1 Em A Condição Humana, a filósofa alemã Hannah Arendt afirma que “os homens são impelidos a agir”. O verbo agir, no idioma grego, significa, justamente, “começar”, 4 “imprimir movimento a alguma coisa”. Essa noção do verbo agir estende-se, consequentemente, para a ideia de que existir como ser humano é o primeiro passo para se iniciar algo. 7 “A ação e o discurso são os modos pelos quais os seres humanos se manifestam uns aos outros, não como meros objetos físicos, mas como pessoas. Essa manifestação, em 10 contraposição à mera existência corpórea, depende da iniciativa”, assegura a filósofa. Por não sermos só um corpo que precisa de água e comida, mas seres movidos pelo desejo 13 de dar sentido à vida, estamos em constante transformação, o que implica rever conceitos e posturas à medida que o tempo passa. 16 Muito embora cada um de nós seja movido pelo próprio existir, dependemos também de relações com pessoas que, ao longo da vida, tornam-se coautoras dos nossos feitos. 19 Até mesmo nas ações mais íntimas, que implicam rever valores pessoais, estabelecer novas relações e fechar ciclos, existe uma parceria autoral. Em maior escala, as iniciativas conjuntas são 22 capazes de estabelecer novas condições de existência da humanidade como um todo. Débora Didonê. A hora e a vez. In: Vida Simples, 10/2010, p. 23-7 (com adaptações).
Com relação às estruturas linguísticas e à organização das ideias do texto, julgue o(s) item(ns) seguinte(s):
Depreende-se das ideias apresentadas no texto que a força inicial que nos impele a agir é a nossa própria condição de ser humano.
Certa. |
Errada. |
A expressão 'Essa manifestação' (L.9) retoma, por coesão, as ideias da filósofa alemã a respeito do verbo agir, expressas na oração iniciada por "O verbo agir" (L.2-3).
Certa. |
Errada. |
Mantêm-se a correção gramatical e as relações argumentativas do texto ao se deslocar o vocábulo "só" (L.11) para antes da forma verbal "sermos" (L.11) ou para antes da forma verbal "precisa" (L.12).
Certa. |
Errada. |
Na linha 13, o emprego do sinal indicativo de crase em "à vida" deve-se à presença do substantivo "sentido", cujo complemento deve ser introduzido pela preposição a.
Certa. |
Errada. |
O pronome átono em "tornam-se" remete ao pronome relativo "que", ambos na linha 18; e este, por sua vez, refere-se a "pessoas" (L.17); por isso, a forma verbal está flexionada no plural.
Certa. |
Errada. |
O emprego das vírgulas imediatamente após "íntimas" (L.19) e logo após "pessoais" (L.20) é obrigatório, visto que elas demarcam o início e o fim de uma oração com valor explicativo.
Certa. |
Errada. |
1 Setores significativos da sociedade começam a clamar por nova cultura de mobilidade, que promova a apropriação equitativa do espaço e do tempo na circulação urbana, 4 priorizando o deslocamento em transporte coletivo, em bicicleta ou a pé, em substituição ao deslocamento em automóvel particular. Essa nova forma de ver a mobilidade 7 deve promover o reordenamento dos espaços e das atividades urbanas, de forma a reduzir as necessidades de deslocamento motorizado e seus custos e construir espaços e tempos sociais 10 em que se preserve, defenda e promova a qualidade do ambiente natural e os patrimônios históricos, culturais e artísticos das cidades e dos bairros antigos. A mobilidade 13 urbana é, ao mesmo tempo, causa e efeito do desenvolvimento urbano e integra as ações dos principais agentes e fatores que afetam a forma como uma cidade se desenvolve. O Estado, o 16 setor privado, os indivíduos, os processos migratórios, o valor da terra urbana e a dinâmica da economia são fatores que interagem de forma complexa, “produzindo” o meio urbano em 19 que vivemos, e, desse modo, gerando as necessidades de deslocamento das pessoas e dos bens. O atendimento às demandas de mobilidade evidencia 22 a necessidade de controle do processo de expansão urbana, propugnando pelo desenvolvimento de cidades mais adensadas, em cujo território haja melhor distribuição das funções. Internet: <http: diamundialsemcarro.ning.com> (com adaptações).
Julgue o(s) item(ns) subsequente(s), referente(s) à(s) estrutura(s) linguística(s) e à organização das ideias do texto:
Na linha 10, a ideia generalizadora que o emprego do pronome "se", na função de sujeito indeterminado, confere a "preserve", "defenda" e "promova" justifica a flexão de singular nessas formas verbais.
Certa. |
Errada. |
O trecho "são fatores que" (L.17) poderia ser suprimido sem prejuízo da correção gramatical e das relações semânticas do período, pois se manteria a concordância da forma verbal "interagem" (L.18) com o termo que exerce a função de sujeito.
Certa. |
Errada. |
No trecho "haja melhor distribuição das funções" (L.24), o emprego do modo subjuntivo na forma verbal indica possibilidade, hipótese, e não a certeza de ocorrência de melhor distribuição de funções.
Certa. |
Errada. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.