1 As eleições no Brasil mobilizam os veículos de informação também pelo anedotário que produzem. Curiosamente, a presença crescente de indígenas no processo 4 eleitoral nos é transmitida exatamente nesse registro. De certo modo, a participação dos indígenas na disputa por vagas nos Poderes Legislativo e Executivo é apresentada no mesmo tom 7 de estranheza com que o jornalismo brasileiro descreve xinguanos paramentados com sandálias havaianas e calções adidas. É como se a candidatura indígena selasse, solenemente, 10 a inexorável aculturação. Para além desse anedotário há, de fato, muito que refletirmos. Afinal, os mais diversos povos indígenas estão 13 lidando com as grandes instituições da sociedade branca e com processos políticos pertencentes a uma gramática social e simbólica que lhes é absolutamente estranha, ao menos na 16 maneira como estamos acostumados a pensar. A começar pela representação política, que envolve, no mínimo, premissas e categorias mentais muito distintas dos modos nativos de fazer 19 política. A política, que em muitas formulações nativas atravessa a vida social de maneira ampla, articulando-se 22 simultaneamente às regras do parentesco, ao complexo ritual e religioso, ao discurso cosmológico, passa então a circular em uma ordem específica, a ordem política, regida por uma 25 racionalidade burocrática e fundamentada em valores que se pretendem universalmente válidos. Formas tradicionais de liderança política — como, por exemplo, a assumida pelo sábio 28 ancião, com sua oratória sensível, seu zelo pela reatualização permanente do legado mitológico e da tradição, seu prestígio guerreiro — cedem lugar para uma nova forma de liderança, 31 dessa vez protagonizada por jovens talentosos, escolarizados, falantes do português, minimamente conhecedores dos códigos e peculiaridades do mundo dos brancos.
Marcos Pereira Rufino. Instituições dos brancos. Internet: <www.pib.socioambiental.org>, set./2000 (com adaptações).
A partir das ideias do texto, julgue o(s) item(ns) seguinte(s).
No texto, defende-se que, embora não seja um fato notório, brancos e índios são culturalmente afins.
Certa. |
Errada. |
Conclui-se da leitura do texto que jovens brancos que frequentam ou frequentaram a escola tendem a tomar o lugar dos velhos sábios nas tribos indígenas.
Certa. |
Errada. |
Um dos motivos pelos quais as eleições chamam tanto a atenção na mídia é o fato de se contarem muitas anedotas nos programas eleitorais.
Certa. |
Errada. |
A participação de indígenas no processo eleitoral brasileiro enseja um repertório de piadas, de acordo com o texto.
Certa. |
Errada. |
Afirma-se no texto que a presença de um candidato indígena nas eleições governamentais ratifica a desnaturação dos povos indígenas.
Certa. |
Errada. |
Com relação a aspectos linguísticos do texto, julgue o(s) item(ns) a seguir.
De acordo com a prescrição gramatical, na linha 17, o emprego da vírgula que antecede a expressão "no mínimo" torna obrigatório, no texto, o emprego da vírgula que a sucede.
Certa. |
Errada. |
Com relação a aspectos linguísticos do texto, julgue o(s) item(ns) a seguir.
O trecho "a presença crescente de indígenas no processo eleitoral nos é transmitida" (L.3-4) é equivalente, semanticamente, a transmitem a nós a presença crescente dos índios no processo eleitoral, enunciado que respeita as normas gramaticais e mantém a coerência do texto.
(Questão anulada)Certa. |
Errada. |
Com relação a aspectos linguísticos do texto, julgue o(s) item(ns) a seguir.
A forma verbal "é" (L.6) está flexionada no singular porque concorda com o nome "disputa" (L.5).
Certa. |
Errada. |
Com relação a aspectos linguísticos do texto, julgue o(s) item(ns) a seguir.
A locução verbal "estão lidando" (L.12-13) poderia ser substituída pela forma verbal lidam, sem prejuízo da correção gramatical ou do sentido do texto.
Certa. |
Errada. |
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