Com base no estudo do enfoque sistêmico e do processo administrativo contemporâneo, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. O enfoque sistêmico oferece ao administrador uma visão integrada das organizações e do processo administrativo.
II. Enquanto a administração científica tradicional focaliza apenas a eficiência do sistema e deixa as pessoas em segundo plano, a administração sistêmica propõe uma visão integrada: as organizações são sistemas sociais.
III. O indivíduo comporta-se em um papel dentro das organizações, inter-relacionando-se com os demais indivíduos como um sistema aberto. Nesse sentido, a Teoria de Sistemas utiliza o conceito do “homem social" em contraste com o do “homo economicus" da Teoria Clássica.
IV. Diferentes linhas de pensamento convergem para o moderno enfoque sistêmico. Entretanto, as mais importantes são a teoria da forma, a cibernética e a teoria geral dos sistemas.
V. A ideia de sistema e enfoque sistêmico ajuda a compreender muitas situações ou problemas enfrentados pelas organizações. Porém, é necessário utilizar outras abordagens teóricas para entender e manejar suas complexidades.
a) As afirmativas II e V estão corretas.
|
b) Somente a afirmativa III está correta.
|
c) As afirmativas I e III estão corretas.
|
d) As afirmativas IV e V estão corretas.
|
e) As afirmativas I e IV estão corretas.
|
Com relação à compreensão sobre a evolução do pensamento administrativo, assim como suas teorias e abordagens, analise as seguintes assertivas e assinale a alternativa correta: I. A Teoria Clássica da Administração não se aplica aos dias atuais; seu valor é meramente teórico e histórico. II. As condições ambientais são suficientes para induzir o estado de motivação para o trabalho, considerando o papel dos fatores motivacionais. III. O valor dos resultados, a associação entre o desempenho e a recompensa e a associaçãoentre o esforço e o desempenho são os componentes principais da Teoria da Expectativa. IV. Arbitrariedade, despotismo e tirania, que representam violências contra os liderados, são exemplos de comportamentos de líderes autocráticos. V. Na passagem para o século XXI, o estudo da liderança focaliza o estilo motivacional, identificando um tipo de líder carismático que, além de ser inspirador, oferece recompensas materiais.
a) As afirmativas I, II e V estão corretas.
|
b) Somente a afirmativa III está correta.
|
c) As afirmativas II e III estão corretas.
|
d) Somente a afirmativa V está correta.
|
e) As afirmativas I e IV estão corretas.
|
Julgue as afirmativas sobre a inovação tecnológica e o processo empreendedor e assinale a alternativa INCORRETA:
a) O processo empreendedor inicia-se quando um evento gerador possibilita o início de um novo negócio. Esse evento gerador acontece naturalmente e é independente de fatores externos ou ambientais e sociais, de aptidões pessoais ou, ainda, do somatório desses fatores, mesmo que esses fatores sejam críticos para o surgimento e o crescimento de uma nova empresa.
|
b) A inovação tecnológica, de acordo com Dertouzos (1999), possui quatro pilares: 1. Investimento de capital de risco; 2. Infraestrutura de alta tecnologia; 3. Ideias criativas; e 4. Cultura empreendedora focada na paixão pelo negócio.
|
c) O processo empreendedor, na visão de Timmons (1994), apresenta três fatores essenciais para a sua existência: 1. A oportunidade que deve ser avaliada; 2. A equipe empreendedora, ou seja, quem, além do empreendedor, estará atuando em conjunto; e 3. Quais são os recursos, como e onde esta equipe irá consegui-los.
|
d) Uma alternativa para o processo empreendedor adaptado de Hisrich (1998) abrange as fases de: 1. Identificar e avaliar a oportunidade; 2. Desenvolver o plano de negócios; 3. Determinar e captar os recursos necessários; e 4. Gerenciar a empresa criada.
|
e) As inovações tecnológicas têm sido o diferencial do desenvolvimento econômico mundial, o qual depende de quatro fatores críticos: 1. Talento (pessoas); 2. Tecnologia (ideias); 3. Capital (recursos); e 4. Know-how (conhecimento), que devem ser analisados para se entender o processo empreendedor
|
A partir da década de 1980, com os novos conceitos do desenvolvimento sustentável abordados, acentuaram-se a relações entre a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico. As questões ambientais passaram a ser incorporadas nas estruturas das organizações e tornaram-se elementos consideráveis nas estratégias de crescimento das empresas, podendo ocasionar novas oportunidades e vantagem competitiva ou, então, ameaças para as não adeptas, uma vez que o mercado está a cada dia mais aberto e competitivo. A partir do contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir a respeito da Gestão Ambiental nas organizações e o enfoque com o desenvolvimento sustentável. Depois, assinale a alternativa correta.
