1 O mundo moderno, caracterizado pela globalização, pela revolução tecnológica e pelo avanço irrestrito da Internet, sinaliza uma crise mundial complexa, multidimensional, cujas 4 facetas afetam inexoravelmente nossa saúde, nosso modo de vida e a qualidade do meio ambiente e das relações sociais, políticas e econômicas. Essa crise, cujas dimensões incluem 7 aspectos intelectuais, morais e espirituais, exige a substituição da noção de estruturas sociais estáticas por uma percepção de padrões dinâmicos de mudança: mudanças estruturais em 10 nossas instituições sociais, nos valores e, fundamentalmente, nas ideias. É hoje crítico para a sobrevivência de qualquer 13 organização o reconhecimento de que a criatividade é a mola mestra para o sucesso de seus empreendimentos, sendo responsável pela própria sustentação das empresas no 16 competitivo mundo dos negócios. Os profissionais criativos e empreendedores estão sendo cada vez mais valorizados nos seus ambientes de trabalho. São eles — não as máquinas, nem 19 o capital — os verdadeiros responsáveis pelo sucesso de uma empresa.
Ângela M.R.Virgolim. Criatividade e saúde mental: desafio à família e à escola. In: A.M.R.Virgolim (org.).
Talento criativo, Brasília: Ed. UnB, p. 29-30 (com adaptações)
Julgue o(s) item(ns) a respeito da organização das estruturas linguísticas no desenvolvimento do texto:
A substituição de "cujas" (L.3) por que as suas, embora confira maior informalidade ao texto, preserva as relações de sentido entre os termos da oração e a correção gramatical.
Certa. |
Errada. |
Uma forma correta de se evitar a repetição da conjunção e no primeiro período sintático do texto seria a substituição de sua ocorrência depois de "vida", na linha 5, por vírgula, deixando-se todos os termos da enumeração iniciada por "nossa saúde" separados por vírgula.
Certa. |
Errada. |
No texto, o emprego do substantivo "substituição" (L.7) exige as preposições presentes nos trechos "da noção" (L.8) e "por uma percepção" (L.8), para indicar os dois termos envolvidos na ideia de troca.
Certa. |
Errada. |
O termo "o reconhecimento" (L.13) pode ser substituído por reconhecer, sem que, com isso, sejam prejudicadas a coerência da argumentação ou a correção gramatical do texto.
Certa. |
Errada. |
Pelas relações de sentido entre os termos da oração, conclui-se que "seus" (L.14) estabelece relações de coesão entre "organização" (L.13) e "empreendimentos" (L.14), o que justifica o emprego da forma pronominal no masculino plural e na terceira pessoa.
Certa. |
Errada. |
As relações de sentido estabelecidas no primeiro período do segundo parágrafo evidenciam que a forma de gerúndio em "sendo responsável" (L.14-15) remete a "sucesso" (L.14) e, por isso, o adjetivo está empregado no singular.
Certa. |
Errada. |
O desenvolvimento da argumentação no texto permite que a expressão "nos seus ambientes de trabalho" (L.17-18) seja empregada no singular - no seu ambiente de trabalho -; mas, como a opção pelo plural exige o uso do plural também em "São eles" (L.18), essa substituição exigiria alterações no último período do parágrafo.
Certa. |
Errada. |
1 Repórter – As empresas já se convenceram de que ser ético e socialmente responsável é lucrativo? Ricardo Young – Quem não enxerga a importância da 4 sustentabilidade corre um sério risco de obsolescência intelectual e analfabetismo em relação ao seu tempo. E não se trata de ser ou não ser lucrativo. A responsabilidade social tem 7 a ver com a capacidade de permanecer ou não no mercado. Em uma empresa socialmente responsável, pode-se catalisar a inteligência instalada e lhe dar uma direção e um sentido. Isso 10 fortalece a empresa, torna-a mais competitiva, aumenta a autoestima e a dedicação dos funcionários, amplia o sentimento de pertencimento — a vida das pessoas, em vez de ser 13 ameaçada pelo trabalho, é fortalecida por ele. Essas empresas têm melhores condições de desempenho e, portanto, de prolongar sua vida.
Ricardo Young. Revista Planeta, out./2009, p. 10 (com adaptações).
A partir da organização das estruturas linguísticas e das ideias do texto, julgue o(s) item(ns):
O emprego do adjetivo "lucrativo" (L.2) no masculino deve-se à concordância desse termo com a oração "ser ético e socialmente responsável" (L.1-2).
Certa. |
Errada. |
A ausência da preposição de antes de "analfabetismo" (L.5) mostra que esse termo complementa "corre" (L.4), em paralelo com "um sério risco" (L.4); para que complemente "risco" (L.4), em paralelo com "obsolescência intelectual" (L.4-5), faz-se obrigatório o emprego explícito da preposição.
Certa. |
Errada. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.