ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Câmara Municipal de Mauá - SP (Câmara Municipal de Mauá - SP) - Procurador Legislativo - VUNESP (Vestibular da Universidade Estadual Paulista) - 2019

Língua Portuguesa

Texto I

Leia a tira para responder à questão.

1 -

De acordo com a fala da personagem, as mídias giratórias
estão

a)

na moda.

b)

no auge.

c)

obsoletas.

d)

modernizadas.

e)

para ser superadas.

2 -

Na frase “elas podiam ‘avançar’”, o enunciado é formulado sob

a)

uma hipótese, e as aspas em “avançar” sugerem duplo sentido do verbo.

b)

uma contradição, e as aspas em “avançar” dão ênfase ao sentido do verbo.

c)

uma certeza, e as aspas em “avançar” reforçam no verbo a ideia de perplexidade.

d)

uma conjectura, e as aspas em “avançar” mostram que o verbo expressa descaso.

e)

uma consequência, e as aspas em “avançar” conferem sentido pejorativo ao verbo.

Texto II

Leia o texto para responder à questão.

 

No calor da hora

   Os impactos climáticos são mais agressivos e acelerados do que se supunha há uma década. A temperatura global entre 2015 e 2019, por exemplo, será mais alta que em qualquer período equivalente já registrado. “Ondas de calor disseminadas e duradouras, recordes de incêndios e outros eventos devastadores como ciclones tropicais, enchentes e secas têm impactos imensos no desenvolvimento socioeconômico e ambiental”, afirma o relatório das Nações Unidas publicado por ocasião do debate anual da Assembleia-Geral. O estudo, sugestivamente denominado Unidos na Ciência, foi produzido pelo Grupo Consultivo de Ciências da Cúpula da Ação Climática e compila de maneira altamente sintética as descobertas científicas decisivas mais recentes no domínio das pesquisas sobre mudanças climáticas.

   Estima-se que a temperatura global esteja hoje 1,1 grau Celsius acima da era pré-industrial (1850-1900) e 0,2 grau acima da média da temperatura global entre 2011 e 2015. Como resultado, a ascensão do nível do mar está acelerando e a água já se tornou 26% mais ácida do que no início da era industrial, com grande prejuízo para a vida marinha. Nos últimos 40 anos, a extensão de gelo ártico no mar declinou aproximadamente 12% por década. Entre 1979 e 2018 a perda anual de gelo do lençol glacial antártico sextuplicou. As ondas de calor aumentaram os índices de letalidade ambiental nos últimos cinco anos. No verão de 2019, os incêndios florestais na região ártica cresceram sem precedentes. Só em junho as queimadas emitiram 50 megatons de dióxido de carbono na atmosfera, mais do que a soma de todas as emissões no mesmo mês entre 2010 e 2018.
   Estima-se que, para atingir a meta dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de limitar o aumento da temperatura em relação à era pré-industrial a 2 graus, os esforços atuais precisam ser triplicados. No caso da meta ideal de limitar esse aumento a 1,5 grau, esses esforços precisariam ser quintuplicados. Tecnicamente, dizem os pesquisadores, isso ainda é possível, mas demandará ações urgentes de intensificação e replicação das políticas mais bem-sucedidas.

   Em resumo, os crescentes impactos climáticos intensificam o risco de cruzar limites irreversíveis. Os pesquisadores apontam três setores que precisam investir diretamente na descarbonização: finanças, energia e indústria. Além disso, outras três áreas são decisivas: soluções baseadas na natureza, ações locais e urbanas e o incremento da resiliência e adaptação às mudanças climáticas, especialmente nos países mais vulneráveis.

(https://opiniao.estadao.com.br. Adaptado)

3 -

O objetivo do texto é

a)

expor a problemática dos impactos climáticos que, segundo descobertas científicas, cruzaram limites irreversíveis, restando ao ser humano esperar pelo pior.

b)

relatar experiências que têm avaliado os impactos climáticos e propor que os governos as implementem a médio prazo para evitar o aumento da temperatura no planeta.

c)

descrever as principais pesquisas sobre o aumento da temperatura no planeta, revelando que a questão é menos problemática do que se tem noticiado.

d)

analisar a situação do planeta com base nas mudanças climáticas ocorridas ao longo do tempo e propor ações que visem conter o aumento da temperatura.

e)

narrar os esforços dos pesquisadores para que o aumento da temperatura seja definitivamente barrado e ela possa estar, a curto prazo, igual à da era pré-industrial.

4 -

De acordo com o texto, é correto afirmar que

a)

a previsão, há dez anos, era de que os impactos climáticos seriam agressivos e acelerados como se tem visto hoje.

b)

os incêndios florestais que ocorreram na região ártica, no verão de 2019, cresceram de forma inédita.

c)

a replicação das políticas mais bem-sucedidas permitirá limitar a temperatura a valores anteriores à do período 1850-1900.

d)

a temperatura global entre 2015 e 2019, mais alta que em qualquer período equivalente já registrado, nunca mais se repetirá.

e)

os impactos climáticos, que trazem muitos prejuízos, estão sendo combatidos por três setores que investem em descarbonização.

5 -

As informações apresentadas ao longo do 2º parágrafo do texto correspondem a

a)

possibilidades efetivas de alta de temperatura do planeta, as quais requerem conscientização das pessoas.

b)

expectativas quanto ao aumento da temperatura do planeta, as quais exigem ações urgentes da população mundial.

c)

consequências do aumento da temperatura do planeta, as quais revelam um cenário preocupante para a humanidade.

d)

projeções de aumento da temperatura do planeta, as quais mostram a desatenção da humanidade com o clima.

e)

causas do aumento da temperatura do planeta, as quais têm um impacto irrelevante no conjunto dos problemas climáticos.

