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Informações da Prova Questões por Disciplina TRT - 23.ª Região - Técnico Judiciário - Administrativa - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2011 - Prova Objetiva

Interpretação de Textos

Era dos Extremos

Após a década de 1950, as palavras que dominavam as sociedades de consumo ocidentais não eram mais as de escritores seculares, mas as marcas comerciais de produtos ou do que se podia comprar. As imagens que se tornaram ícones de tais sociedades eram as das diversões e consumo de massa: astros e latas. Não surpreende que na década de 1950, no coração da democracia de consumo, a principal escola de pintores abdicasse diante de fabricantes de imagens tão mais poderosas que a arte anacrônica. A arte pop passava o tempo reproduzindo, com tanta exatidão e insensibilidade quanto possível, os badulaques do comercialismo americano: latas de sopa, bandeiras, Marilyn Monroe.

Insignificante como arte (no sentido que o século XIX deu à palavra), essa corrente, apesar disso, reconhecia que o triunfo do mercado de massa se baseava, de modo bastante profundo, na satisfação das necessidades tanto espirituais quanto materiais dos consumidores, fato do qual as agências de publicidade há muito tinham consciência quando destinavam suas campanhas a vender não o sabonete, mas o sonho de beleza, não as latas de sopa, mas a felicidade familiar. O que se tornou cada vez mais claro foi que isso tinha o que se podia chamar de uma dimensão estética, uma criatividade de base, ocasionalmente ativa mas sobretudo passiva, que os produtores tinham de competir para oferecer. Como dizia o populismo partilhado pelo mercado, o importante não era distinguir entre bom e ruim, elaborado e simples, mas no máximo entre o que atraía mais ou menos pessoas. Isso não deixava muito espaço para o clássico conceito das artes.

(Adaptado de Eric Hobsbawm. Era dos Extremos. Trad. Marcos
Santarrita. São Paulo, Cia. das Letras, 2006, p. 496
)

1 -

No texto, o autor:

a)

opõe técnicas de convencimento especializadas do meio publicitário à falta de respostas adequadas por parte dos consumidores.

b)

enaltece a criatividade que surge com o desenvolvimento da sociedade de consumo, criticando a sociedade estagnada do século XIX.

c)

elogia a nova força de comunicação das imagens produzidas pela arte pop, capazes de vender sonhos e produtos a um só tempo.

d)

analisa a produção de campanhas políticas na sociedade capitalista da segunda metade do século XX.

e)

demonstra que a consolidação da sociedade de consumo no século XX foi acompanhada de mudanças significativas no campo da arte.

2 -

Leia atentamente as afirmações abaixo.

I. Os segmentos sonho de beleza e felicidade familiar ilustram e exemplificam as necessidades espirituais dos consumidores (2.º parágrafo) apontadas pelo autor.

II. Segundo o autor, as imagens de astros, como Marilyn Monroe, e as de latas de sopa se transformaram em símbolos das sociedades ocidentais voltadas para o entretenimento e o consumo de massa.

III. No segmento colocado entre parênteses no início do segundo parágrafo, o autor omite a palavra arte, que no entanto está subentendida.

Está correto o que se afirma em:

a)

I, II e III.

b)

II, apenas.

c)

I e III, apenas.

d)

I, apenas.

e)

II e III, apenas.

Coesão e Coerência
3 -

... essa corrente, apesar disso, reconhecia que ... (2.º parágrafo)

O termo grifado na frase acima poderia ser substituído, sem prejuízo para o sentido e a correção da frase, por:

a)

consequentemente.

b)

desse modo.

c)

no entanto.

d)

embora.

e)

portanto.

Reescritura de texto
4 -

... fato do qual as agências de publicidade há muito tinham consciência ... (2.º parágrafo)

Mantendo-se a correção e a lógica, o segmento grifado na frase acima poderia ser substituído, sem que nenhuma outra alteração fosse feita, por:

a)

estavam cientes.

b)

estavam familiarizadas.

c)

dominavam.

d)

davam como certo.

e)

reconheciam.

5 -

A tecnologia surgida no século XX beneficiou, em especial, os amantes da música, tornando possível ouvir música individualmente com fones de ouvido e transportar a música com facilidade por meio de aparelhos portáteis, o que transformou a música em uma diversão de fácil acesso.

Evitam-se as desnecessárias repetições da frase acima substituindo-se os elementos grifados, respectivamente, por:

a)

a ouvir - transportar-lhe - lhe transformou

b)

a ouvir - lhe transportar - transformou-na

c)

ouvi-la - transportar-lhe - transformou-a

d)

lhe ouvir - a transportar - transformou-lhe

e)

ouvi-la - transportá-la - a transformou

Interpretação de Textos

Os escritores, 2: as históricas entrevistas da Paris Review

Pergunta: Por que o senhor acha que Cem anos de solidão fez tanto sucesso?

