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Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Recife - PE (Prefeitura Municipal de Recife) - Analista de Gestão Administrativa - FCC (Fundação Carlos Chagas) - 2019

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

O que une as posições que uma venerável linhagem de moralistas manifestou é, segundo as convicções do autor do texto,

a) a aversão que todos eles demonstram pelo poder democrático que a música em especial, dentre todas as artes, expande nas mais diversas culturas.
b) a incapacidade que todos manifestam de se sentirem de algum modo tocados pelos elementos da música que julgam nocivos à moralidade.
c) o reconhecimento comum de que a música, ao propiciar momentos tão agradáveis, distrai os homens de suas responsabilidades profissionais.
d) o repúdio ao que há justamente de prazeroso e encantatório na música, o que revela que também eles são sensíveis aos efeitos dessa arte.
e) a crítica que fazem todos ao culto do ócio e da improdutividade, vícios que esses moralistas acusam a arte musical de disseminar entre todos nós.
2 -

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

a) uma venerável linhagem de moralistas (1º parágrafo) = uma notória cúpula de mentores.
b) é capaz de suscitar nos ouvintes (1º parágrafo) = está apta a dissuadir os que a ouvem.
c) se penitenciou por sua irrefreável propensão (1º parágrafo) = expiou sua irreprimível inclinação.
d) pressupõe uma viva percepção (2º parágrafo) = pressente uma sensorial intuição.
e) se empenharam em preveni-la e erradicá-la (2º parágrafo) = se habilitaram a provê-la e externá-la.
3 -

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto

a) A força contagiante da música não se impõe apenas aos que a amam e acolhem; surge como atraente ameaça para os que temem seus mágicos poderes.
b) Os mágicos poderes da música são temíveis para alguns, embora menos para quem a ame sobretudo por força da magia em que os contagiam.
c) Muitos se deixam impor pelo poder da música, cuja força contagiante, todavia, também desperta os temores nos que os alimentam diante dela.
d) Por mais que se sintam ameaçados pelos mágicos poderes da música, há também os que muito a veneram por causa de sua força contagiante.
e) Além dos que a acolhem por amor, há também quem lhes ame os poderes, sendo a música uma força contagiante de encantamento e magia.
4 -

O verbo indicado entre parênteses deverá ser flexionado de modo a concordar com o elemento sublinhado na frase:

a)

A Aristóteles, Platão e a outros pensadores (impressionar) vivamente a magia encantatória dos ritmos e das melodias musicais.

b)

Crê o autor do texto que àquele a quem mais (abalar) os efeitos da música é também quem mais conhece as razões para temê-la.

c)

Todos os ataques que contra a música se (promover) costumam partir dos que são extremamente sensíveis aos seus poderes.

d)

Está no texto a convicção, contra a qual a poucos (ocorrer) de se levantar, de que são irreprimíveis os efeitos gerados pelo ritmo musical.

e)

A música, independentemente dos que nela ( ter) a atenção concentrada, acaba contagiando o ambiente em que se a promova.

5 -

A exclusão da vírgula alterará o sentido da seguinte frase:

a) Ao longo da História, muitos pensadores manifestaram seu temor pelos poderes da música.
b) Obviamente, não é a todos que desconcerta surpreender-se com os poderes da música.
c) A música afeta aos ouvintes atentos, que conhecem seus mágicos poderes.
d) Nem todos temem a música, porque nem todos reconhecem seus mágicos poderes.
e) Aos que gostam da música, garante-se uma inesgotável fonte de prazer e de sensualidade.

Texto II

>

6 -

A frase O vigor e o tom dos ataques traem o melindre contém um argumento semelhante ao que está nesta outra frase:

a) nossos respeitáveis moralistas sabiam muito bem do que estavam falando. (3º parágrafo)
b) Há pessoas que não suportam a música... (1º parágrafo)
c) Platão condenou certas escalas e ritmos musicais... (1º parágrafo)
d) O que todo esse medo da música [...] sugere? (2º parágrafo)
e) O que mais violentamente repudiamos está em nós mesmos. (3º parágrafo)

Texto III

7 -

Mantendo, ao longo do texto, convicção quanto ao que sejam os limites da propriedade, o autor

a) restringe o direito à posse da terra aos que não desconhecem o valor econômico dos investimentos a que ela convida para se tornar cada vez mais valiosa.
b) defende com intransigência a propriedade da terra, desde que subordinada a princípios morais e éticos que a tradição cultural de um país deve especificar quais sejam.
c) subordina o direito à terra à condição de que ela deve servir para atender as necessidades essenciais que se apresentam na vida de cada um.
d) equipara o direito à propriedade da terra aos direitos humanos, razão pela qual defende o máximo de clareza legislativa ao definir os limites de uma propriedade.
e) condiciona o estabelecimento dos limites de uma propriedade aos critérios que o proprietário mesmo deve bem definir para justificar as terras que possui e administra.
8 -

O segmento em que se destaca a desconsideração de um princípio de justiça defendido ao longo do texto é

a) fincam cercas para além dos limites da necessidade...
b) ela está sendo constantemente transformada em vida.
c) É a própria vida que determina o círculo de espaço que lhe pertence...
d) O espaço que é propriedade do meu corpo é um dos direitos que a vida tem.
e) propriedade: aquilo que não me é estranho, que é parte de mim mesmo...
9 -

As formas verbais atendem às normas de concordância e estabelecem uma adequada correlação entre os tempos e os modos na frase:

a) Sempre terão havido aqueles ambiciosos para os quais não contarão os limites de propriedade a serem observados.
b) Os espaços que venham a ser propriedade do meu corpo deverão corresponder plenamente a necessidades minhas.
c) Poderão acorrer aos bebedouros qualquer pássaro, desde que não houvesse a tomada de posse por um deles.
d) Se couberem aos proprietários atender às necessidades do corpo, eles se regulariam por esse princípio de direito.
e) Uma vez que se infrinja os critérios da necessidade humana, o direito à propriedade poderia se mostrar abusivo.
10 -

Indica-se adequada transposição da voz verbal de um segmento para outra voz verbal no seguinte caso:

a) onde se colocam as cercas = onde as cercas são colocadas.
b) um deles já tomou posse = um deles já possuiu.
c) que não pode ser tocado = que não deverá ser tocado.
d) não foi consumido pela vida = a vida não consumiu.
e) sendo [...] transformada em vida = a vida passa a ser transformada.

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