A origem da linguagem
Durante muito tempo a Filosofia preocupou-se em definir a origem e as causas da linguagem. Uma primeira divergência sobre o assunto surgiu na Grécia: a linguagem é natural aos homens (existe por natureza) ou é uma convenção social? Se a linguagem for natural, as palavras possuem um sentido próprio e necessário; se for convencional, são decisões consensuais da sociedade e, nesse caso, são arbitrárias, isto é, a sociedade poderia ter escolhido outras palavras para designar as coisas. Essa discussão levou, séculos mais tarde, à seguinte conclusão: a linguagem como capacidade de expressão dos seres humanos é natural, isto é, os humanos nascem com uma aparelhagem física, anatômica, nervosa e
cerebral que lhes permite expressarem-se pela palavra; mas as línguas são convencionais, isto é, surgem de condições históricas, geográficas,
econômicas e políticas determinadas, ou, em outros termos, são fatos culturais. Uma vez constituída uma língua, ela se torna uma estrutura
ou um sistema dotado de necessidade interna, passando a funcionar como se fosse algo natural, isto é, como algo que possui suas leis e princípios próprios, independentes dos sujeitos falantes que a empregam.
Perguntar pela origem da linguagem levou a quatro tipos de respostas:
1. a linguagem nasce por imitação, isto é, os humanos imitam, pela voz, os sons da Natureza (dos animais, dos rios, das cascatas e dos mares,
do trovão e do vulcão, dos ventos, etc.). A origem da linguagem seria, portanto, a onomatopéia ou imitação dos sons animais e naturais;
2. a linguagem nasce por imitação dos gestos, isto é, nasce como uma espécie de pantomima ou encenação, na qual o gesto indica um sentido. Pouco a pouco, o gesto passou a ser acompanhado de sons e estes se tornaram gradualmente palavras, substituindo os gestos;
3. a linguagem nasce da necessidade: a fome, a sede, a necessidade de abrigar-se e protegerse, a necessidade de reunir-se em grupo para
defender-se das intempéries, dos animais e de outros homens mais fortes levaram à criação de palavras, formando um vocabulário elementar e
rudimentar, que, gradativamente, tornou-se mais complexo e transformou-se numa língua;
4. a linguagem nasce das emoções, particularmente do grito (medo, surpresa ou alegria), do choro (dor, medo, compaixão) e do riso (prazer, bem-estar, felicidade). Citando novamente Rousseau em seu Ensaio sobre a origem das línguas:
“Não é a fome ou a sede, mas o amor ou o ódio, a piedade, a cólera, que aos primeiros homens lhes arrancaram as primeiras vozes… Eis por que as primeiras línguas foram cantantes e apaixonadas antes de serem simples e metódicas.”
Assim, a linguagem, nascendo das paixões, foi primeiro linguagem figurada e por isso surgiu como poesia e canto, tornando-se prosa muito depois; e as vogais nasceram antes das consoantes. Assim como a pintura nasceu antes da escrita, assim também os homens primeiro cantaram seus sentimentos e só muito depois exprimiram seus pensamentos.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática 2000.
Considere o trecho “Uma primeira divergência sobre o assunto surgiu na Grécia: a linguagem é natural aos homens (existe por natureza) ou é uma convenção social?” e assinale a alternativa que o analisa corretamente.
a) O verbo em destaque está no singular, pois retoma uma informação implícita flexionada no singular, mas poderia se flexionar no plural no caso de concordar com um elemento no plural.
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b) O verbo em destaque indica existência. Assim, não pode ser flexionado no plural, no caso de se referir a um termo flexionado no plural.
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c) O verbo deveria estar no plural, pois diz respeito à existência de “os homens”.
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d) O termo “por natureza” sofre a ação verbal, sendo, portanto, um paciente do processo de existir e deveria se relacionar ao verbo sem preposição.
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Assinale a alternativa que justifica corretamente a ortografia do termo em destaque no trecho “Eis por que as primeiras línguas foram cantantes [...]”.
a) Tem função explicativa à informação que o precede e pode ser substituído por “visto que”.
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b) Por introduzir um motivo subjetivo à assertiva apresentada previamente, poderia ser substituído por “por qual motivo”.
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c) Está sendo utilizado em uma pergunta indireta, com função retórica, e encontra-se posicionado na parte inicial da oração.
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d) Equivale ao substantivo “razão”. Além disso, poderia ser grafado “porque”, pois introduz uma explicação.
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Ao longo do texto, a expressão “isto é” é utilizada com a finalidade de indicar
a) adições de ideias, visto que se trata de um texto de cunho expositivo e diversos conceitos precisam que exemplos sejam apresentados com o objetivo de especificar seus sentidos.
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b) relações de paronímia, pois são apresentados conceitos amplos que precisam ser especificados.
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c) retificações, na apresentação dos itens 1 e 2, visto que introduzem informações que se opõem às assertivas que definem linguagem expostas no primeiro parágrafo.
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d) explicações e detalhamentos informativos. Sendo assim, presta-se a construir relações semânticas de sinonímia entre termos e suas especificações.