I. A variedade de propostas e denominações reflete os múltiplos entendimentos concernentes ao meio ambiente, ao ser humano, às causas atribuídas aos problemas ambientais e ao que se espera da ação educativa para a resolução desses problemas.
II. A falta de conscientização e o desconhecimento sobre a destinação ambientalmente adequada de um produto afeta a possibilidade de uma melhor compreensão sobre uma organização mais responsável e uma escolha consciente na opção de consumo.
III. Embora os administradores não estejam entre os profissionais que mais causam impactos ambientais, a elaboração das normas da série ISO 14000 sobre gestão ambiental fez os melhores cursos de graduação em Administração passarem a dedicar algum tempo a esse tópico.
IV. Entre as abordagens para a gestão ambiental empresarial, a abordagem da “prevenção da poluição" tem como preocupação básica o cumprimento da legislação e respostas às pressões da comunidade.
V. Embora tenham sido concebidas de acordo com o Ciclo PDCA, as normas produzidas pelos subcomitês e grupos de trabalho do TC 207 (Comitê Técnico 207) são independentes e podem, portanto, ser aplicadas em qualquer organização de forma isolada.
a) As afirmativas II, III e V estão corretas.
|
b) As afirmativas III e IV estão corretas.
|
c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
|
d) As afirmativas I, IV e V estão corretas.
|
e) As afirmativas I, II e V estão corretas.
|
Com relação à Gestão Ambiental e ao Desenvolvimento Sustentável, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A gestão socioambiental estratégica adiciona a variável socioambiental ao longo de todo o processo gerencial, utilizando-se suas funções e as interações que ocorrem no ecossistema do mercado para atingir, de forma sustentável, os objetivos e metas empresariais.
|
b) Um Sistema de Gestão Ambiental corresponde ao conjunto de procedimentos que permitem às organizações entenderem, controlarem e diminuírem os impactos ambientais de suas atividades, produtos e/ou serviços.
|
c) A visão economicista do mundo é o mais importante referencial para se construir uma sociedade sustentável.
|
d) As organizações devem buscar o alinhamento de seus negócios à luz do tripé da sustentabilidade - econômica, ambiental e social -, adotando políticas e diretrizes internacionais a fim de utilizar e gerar produtos ecologicamente corretos, assim como minimizar impactos ambientais..
|
e) A gestão ambiental pode proporcionar benefícios estratégicos, como melhora da imagem institucional, renovação do portfólio de produtos, aumento de produtividade, maior facilidade para cumprir os padrões ambientais, entre outros.
|
As aplicações do e-business, como e-commerce, eprocurement; e-collaboration, transformam a supply chain clássica e estática em uma supply chain dinâmica que utiliza como infraestrutura o ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistemas Integrados de Gestão. Com relação à capacidade de atender às necessidades de informação especificas do e-business, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O e-commerce envolve executar os pedidos dos clientes, a comunicação entre as partes, o rastreamento automático e instantâneo de cada pedido, testes e diagnósticos remotos e o registro dos dados e informações relevantes.
II. O e-procurement corresponde ao compartilhamento de informações a partir do qual algumas empresas oferecem, por meio da web, informações em tempo real a respeito de suas ordens de compra, ordens de venda, faturas e outros documentos que podem ser acessados pelos parceiros envolvidos.
III. O e-collaboration é o processo pelo qual um produtor busca os materiais necessários a sua operação entre os fornecedores. Atualmente, muitas empresas têm a seu dispor mercados eletrônicos para comprar e vender.
IV. Embora os custos da tecnologia necessária para a implantação dessa integração eletrônica possam ser considerados um aspecto negativo, essa nova forma de supply chain não apresenta desvantagens. Entre suas vantagens destacam-se a “confiança" entre os parceiros quanto às intenções de cada negócio e o “acesso" moderado a todo e qualquer tipo de informação.
a) As afirmativas II, III e IV estão erradas.
|
b) As afirmativas I, II e IV estão erradas.
|
c) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
|
d) As afirmativas II e III estão corretas.
|
e) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
|
Ao relacionar a política empresarial com as estratégias a serem desenvolvidas, observa-se que alguns fatores ou variáveis possuem grande influência no estabelecimento das estratégias organizacionais. Dentre essas variáveis, pode-se destacar a competitividade. Para estabelecer uma estratégia que ressalte as vantagens competitivas da empresa, o administrador deve
a) alocar recursos e esforços em suas fraquezas, pois a prioridade é a transformação dos pontos fracos em pontos fortes.
|
b) concentrar seus esforços na observação de perigos iminentes advindos do ambiente externo (as chamadas ameaças da análise SWOT).
