1 No artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais 2 Transitórias, dispôs a Carta Magna de 1988: "Aos 3 remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam 4 ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, 5 devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos." Era o 6 reconhecimento de um direito. Restava regulamentar a forma 7 pela qual esse direito seria garantido. Em novembro de 2003, 8 o presidente da República assinou o Decreto n.º 4.877, que 9 estabelece, em seu artigo 2.º: "Consideram-se remanescentes 10 das comunidades dos quilombos, para os fins deste decreto, os 11 grupos étnico-raciais, segundo critérios de autoatribuição, com 12 trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais 13 específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada 14 com a resistência à opressão histórica sofrida." 15 E, logo em seguida, o parágrafo primeiro do mesmo 16 artigo reafirma e esclarece: "Para os fins deste decreto, a 17 caracterização dos remanescentes das comunidades dos 18 quilombos será atestada mediante autodefinição da própria 19 comunidade." 20 Essa regulamentação resultou naquilo que o professor 21 Denis Rosenfield descreveu como "ressemantização da palavra 22 quilombo"; segundo ele, "o quilombo já não significaria um 23 povoado formado por escravos negros (...), mas uma identidade 24 cultural."
O Estado de S.Paulo, 29/11/2010 (com adaptações).
Com relação aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue o(s) item(ns) a seguir.
O vocábulo "presunção" (L.13) é empregado no texto com o sentido de suposição que se tem como verdadeira.
Certa. |
Errada. |
De acordo com os sentidos do texto, a palavra "ressemantização" (L.21) pode, sem prejuízo para a informação do período, ser substituída por ressignificação.
Certa. |
Errada. |
Nas linhas de 2 a 14, os trechos entre aspas são citações literais de texto de natureza jurídica.
Certa. |
Errada. |
Prejudica-se a correção gramatical do período ao se substituir "Consideram-se" (L.9) por São considerados.
Certa. |
Errada. |
Mantêm-se as informações do período ao se substituir a palavra "remanescentes" (L.9) por descendentes.
Certa. |
Errada. |
1 A expansão do agronegócio, segundo as Contas 2 Regionais do Brasil 2004-2008, divulgadas pelo IBGE, foi um 3 notável vetor de crescimento das regiões menos desenvolvidas. 4 A cana-de-açúcar, a soja e o café ajudaram Rondônia; as 5 lavouras temporárias empurraram o Acre; o Amazonas sofreu 6 percalços na área industrial, mas ganhou com a criação de 7 gado, o café e o cultivo de frutas cítricas. 8 Em Roraima, municípios como Normandia e 9 Pacaraima deram alento ao cultivo de cereais. Também no 10 Tocantins, no Maranhão, no Ceará, em Pernambuco, na Bahia 11 e no Piauí o agronegócio teve peso decisivo. A produtividade 12 da soja, no Piauí, foi a maior do país (3.231 kg/ha). A 13 agropecuária contribuiu para as economias de Minas Gerais e, 14 ainda mais, do Mato Grosso do Sul, do Mato Grosso e de 15 Goiás. No Rio Grande do Sul e no Rio Grande do Norte, 16 problemas climáticos afetaram o setor e, consequentemente, as 17 economias locais. 18 Em todo o país, os setores da construção civil e os 19 serviços contribuíram para o aumento da riqueza. Eles indicam 20 aumento da oferta de crédito e renda dos trabalhadores e acesso 21 da população a serviços públicos e pessoais, comunicações, 22 hotelaria e transporte.
Idem, ibidem.
Julgue o(s) item(ns) que se segue(m), a respeito dos sentidos e de aspectos textuais e gramaticais do texto acima.
O pronome "Eles" (L.19) retoma o antecedente "os setores da construção civil e os serviços" (L.18-19).
Certa. |
Errada. |
Mantém-se a informação do segundo período, ao se substituir o vocábulo "percalços" (L.6) por qualquer uma das seguintes palavras: dificuldades, transtornos, contratempos.
Certa. |
Errada. |
Na linha 10, as vírgulas logo após "Tocantins", "Maranhão", "Ceará" e "Pernambuco" justificam-se por isolarem termos de mesma função sintática componentes de uma enumeração.
Certa. |
Errada. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.