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Informações da Prova Questões por Disciplina Tribunal de Contas do Município - TCM - Pará - Técnico de Controle Externo - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2010 - Prova Objetiva

Interpretação de Textos

Duas Sociedades

Na formação histórica dos Estados Unidos, houve desde cedo uma presença constritora da lei, religiosa e civil, que plasmou os grupos e os indivíduos, delimitando os comportamentos graças à força punitiva do castigo exterior e do sentimento interior do pecado.

Esse endurecimento do grupo e do indivíduo confere a ambos grande força de identidade e resistência, mas desumaniza as relações com os outros, sobretudo os indivíduos de outros grupos, que não pertençam à mesma lei e, portanto, podem ser manipulados ao bel-prazer. A alienação torna-se ao mesmo tempo marca de reprovação e castigo do réprobo; o duro modelo bíblico do povo eleito, justificando a sua brutalidade com os não eleitos, os outros, reaparece nessas comunidades de leitores cotidianos da Bíblia. Ordem e liberdade – isto é, policiamentos internos e externos, direito de arbítrio e de ação violenta sobre o estranho – são formulações desse estado de coisas.

No Brasil, nunca os grupos ou os indivíduos encontraram efetivamente tais formas; nunca tiveram a obsessão da ordem senão como princípio abstrato, nem da liberdade senão como capricho. As formas espontâneas de sociabilidade atuaram com maior desafogo e por isso abrandaram os choques entre a norma e a conduta, tornando menos dramáticos os conflitos de consciência.

As duas situações diversas se ligam ao mecanismo das respectivas sociedades: uma que, sob alegação de enganadora fraternidade, visava a criar e manter um grupo idealmente monorracial e monorreligioso; outra que incorpora de fato o pluralismo étnico e depois religioso à sua natureza mais íntima. Não querendo constituir um grupo homogêneo e, em consequência, não precisando defendê-lo asperamente, a sociedade brasileira se abriu com maior largueza à penetração de grupos dominados ou estranhos. E ganhou em flexibilidade o que perdeu em inteireza e coerência.

(Adaptado de Antonio Candido, Dialética da malandragem)

1 -

O critério utilizado pelo autor do texto para assinalar a principal distinção entre as duas sociedades diz respeito, fundamentalmente:

a)

à ambição política das classes subalternas.

b)

às formas de fanatismo religioso que as modelaram.

c)

ao grau de tolerância no trato com as diferenças.

d)

à homogeneidade que cada uma soube constituir.

e)

ao projeto cultural alimentado por ambas.

2 -

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:

a)

incorpora o pluralismo étnico = institui a dissimulação racial.

b)

à sua natureza mais íntima = à sua mais profunda inclinação.

c)

presença constritora da lei = atuação subjacente dos códigos legais.

d)

castigo do réprobo = estigma de quem reprova.

e)

enganadora fraternidade = solidariedade reprimida.

3 -

A frase E ganhou em flexibilidade o que perdeu em inteireza e coerência deve ser compreendida como uma avaliação final do autor, para quem:

a)

a nossa sociedade é incoerente por ser tão áspera quanto flexível.

b)

as duas sociedades se opõem por conta de seus projetos políticos.

c)

a nossa sociedade é menos inteiriça e áspera que a dos EUA.

d)

as duas sociedades se completam por causa de suas diferenças.

e)

a sociedade dos EUA é menos conflitiva e mais coerente que a nossa.

4 -

Na frase No Brasil, nunca os grupos ou indivíduos encontraram efetivamente tais formas, o segmento sublinhado está-se referindo:

a)

ao modo pelo qual se apresentam os não eleitos, os outros.

b)

às marcas do maior desafogo da nossa sociabilidade.

c)

às formas espontâneas de sociabilidade.

d)

às manifestações de endurecimento do grupo e da sociedade.

e)

a abrandamentos de choques entre a norma e a conduta.

5 -

Atente para as seguintes afirmações:

I. No 2.º parágrafo, a desumanização das relações com os estranhos é dada como causa da rigidez na formação dos grupos sociais dos EUA.