|
c) manter a vantagem competitiva da empresa muito acima das expectativas e exigências do mercado, para que os consumidores percebam com facilidade o seu diferencial.
|
d) alocar recursos e esforços para os pontos em que a empresa tem real vantagem competitiva.
|
e) ficar numa situação defensiva, remediando problemas e limitações que podem surgir, para que esses não afetem seu processo produtivo.
|
A rapidez e a facilidade observada no processo de troca de informações, bem como a inserção de empresas de diferentes portes em cadeias de valor globais, reforçam a importância de se analisar o contexto externo à organização. Ao analisar o ambiente externo, o administrador verifica as ameaças e as oportunidades que estão no ambiente da empresa e as melhores maneiras de evitar ou usufruir dessas situações. Considerando uma correta análise das oportunidades, pode-se afirmar que
a) uma empresa provavelmente se aproveitará de uma vantagem diferencial, se suas características particulares satisfazem os requisitos para o sucesso da oportunidade de forma mais eficiente, eficaz e efetiva que sua concorrente potencial.
|
b) a identificação das oportunidades deve ser restrita, pois não se faz necessário um mapeamento extenso, uma vez que todas as empresas possuem recursos limitados e não conseguem responder a todas as vantagens do ambiente externo.
|
c) as oportunidades internas são mais relevantes que as externas, pois há um maior conhecimento de suas características. Com isso, seu uso é mais rápido e de menor custo, como a oportunidade relativa a novos produtos e serviços.
|
d) dentre as oportunidades observáveis, existe a denominada “ponto neutro”. Esta é uma variável identificada pela empresa; todavia, não existem critérios e parâmetros de avaliação para sua classificação como ponto forte ou ponto fraco.
|
e) todas as situações observáveis no ambiente interno e externo podem ser consideradas oportunidades, pois a empresa pode mudar seu processo produtivo e/ou seus interesses para usufruir dos benefícios advindos delas.
|
A abordagem da Inovação Aberta (IA) está fundamentada na utilização de esforços internos ou externos para avançar no desenvolvimento de novas tecnologias. É necessário que as organizações adotem uma nova forma de pensar para utilização dessa abordagem, a qual possui inúmeras formas de aplicação. Essa mudança de paradigma atua na transição do modelo de inovação fechada para o modelo de inovação aberta. Com base no exposto, pode ser considerado um pensamento concernente à inovação aberta:
a) Quem descobre primeiro, chega com o produto ao mercado primeiro.
|
b) A lucratividade com P&D depende da descoberta e desenvolvimento interno.
|
c) O sucesso inovativo da empresa depende da quantidade de boas ideias criadas.
|
d) Deve-se controlar a propriedade intelectual, de forma que os competidores não lucrem a partir das ideias da empresa.
|
e) O P&D externo pode criar valores significativos e o P&D interno é necessário para se apropriar de parte desse valor.
|
As funções administrativas são relacionadas com a integração de outras cinco funções (técnicas, comerciais, financeiras, de segurança e contábeis). Para Fayol, as funções administrativas englobam: prever, organizar, comandar, controlar e coordenar. A divisão mais utilizada das funções administrativas envolve: planejamento, organização, direção e controle. O planejamento é a primeira função administrativa, logo, a que irá nortear as demais. Ele apresenta características essenciais para que o futuro planejado tenha maiores chances de acontecer. São orientações referentes à função planejamento:
a) A partir dos objetivos organizacionais, a empresa pode fixar suas políticas, diretrizes, metas, programas, procedimentos, métodos e normas. Enquanto os objetivos organizacionais são restritos e detalhados; à medida que ocorrem seus desdobramentos, eles se tornam cada vez mais amplos e genéricos.
|
b) O planejamento tático abrange cada departamento ou unidade da organização. Ele é projetado para o longo prazo, envolve a empresa em sua totalidade, abrangendo seus recursos específicos, e preocupa-se em atingir os objetivos organizacionais.
|
c) O planejamento é o ato de colocar em prática as ações que deram certo no decorrer da história da empresa, pois dessa forma se diminui o risco futuro. Ao considerar uma nova empresa, deve-se fazer uso da estratégia de benchmarking para otimizar o resultado desse planejamento.
|
d) O planejamento é um processo que começa com os objetivos e define os planos para alcançá-los. A fixação dos objetivos é de extrema importância, pois deve-se saber aonde se pretende chegar para definir exatamente como chegar até lá.
|
e) No contexto empresarial, a organização de forma hierárquica se faz presente com certa constância. Quando se trata da função administrativa planejamento, existe uma hierarquia de objetivos, na qual alguns deles são mais importantes e predominam sobre os demais, e também uma hierarquia do próprio planejamento, com três níveis distintos: estratégico, sênior e operacional.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.