García Marquez: Não tenho a menor ideia, sou um péssimo crítico de meus próprios trabalhos.

Pergunta: Por que acha que a fama é destrutiva para um escritor?

García Marquez: Primeiro, porque ela invade sua vida particular. Acaba com o tempo que você passa com amigos e com o tempo em que você pode trabalhar. Tende a isolar você do mundo real.

Pergunta: O senhor já pensou em fazer filme?

García Marquez: Houve uma ocasião em que desejava ser diretor de cinema. Sentia que o cinema era um meio de comunicação que não tinha limites, no qual tudo era possível. Mas há uma grande limitação no cinema pelo fato de que ele é uma arte industrial. É muito difícil expressar no cinema o que você realmente quer dizer. Entre ter uma companhia cinematográfica e um jornal, eu escolheria um jornal.

[...]

Pergunta: Ouvi falar de uma famosa entrevista com um marinheiro que havia sofrido um naufrágio.

García Marquez: Não foi com perguntas e respostas. O marinheiro apenas contou suas aventuras e eu as reescrevi, tentando usar as palavras dele, na primeira pessoa, como se fosse ele quem estivesse escrevendo. Quando o trabalho foi publicado, na forma de uma série de reportagens em um jornal, uma parte por dia, durante duas semanas, foi assinado pelo marinheiro e não por mim. Só vinte anos depois a reportagem foi publicada em livro e as pessoas descobriram que havia sido escrita por mim. Nenhum editor de texto percebeu que ela era boa, até eu escrever Cem anos de solidão.

(Adaptado de Peter M. Stone. Os escritores, 2: as históricas entrevistas da Paris Review.

Trad. Cecília C. Bartalotti. São Paulo: Cia. das Letras, 1989, p. 326 e pp.340-341)

6 -

Nenhum editor de texto percebeu que ela era boa, até eu escrever Cem anos de solidão.

Com a afirmação acima, García Marquez:

a)

lamenta o fato de que as editoras em geral não tenham interesse em publicar as obras da juventude de um autor.

b)

critica, de maneira geral, a tendência de editores de valorizar uma obra de acordo com a notoriedade do autor.

c)

deixa claro o desconforto com as opiniões da crítica a respeito de suas obras, ainda que por vezes sejam favoráveis.

d)

demonstra constrangimento em relação à publicação de uma entrevista escrita em sua juventude.

e)

ironiza o fato de que romances sejam tidos pelo mercado editorial como superiores a bons textos jornalísticos.

Reescritura de texto
7 -

Só vinte anos depois a reportagem foi publicada em livro e as pessoas descobriram que havia sido escrita por mim.

Considerando-se o contexto, a frase acima está corretamente reescrita, preservando-se em linhas gerais o sentido original, em:

a)

Foi vinte anos após a reportagem ser publicada em livro, quando se descobriu que eu lhe havia escrito.

b)

Passados vinte anos de quando publicaram a reportagem em livro é que descobriram que eu a escrevi.

c)

Há vinte anos, depois de se publicarem a reportagem em livro, foi descoberto pelas pessoas que eu é que escrevera.

d)

Vinte anos mais tarde, publicaram a reportagem em livro e descobriu-se que eu é que a escrevera.

e)

Apenas vinte anos depois publicaram-se a reportagem em livro, decobrindo-se que eu é que a escrevi.

Flexão Nominal e Verbal
8 -

Houve uma ocasião em que desejava ser diretor de cinema.

O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o grifado na frase acima se encontra em:

a)

... eu escolheria um jornal.

b)

... um meio de comunicação que não tinha limites ...

c)

O senhor já pensou em fazer filme?

d)

... o tempo que você passa com amigos ...

e)

... a isolar você do mundo real.

Pronomes: Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
9 -

... e com o tempo em que você pode trabalhar.

O segmento grifado na frase acima preenche corretamente a lacuna da frase:

a)

Muitos escritores afirmam não saber lidar com a fama ...... almejam em determinado momento de suas carreiras.

b)

Alguns escritores menores tentam demonstrar em suas obras uma erudição ..... não possuem de fato.

c)

Não por coincidência, o jornalismo é uma profissão ..... vários escritores recorrem em determinado momento de suas vidas.

d)

O mercado cinematográfico internacional .... muitos roteiristas iniciantes tentam se inserir é por demais competitivo e estressante.

e)

Dizem que o trabalho árduo e diário e uma disciplina tenaz são as principais armas ..... um jovem escritor deve se valer.

Crase
10 -

Gabriel García Marquez cresceu em meio ... plantações de banana de Arataca, situada ... poucos quilômetros do vilarejo de Macondo, que ele se dedicou ... retratar na obra Cem anos de solidão.

Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:

a)

as - à - a

b)

as - à - à

c)

às - a - a

d)

às - à - à

e)

as - a - à

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