II. No 3.º parágrafo, a menor dramaticidade dos conflitos de consciência, no Brasil, é atribuída a nossas formas espontâneas de sociabilidade.

III. No 4.º parágrafo, há referência ao caráter ilusório do tipo de fraternidade que se estabelece entre grupos e indivíduos brasileiros.

Em relação ao texto, está correto APENAS o que se afirma em:

a)

II.

b)

III.

c)

II e III.

d)

I.

e)

I e II.

Pontuação
6 -

Resulta inadequada e inaceitável a inclusão de vírgulas no seguinte trecho do texto:

a)

No Brasil, nunca os grupos ou indivíduos encontraram, efetivamente, tais formas (...) (3.º parágrafo)

b)

(...) a sociedade brasileira se abriu, com maior largueza, à penetração de grupos dominados ou es- tranhos. (4.º parágrafo)

c)

Na formação histórica dos Estados Unidos, houve, desde cedo, uma presença constritora da lei (...) (1.º parágrafo)

d)

Esse endurecimento do grupo e do indivíduo, confere, a ambos, grande força de identidade e resistência (....) (2.º parágrafo)

e)

A alienação torna-se, ao mesmo tempo, marca de reprovação e castigo do réprobo (...) (2.º parágrafo)

Reescritura de texto
7 -

(...) nunca tiveram a obsessão da ordem senão como princípio abstrato.

Uma outra redação, igualmente clara e correta para a frase, será:

a)

nunca se fixaram demais em alguma ordem, a despeito da abstração.

b)

jamais se permitiram o excesso de ordem, tendo em vista sua abstração.

c)

jamais ambicionaram diferente ordem, a não ser enquanto abstração.

d)

em tempo algum obsedaram-se por tal ordem, haja vista a abstração.

e)

jamais se deixaram obcecar pela ordem, vista apenas como abstração.

Concordância Nominal e Verbal
8 -

As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase:

a)

Vejam-se que os intentos de formação de uma sociedade monorracial redundam em sentimento de intolerância com a diversidade étnica.

b)

Devem-se à rigidez da formação histórica dos Estados Unidos os conflitos dramáticos de consciência dos indivíduos.

c)

Nos Estados Unidos, conferem-se aos grupos e aos indivíduos o intolerável arbítrio das discriminações sociais.

d)

Corresponde ao duro modelo bíblico do povo eleito as brutalidades com que são tratados os estranhos.

e)

Não se permitem juízos e comportamentos mais flexíveis quem se formou na mais rigorosa ordem legal e religiosa.

Coesão e Coerência
9 -

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

a)

Não há dúvida de que, a despeito de nossas mazelas sociais, a sociedade brasileira se apresenta mais pluralista que a dos Estados Unidos.

b)

Implacável, a lei religiosa e a lei civil exercem, simultaneamente, um imponderável poder de arbítrio junto aos não eleitos americanos.

c)

O fato de as duas sociedades serem tão diferentes não implica de que sejam mais ou menos justas entre si.

d)

Sugere-se no texto que a adoção do povo eleito, segundo a Bíblia, faz com que a sociedade dos EUA distile certa má vontade contra outros povos.

e)

Por ter sido plasmado em meio ao castigo exterior e à punição íntima do pecado, os Estados Unidos adquiriram muito pouca elasticidade social.

Pronomes: Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
10 -

Está correto o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:

a)

A formação histórica dos Estados Unidos, de cujo endurecimento é sabido de todos, deu-se em consonância com leis duras, de cujas nos livramos.

b)

Há formas espontâneas de convívio, nas quais somos um exemplo, assim como há formas rígidas, por onde os Estados Unidos se notabilizam.

c)

São desumanas as relações aonde existem preconceitos, assim como são odiosas aquelas em cujo processo é movido por falso moralismo.

d)

Nas sociedades mais inflexíveis, das quais o autor não deixa de criticar, os estranhos são vistos como indesejáveis, os quais cabe desprezar.

e)

A flexibilidade com que nos comportamos talvez compense a inteireza e a coerência de que somos carentes.

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