ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) - Assistente Administrativo - IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação) - 2019

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Sobre a interpretação do trecho, assinale a alternativa incorreta.

a) O texto nos ensina que respirar é a única e real cura de qualquer doença física e mental.
b) Trazer consciência ao ato de respirar pode tranquilizar nossos processos mentais.
c) De acordo com o texto, trazer atenção às etapas de respiração – inspiração, pausa, expiração – nos conecta à realidade, ao presente.
d) A consciência da realidade, alcançada por meio da respiração atenta, é uma atitude que promove a cura e renovação.
2 -

De acordo com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa que faz uso correto do acento grave, indicador de crase.

a) A autora afirma que é devido à consciência do ato de respirar que tranquilizamos à mente.
b) Segundo Monja Cohen, é graças às ações de inspirar e expirar que conseguimos alcançar à tranquilidade tão desejada.
c) O estado atento à respiração garante nossa presença no aqui e agora, o que é fundamental para à tranquilidade mental.
d) A atenção à respiração permite a nossa presença no aqui e agora, conduzindo-nos à sensação de tranquilidade da mente.
3 -

De acordo com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa que classifica, correta e respectivamente, os termos destacados na frase a seguir “tranquilizamos o processo mental de relembrar (ou remoer) o que já passou”.

a) Artigo e Pronome Oblíquo.
b) Pronome Oblíquo e Artigo.
c) Artigo e Pronome Demonstrativo.
d) Pronome Demonstrativo e Artigo.
4 -

De acordo com a leitura do trecho “Respirar conscientemente é a chave principal.”, analise as afirmativas abaixo.

I. O trecho possui dois verbos: um está na forma nominal do infinitivo e o outro está conjugado na terceira pessoa do singular do presente do indicativo.

II. A palavra “conscientemente” qualifica o estado de quem respira, por isso é um adjetivo.

III. Esse trecho é um período composto por duas orações coordenadas.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas
c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d) Apenas a afirmativa III está correta.

Texto II

 

Trecho I :Ai, Meu Deus, que saudade da Amélia/ Aquilo sim é que era mulher/ Às vezes passava fome ao meu lado/ E achava bonito não ter o que comer/ Quando me via contrariado/ Dizia: "Meu filho, o que se há de fazer!"/ Amélia não tinha a menor vaidade/ Amélia é que era mulher de verdade. (Ataulfo Alves) (Fonte: Letras.mus)

Trecho II : Me deram um palco e eu vou cantar/ Canto pela tia queé silenciada/ Dizem que só a pia é seu lugar / Pela mina que é de quebrada/ Que é violentada e não pode estudar (...) Dona de casa limpa, lava e passa/ Mas fora do lar não pode trabalhar/ Não precisa ser Amélia pra ser de verdade/ Cê tem a liberdade pra ser quem você quiser/. (Bia Ferreira)

5 -

Leia com atenção o trecho da canção “Ai, que saudades de Amélia” (trecho I) e, de acordo com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

a) Quando o eu-lírico afirma que “às vezes” Amélia passava fome ao seu lado, ele deixa implícito que ela só via beleza na miséria compartilhada apenas porque essa privação não era constante, era eventual.
b) Ao afirmar “Aquilo sim que era mulher”, o uso do pronome demonstrativo “aquilo” revela um problema de concordância nominal, já que é um pronome masculino que concorda com o termo “mulher”, que é um substantivo feminino.
c) A falta de vaidade feminina é vista como qualidade positiva pelo eu-lírico.
d) A oração “Quando me via contrariado” estabelece uma relação adversativa com a oração seguinte.

Texto III

Trecho I :Ai, Meu Deus, que saudade da Amélia/ Aquilo sim é que era mulher/ Às vezes passava fome ao meu lado/ E achava bonito não ter o que comer/ Quando me via contrariado/ Dizia: "Meu filho, o que se há de fazer!"/ Amélia não tinha a menor vaidade/ Amélia é que era mulher de verdade. (Ataulfo Alves) (Fonte: Letras.mus)

Trecho II : Me deram um palco e eu vou cantar/ Canto pela tia queé silenciada/ Dizem que só a pia é seu lugar / Pela mina que é de quebrada/ Que é violentada e não pode estudar (...) Dona de casa limpa, lava e passa/ Mas fora do lar não pode trabalhar/ Não precisa ser Amélia pra ser de verdade/ Cê tem a liberdade pra ser quem você quiser/. (Bia Ferreira)

6 -

Sobre a interpretação da letra da canção de Bia Ferreira (trecho II), assinale a alternativa correta.

a) No trecho “canto pela tia que é silenciada”, o eu-lírico quer falar e calar a voz de uma pessoa mais velha.
b) O eu-lírico acredita que a dona de casa deve limpar, lavar e passar e que essa é a real liberdade feminina.
c) A letra pode ser interpretada como uma forma de resistência feminina por meio da arte: da escrita, voz e do palco.
d) No trecho “Não precisa ser Amélia para ser de verdade” a autora afirma a inexistência de uma mulher chamada Amélia
7 -

De acordo com a interpretação dos dois trechos e da Gramática Normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Por estabelecer uma relação intertextual com o trecho I, é necessário que o leitor tenha conhecimento prévio da canção de Ataulfo Alves para que tenha condições de compreender, ainda que parcialmente, o trecho II.

( ) Nos dois trechos, predomina o coloquialismo, a utilização de expressões informais, já que ambos são canções populares.

( ) Os dois eu-líricos expressam a mesma visão sobre a mulher, enxergando-a como um ser incapaz de existir de forma emancipada do homem.

( ) O trecho II é considerado uma paráfrase do trecho I, já que inverte os valores propostos no texto original, buscando efeito cômico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) F, F, F, F.
b) V, F, V, F.
c) F, V, V, F.
d) V, F, F, V.
8 -

De acordo com os trechos I e II e com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo.

I. Comparando os dois trechos, é correto dizer que no primeiro há a utilização do discurso direto e no segundo trecho há a utilização do discurso indireto.

II. No trecho I, as expressões “Meu Deus” e “Meu filho” são vocativos que imitam um diálogo bíblico: “Deus”, como pai e o eulírico como o “filho” de Deus.

III. No trecho II, os versos “Mas fora do lar não pode trabalhar” e “Cê tem a liberdade pra ser quem você quiser” tornam o texto contraditório, pois, enquanto o primeiro afirma que a mulher não pode trabalhar fora de casa, o segundo diz que ela tem liberdade para ser quem ela quiser.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas a afirmativa I está correta
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
d) Apenas a afirmativa III está correta
9 -

Leia atentamente o trecho “Mas fora do lar não pode trabalhar” e assinale a alternativa que substitui o termo destacado, preservando o seu sentido original e a adequação da frase segundo a Gramática Normativa da Língua Portuguesa.

a) Por que.
b) Todavia.
c) Porque.
d) Já que.

Texto IV

10 -

De acordo com o texto, assinale a alternativa
correta.

a) corpo clínico não era autorizado a usar os computadores, o que restringia o uso tecnológico no hospital, prejudicando, assim, o seu trabalho.
b) Os provedores de saúde, no momento presente, respeitam a tecnologia, o que não acontecia há alguns anos devido à desinformação do corpo clínico sobre como operá-la.
c) A informatização evita que pacientes façam solicitações de exames que não são necessárias, já que, ao analisar virtualmente seus dados, podem deduzir o diagnóstico mais rapidamente.
d) O processo que levou os provedores de saúde a utilizarem a Tecnologia da Informação de maneira mais ampla, junto com o corpo clínico, tende a continuar, já que é sinônimo de melhoria no cuidado.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.