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Considere as ocorrências do vocábulo “assim”, no último parágrafo, e assinale a alternativa INCORRETA.
a) Na primeira ocorrência, “assim” tem finalidade de estabelecer uma relação conclusiva em relação ao que foi descrito nos itens anteriores.
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b) A terceira ocorrência de “assim” revela um raciocínio analógico da autora ao assemelhar diferentes formas de expressão.
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c) Na segunda ocorrência, o conectivo “assim” indica o modo como a pintura nasceu.
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d) A segunda e a terceira ocorrências criam entre si uma relação de contiguidade.
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Assinale a alternativa que reescreve adequadamente o trecho “Assim, a linguagem, nascendo das paixões, foi primeiro linguagem figurada e por isso surgiu como poesia e canto, tornandose prosa muito depois; e as vogais nasceram antes das consoantes.”, mantendo a correção gramatical.
a) Dessarte, por estar vinculada a paixões, a linguagem manifestou-se figurativamente por meio da poesia e do canto; a prosa surgiu posteriormente, sendo que a origem das vogais precede à das consoantes.
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b) Desse modo, conquanto, as paixões suscitaram à origem da linguagem figurada, manifesta por meio da poesia e canto; a posteriori, houve-se a prosa, oriunda do surgimento das vogais, e, em seguida, as consoantes.
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c) Dessa forma, primeiramente a linguagem figurada surgiu afim de expressar sentimentos e, portanto, se manifestou como poesia e canto; por sua vez, a prosa se originou da conjunção entre vogais e consoantes.
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d) Portanto, porquanto nasceu das paixões, a linguagem manifestou-se figurativamente, através do canto e da poesia; desta, a prosa desdobrou-se, primeiramente, a partir do uso das vogais, segundamente, às consoantes.
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Referente às ideias e informações apresentadas no texto, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A autora vale-se de um raciocínio dialético ao propor duas características opostas da linguagem (natural x social) e uma síntese que abarca ambos os argumentos.
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b) As emoções negativas tendem a motivar a criação de formas de expressão mais elaboradas.
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c) O discurso de Rousseau é constituído predominantemente pela relação semântica de antonímia, para, por meio de extremos, abarcar a abrangência dos motivos que suscitaram a origem da linguagem.
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d) As quatro observações sobre a linguagem estão assim enumeradas por representarem uma gradação percebida tanto no seu surgimento quanto na sua funcionalidade.
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Assinale a alternativa que indica corretamente o motivo de o verbo em destaque estar no plural no trecho “Não é a fome ou a sede, mas o amor ou o ódio, a piedade, a cólera, que aos primeiros homens lhes arrancaram as primeiras vozes”
a) Concordar com “as primeiras vozes”.
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b) Concordar com “os primeiros homens”.
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c) Concordar com “o amor ou o ódio, a piedade, a cólera”.
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d) Indicar indeterminação de referência ao agente verbal.
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Assinale a alternativa em que a ordem e a pontuação do seguinte excerto, apesar de alteradas, preservem a correção gramatical do período.
“Se a linguagem for natural, as palavras possuem um sentido próprio e necessário; se for convencional, são decisões consensuais da sociedade
e, nesse caso, são arbitrárias, isto é, a sociedade poderia ter escolhido outras palavras para designar as coisas.”
a) Se a linguagem for natural, as palavras possuem um sentido próprio e necessário. Se for convencional, são decisões consensuais da sociedade e, nesse caso, são arbitrárias (isto é, a sociedade poderia ter escolhido, para designar as coisas, outras palavras).
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b) Se a linguagem for natural, as palavras possuem um sentido próprio e necessário. Se for convencional, são decisões consensuais da sociedade e, nesse caso são arbitrárias: isto é, a sociedade poderia ter escolhido, para designar as coisas, outras palavras.
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c) As palavras possuem um sentido próprio e necessário se a linguagem for natural; são decisões consensuais da sociedade se for convencional e, são arbitrárias, isto é, a sociedade poderia ter escolhido outras palavras, para designar as coisas nesse caso.
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d) As palavras possuem um sentido próprio e necessário, se a linguagem for natural; se for convencional, são decisões consensuais da sociedade e são arbitrárias isto é, para designar as coisas, a sociedade poderia ter escolhido outras palavras, nesse caso.
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Mario, por solicitação de João, apresentou a este uma proposta por escrito para pintura do apartamento de João, no valor de R$ 6.000,00, parcelado em três pagamentos mensais, com entrada, com prazo para aceitação da proposta de cinco dias úteis. Passados dez dias úteis, João respondeu a Mario, também por escrito, aceitando o valor, mas solicitando, caso fosse possível, efetuar o pagamento em quatro parcelas mensais, com entrada. Com base no que dispõe o Código Civil Brasileiro, a resposta de João implica
a)
o aceite da proposta de Mario, obrigando este a cumprir ainda que com o parcelamento em três pagamentos mensais, com entrada. |
b)
uma resposta sem nenhum valor legal. |
c)
a contratação tácita do serviço. |
d)
uma nova proposta, agora feita por João. |
A respeito da responsabilidade civil, nos termos previstos no Código Civil Brasileiro, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as
corretas.
a)
Apenas I e III. |
b)
Apenas III e IV. |
c)
Apenas II e IV. |
d)
Apenas I e II. |
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