

Quem era o presidente do Senado Federal em outubro de 2019?

a) David Samuel Alcolumbre Tobelem
b) Major Olímpio
c) Renan Calheiros
d) Rodrigo Felinto Ibarra Epitácio Maia
Conhecimentos Gerais

Texto I

"A realização de eleições diretas e frequentes é, sem dúvida, uma das mais importantes conquistas democráticas da atualidade. Em decorrência dessa conquista, os eleitores são chamados periodicamente para exercerem, pelo voto, a escolha de seus representantes, alternando-se eleições gerais e eleições municipais. É comum que, a cada eleição, o eleitor seja chamado a votar não apenas em um único escrutínio, comparecendo às urnas para um segundo escrutínio, conhecido como segundo turno. Desde a redemocratização, houve segundo turno, por exemplo, nas eleições para presidente e vice-presidente da República de 1989, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. Já nas eleições de 1994 e 1998, o presidente e o vice-presidente da República foram eleitos no primeiro turno. Diante desse cenário, as hipóteses de realização de segundo turno em uma eleição nem sempre são muito claras para o eleitor. Daí a questão: quando, afinal, há segundo turno em uma eleição?"

Fonte: Adaptado de STUDART, Paulo Henrique de Mattos. "Quando, afinal, há segundo turno em uma eleição?", Revista Eletronica EJE, nº6, ano 3. Disponível em <https://tinyurl.com/uvx9h25>

2 -

O segundo turno em eleições municipais ocorre:

a) em municípios com mais de 100 mil eleitores.
b) em municípios com mais de 200 mil eleitores.
c) em municípios com mais de 500 mil eleitores.
d) em municípios com mais de 1 milhão de eleitores.
Língua Portuguesa

Texto II

3 -

A coesão por elipse consiste em deixar um termo subentendido a fim de que se evitem repetições desnecessárias ao longo do texto. Assinale a alternativa em que ocorre esse procedimento:

a)

“O ato de ouvir exige humildade de quem ouve”

b)

“Bernardo Soares diz que aquilo que nós vemos é aquilo que nós somos”

c)

“Nós não somos o umbigo do mundo”

d)

“É apenas um tempo de espera”

Texto III

4 -

Em “E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça, mas com o coração, que é possível que o outro veja mundos que nós não vemos”, se o verbo ver, em destaque, fosse substituído pelo verbo assistir, com o mesmo sentido, e se o termo mundos, também em destaque, fosse substituído por realidades, teríamos:

a) “E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça, mas com o coração, que é possível que o outro assista realidades que nós não assistimos”
b) “E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça, mas com o coração, que é possível que o outro assista a realidades que nós não assistimos”
c) “E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça, mas com o coração, que é possível que o outro assista a realidades a que nós não assistimos”
d) “E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça, mas com o coração, que é possível que o outro assista à realidades a que nós não assistimos”
5 -

Ainda considerando a passagem “E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça, mas com o coração, que é possível que o outro veja mundos que nós não vemos”, o termo em destaque estabelece ideia de:

a) Finalidade
b) Oposição
c) Concessão
d) Conclusão
6 -

O gênero textual desenvolvido por Rubem Alves autoriza o uso da 1ª. pessoa, em um movimento de subjetividade evidente. Assinale a alternativa em que o termo destacado intensifica essa subjetividade:

a) “É norma de boa educação ficar em silêncio enquanto o outro fala.”
b)Assim, para sair do círculo fechado de nós mesmos, em que só vemos nosso próprio rosto refletido nas coisas, é preciso que nos coloquemos fora de nós mesmos.”
c)É claro que eu acredito que as minhas opiniões são a expressão da verdade.”
d) “Não vou perder tempo ruminando o que você disse.”
7 -

Considerando o contexto e o uso dos tempos e dos modos verbais, o termo em destaque em “se levo a sério o que o outro está dizendo, que é diferente do que penso, depois de terminada a sua fala eu ficaria em silêncio, para ruminar aquilo que ele disse, que me é estranho” estabelece ideia de:

a) Certeza
b) Hipótese
c) Ordem
d) Pedido
8 -

A expressão em destaque em “Não vou perder tempo ruminando o que você disse.” Poderia ser substituída, sem alteração de sentido e fazendo as alterações necessárias, por:

a) Regurgitando
b) Meditando
c) Rechaçando
d) Negando
9 -

Pode-se dizer que o texto defende a ideia de que:

a) Em geral, abandonamos nossas opiniões quando temos contato com as opiniões dos que pensam diferente de nós.
b) As opiniões dos outros têm, em geral, mais peso em nossa formação do que a dos nossos familiares.
c) Ouvir o outro supõe humildade, e não a temos quando se trata de considerar mundos diferentes dos nossos: assim, não abrimos mão de nossas visões de mundo, o que torna distorcida nossa compreensão da realidade.
d) Para que nos tornemos conscientes do mundo, é necessário que fortaleçamos, com argumentos e reflexões, nossas ideias, uma vez que ideias contrárias são nulas, se não vierem acompanhadas dos mesmos estudos e das mesmas reflexões.
Matemática
10 -

Com o intuito de conhecer melhor seus consumidores, um mercado realizou pesquisa de público com 2.000 pessoas. O resultado revelou os seguintes perfis de idade e gasto médio por compra:

 

Sabendo que o valor das vendas do último mês totalizou R$100.000,00, que o perfil C foi responsável pelo dobro de gastos em relação ao perfil B, e que o perfil C gastou metade do valor gasto pelo perfil B, qual foi, aproximadamente, a quantidade de compras realizadas por pessoas com idade entre 32 e 65 anos?

a)

350 compras

b)

400 compras

c)

500 compras

d)

650 compras

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.