6 -

Considere as passagens do texto:

• O estudo [...] compila de maneira altamente sintética as descobertas científicas decisivas mais recentes... (1º parágrafo)

• ... a ascensão do nível do mar está acelerando... (2º parágrafo)

• As ondas de calor aumentaram os índices de letalidade ambiental nos últimos cinco anos. (2º parágrafo)

Conforme o contexto em que estão inseridos, os termos destacados significam, correta e respectivamente:

a)

junta; sumarizada; poluição; morbidade.

b)

reúne; resumida; elevação; mortalidade.

c)

expõe; condensada; alteração; morbidez.

d)

converte; explicativa; oscilação; extermínio.

e)

organiza; exemplificada; transformação; fatalidade.

7 -

Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de concordância.

a)

Será requerido ações urgentes de intensificação e replicação das políticas mais bem-sucedidas para limitar o aumento da temperatura a 1,5 grau.

b)

Os pesquisadores apontam que devem haver investimentos diretos na descarbonização por três setores: finanças, energia e indústria.

c)

Os países mais vulneráveis precisa que três áreas seja protagonista nas transformações: soluções baseadas na natureza, ações locais e urbanas e o incremento da resiliência e adaptação às mudanças climáticas.

d)

O desenvolvimento socioeconômico e ambiental sofre impacto devido às mudanças climáticas que põe o mundo em estado de alerta.

e)

Em junho, as queimadas emitiram 50 megatons de dióxido de carbono na atmosfera, mais do que a soma de todas as emissões que haviam sido realizadas no mesmo mês entre 2010 e 2018.

8 -

Considere as passagens:

  • “Ondas de calor disseminadas e duradouras, recordes de incêndios e outros eventos devastadores como ciclones tropicais, enchentes e secas têm impactos imensos no desenvolvimento socioeconômico e ambiental”... (1º parágrafo)
  • Só em junho as queimadas emitiram 50 megatons de dióxido de carbono na atmosfera, mais do que a soma de todas as emissões no mesmo mês entre 2010 e 2018. (2º parágrafo)
  • Tecnicamente, dizem os pesquisadores, isso ainda é possível, mas demandará ações urgentes de intensificação e replicação das políticas mais bem-sucedidas. (3º parágrafo)

As expressões destacadas são empregadas, respectivamente, com a função de:

a)

exemplificar; comparar; opor uma informação a outra.

b)

comparar; opor uma informação a outra; concluir.

c)

enumerar; comparar; explicar a informação anterior.

d)

exemplificar; resumir; adicionar uma informação a outra.

e)

comparar; comparar; indicar a condição da informação.

Texto III

Leia trecho da crônica de Luís Fernando Veríssimo para responder à questão.

Vá entender. ________ que depois dos 7 a 1 o torcedor brasileiro, desencantado, passaria ________ badminton, balé aquático ou outro esporte que não envolvesse bola ou qualquer coisa vagamente esférica. O desastre na Copa de 2014 não só ________ não éramos mais o país do futebol como fomentaria nosso ódio pelo futebol. O futebol seria para nós como a História para Stephen Dedalus, aquele personagem do James Joyce: um pesadelo do qual estaríamos tentando acordar. Mas não. Assimilamos a derrota até com certa resignação filosófica. Depois da derrota para o Uruguai em 1950, correram boatos de suicídios em massa, de torcedores ateando fogo ________ vestes, do Bigode engolindo formicida e do Barbosa pedindo asilo numa embaixada estrangeira. Depois dos 7 a 1 não houve nada parecido, nem boatos de coisa parecida. Foi uma desilusão dolorida, não foi uma tragédia.

(Luis Fernando Veríssimo [org. Adriana Falcão e Isabel Falcão], “O bum”. Ironias do tempo, 2018. Adaptado.)

9 -

Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:

a)

Imaginava-se ... a se interessar por ... convencer-nos-ia de que ... às

b)

Se imaginava ... à se interessar em ... convenceria-nos de que ... a

c)

Imaginava-se ... à se interessar sobre ... nos convenceria que ... à

d)

Se imaginava ... a se interessar em ... convencer- -nos-ia que ... as

e)

Imaginava-se ... a se interessar por ... nos convenceria de que ... às

10 -

As informações do texto permitem concluir que a hipótese de que

a)

o torcedor brasileiro deixaria de exaltar suas tragédias não foi levada a termo, uma vez que a sua resignação filosófica foi insuficiente para minimizar a derrota por 7 a 1 da Copa de 2014.

b)

o futebol deixaria de ser o esporte preferido do brasileiro começou a virar realidade, uma vez que outros esportes que não envolvem bola caíram no gosto dos torcedores.

c)

o Brasil deixaria de ser o país do futebol virou realidade, uma vez que os torcedores encararam a derrota por 7 a 1 como uma verdadeira tragédia, tal como aquela para o Uruguai em 1950.

d)

o brasileiro deixaria de gostar de futebol depois do desastre da Copa de 2014 não se concretizou, uma vez que os torcedores aceitaram o sofrimento imposto pela derrota por 7 a 1 sem revoltas.

e)

a Copa de 2014 deixaria de incomodar rapidamente o torcedor brasileiro foi deixada de lado, uma vez que o espírito de sofrimento e tragédia de 1950 se instalou no país.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.